Siga nossas redes sociais

Coluna

Folclore Brasileiro – Vitória Régia

Publicado

em

Neste outubro de Halloween apresentaremos no site do Desencaixados um Mês de Terror Nacional, onde traremos dicas de obras brasileiras do gênero que merecem atenção do público. Entre filmes e livros que enquadram nos gêneros Terror, Suspense ou Thriller, outo setor rico em conteúdos dignos do Halloween são as lendas do Folclore Brasileiro.

A lenda da Vitoria Regia é conhecida por todo o Brasil, mais principalmente no Norte, especialmente na Amazônia, a história por trás da planta que é símbolo do estado.

A lua que tinha o nome de Jaci era um deus que era conhecido por namorar as mais belas índias, e sempre que se escondia, escolhia e levava consigo algumas meninas. Em uma aldeia indígena vivia uma índia, no qual seu nome era Naia e ela sonhava com o dia que deus ia escolhe-la para viver junta com a ele.

Vitória-Régia: a lenda da Vitória-Régia no folclore brasileiro - Toda Matéria

Os índios mais velhos alertavam Naia que se o deus a chamasse ela deixaria de ser humana e se transformariam em uma estrela do céu, mas ela não quis nem saber sua obsessão era tanto que chegou a um ponto que ela não comia e nem bebia nada, apenas admirava a lua.

Em uma noite em que o luar estava bonito, ela viu o reflexo da lua e pensou que finalmente tinha chegado seu dia, o qual  deus tinha vindo a terra para lhe chamar, por isso ela se jogou no rio para nadar em direção ao reflexo da lua, quando Naia percebeu que era apenas uma ilusão, ela tentou voltar a superfície mais não conseguiu retornar e morreu afogada.

Tocado pela situação, o deus lua transformou Naia em uma estrela diferente de todas as outras, que foi em uma  estrela das águas, vitória regia, por conta disso as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem durante a noite e ao amanhecer sua cor passa a ser rosada.

 

Continue Lendo
Clique para comentar