Siga nossas redes sociais

Coluna

Folclore Brasileiro – Hipocampo

Publicado

em

Neste outubro de Halloween apresentaremos no site do Desencaixados um Mês de Terror Nacional, onde traremos dicas de obras brasileiras do gênero que merecem atenção do público. Entre filmes e livros que enquadram nos gêneros Terror, suspense ou Thriller, outro setor rico em conteúdos dignos do Halloween são as lendas do Folclore Brasileiro.

A lenda do Hipocampo surgiu na cidade de Parintins, no estado da Amazônia, essa lenda pode ter surgido a partir de várias origens, uma delas é que foi gerada por colonizadores vindo do alto-mar como justificativa para a a mudança ambiental na região do rio Uaicurapá, no qual tem sua localização no norte do país ou pela memória dos povos indígenas que tinha visto um peixe monstruoso na região.

A teoria dita acima não é totalmente descartada, visto que um zoólogo canadense Daniel R. Brooks tinha avistado evidências biológicas de que peixes gigantes do oceano pacífico tinha subido o rio amazonas e ficaram presos no seu país de origem.

O principal lugar da lenda dita é a ilha do Cavalo Marinho, localizada no Rio Uaicurapá, em volta dela tinha muita areia e arvores por todos os cantos, com água cristalina, além de ter uma ótima posição geográfica. Nessa ilha, tínhamos como moradores um pescador que morava junto de sua esposa e filho, no qual eles tinham recebido toda a ilha por Moisés tapuio, o deus Jurupari.

Um dia qualquer chegou na ilha uma embarcação conduzida por homens que trocaram a posse da ilha por utensílios domésticos, os donos acabaram sendo seduzidos e aceitaram a oferta, e eles acabaram estragando oque a ilha possuía de mais belo: sua natureza. Por fim, a lenda reza que depois desse fático dia, a ilha foi habitada apensas um ”monstro”que seu corpo é metade peixe e metade cavalo.

Copyright © 2020 Desencaixados. Todos os direitos reservados.