Siga nossas redes sociais

Notícia

O Gambito da Rainha estimula interesse pelo xadrez entre o público feminino

Das pessoas que assistiram à série e demonstraram interesse pelo jogo, 73% são mulheres

Publicado

em

No dia 23 de outubro, a Netflix lançou a minissérie O Gambito da Rainha, baseado em um livro homônimo, que conta a história de uma jovem-prodígio em xadrez e seus dramas pessoais. Atento às tendências de comportamento nos ambientes digitais, o time de Consumer Insights da Decode preparou um levantamento que revela o crescimento das buscas relacionadas a jogos de xadrez, principalmente entre as mulheres.

A minissérie foi bem recebida pelo público, com 83% de aprovação, e pela crítica, conquistando uma nota 8,9 no IMDB – a título de comparação, considerada a obra prima da Netflix, Dark possui nota 8,8 no IMDB.

Após o lançamento da minissérie a procura por jogadas de xadrez aumentou 150%, sendo que mais especificamente as mencionadas na série, como o próprio gambito da rainha (250%) e a jogada siciliana (300%). O público das redes se interessou pelo jogo de xadrez, impulsionando também as buscas por maneiras de jogar digitalmente, como “Flyordie Xadrez” (60%), “jogar xadrez online” (40%) e “tabuleiro de xadrez luxo” (160%).

Dados e informações dos gráficos (Decode/Divulgação)

Das pessoas que assistiram à série e demonstraram interesse pelo jogo, 73% são mulheres e 27% são homens. Enquanto isso, no cenário do Xadrez no Brasil, das 100 maiores pontuações no jogo, apenas 1 foi de participação feminina.

“O contraste entre os números da tendência e o histórico das pontuações é um forte indicativo do peso da protagonista feminina como influência para este comportamento. São dados que reiteram a relevância da representatividade midiática, em obras ficcionais, ou não, como fator de mudanças culturais”, pondera Letícia Diefenbach, analista de Consumer Insights da Decode.

A Decode é uma empresa de dados e client acquisition que, a cada semana, realiza levantamentos de dados e sentimento público sobre temas relevantes do momento em diversas áreas. Essa expertise em comportamento do consumidor é uma das bases das soluções de negócios com foco data-driven e maximização de receita elaboradas pela empresa.

Continue Lendo
Clique para comentar