Postado por: Victor Tadeu

Inclusão é uma palavra muito forte e necessária, somente na atualidade grandes empresas estão procurando tornar seus meios entretenimento mais acessíveis, dando a possibilidade de deficientes também consumirem. Analisando essa importância, a escritora Simone O. Marques lançou um audiobook de Os Olhos de Pérola.

O título é um conto lançado na Amazon há um tempo, mas ganhou uma edição em narrativa sonora somente em 2020. A escritora revelou que, apesar os livros em braile, atendeu o pedido de alguns leitores para expandir as opções de leitura em áudio, na qual ela mesmo se disponibilizou gravar a narração.

O conto narra a história de Pérola, uma garotinha cega que foi abandonada na porta de Narcisa, uma curandeira conhecida como a feiticeira do rio. Junto com a mãe adotiva, a criança consegue enxergar através de magia visual, mas nem tudo estava tão tranquilo, já que muitos acreditavam que ela fosse uma cria do Diabo.

Em entrevista com o Desencaixados, Simone O. Marques revelou que a história foi escrita após uma amiga pedir uma narrativa com protagonista cega. Além disso, comentou a importância dos audiobooks:

“Para mim, ouvir histórias é valorizar a cultura oral também. Se pensarmos nos contadores de histórias, desde tempos passados, e em como as pessoas se sentavam para ouvir uma narrativa emocionante, percebemos a importância do ouvir, do imaginar. As rádio-novelas, por exemplo, faziam famílias se reunirem em torno do aparelho e viverem momentos intensos enquanto ouviam as vozes de personagens. Orson Wells, convenceu milhares de pessoas que estava acontecendo uma invasão alienígena, apenas narrando um conto. Hoje, tudo isso é trazido à tona porque pensamos, também, em inclusão, principalmente de pessoas com deficiência visual. Existem livros em braile, mas a técnica resulta em volumes pesados, a tecnologia nos ajuda e levar, hoje, os audio books a um grande número de pessoas, que podem ouvir em seus celulares, por exemplo. E, porque não ampliar a oferta de literatura, com livros de fantasia, ficção científica, romances para serem ouvidos? Ouvir uma boa história é ampliar horizontes, com toda certeza.”

Simone O. Marque é lançada pela Ler Editorial inclusive sua saga Sabores de Sangue é publicada pela casa editorial.

Os Olhos de Pérola está sendo vendido na Amazon, porém encontra-se gratuitamente para assinantes da Amazon Unlimited. Por outro lado, o audiobook também é gratuito, ouça abaixo:

Desencaixados - 2020 | Alguns direitos reservados