Siga nossas redes sociais

Coluna

Existe continuação do livro Dezesseis?

Publicado

em

Em junho de 2017 diversos leitores conseguiram ficar vidrados com o anúncio de lançamento do livro Dezesseis, uma obra escrita por Rachel Vincent, onde é apresentada uma proposta muito distante do habitual dentro do mercado editorial brasileiro. Esse foi um título distribuído oficialmente no Brasil através da editora Universo dos Livros, mas que levanta determinados questionamento nas pessoas, principalmente devido as últimas páginas.

Frequentemente alguns leitores entram em contato com o Desencaixados perguntando se existe uma continuação desse enredo, já que o final é bastante comprometedor e contém uma reviravolta eletrizante. Desde já podemos afirmar que sim, foi lançado uma sequência de Dezesseis, porém não em território brasileiro.

Para iniciarmos nossa ideia da continuação não ter sido lançada no Brasil, precisamos analisar todo contexto de venda dos exemplares, já que o mercado requer um bom índice de leitores para a comercialização da história. Atualmente existem somente 16 avaliações dentro da Amazon e 679 pessoas que fizeram a leitura no Skoob, números um pouco alarmante perto do possível investimento da editora.

Em diversas palestras editoriais os editores conversam muito sobre os altos investimentos ao trazer títulos internacionais para território nacional, principalmente os grandes riscos de não suprirem o valor investido, já que para iniciar uma narrativa que continua em outras obras, requer o lançamento das mesmas, e isso acaba sendo inviabilizado caso o lançamento da primeira não supere as expectativas financeiras.

Aparentemente foi exatamente isso que ocorreu com Dezesseis, como mencionado, nas redes sociais inúmeras pessoas demonstraram interesse na história, mas diante dos números nem todos adquiriram um exemplar para repor o investimento nas futuras continuações. Já estamos em 2019/2020, passaram-se muito tempo e a Universo dos Livros não realizou nenhum pronunciamento sobre essa questão, consequentemente possibilitando que Strange New World, o segundo livro, seja futuramente publicado no Brasil.

Apesar de toda essa nossa especulação, existem outros possíveis motivos que realmente estacionaram a continuação de Dezesseis, e isso consiste no retorno de vendas de Strange New World em Estados Unidos.

Infelizmente no Skoob somente uma pessoa marcou que leu o título, enquanto na Amazon encontram-se 9 avaliações de clientes norte-americanos. No Skoob é um pouco explicável, já que o livro em inglês também não é muito movimentado por lá, mas as avaliações dele na Amazon resultam em 22, um número bem elevado ao do segundo.

É válido ressaltar que no Goodreads o número de leitores é muito mais considerável, resultando em 1.432 leitores.

Strange New World foi oficialmente lançado em 2018, esse é o segundo e último livro da série literária e Rachel Vincent é uma autora best-seller do New York Times. Essa são apenas especulações e como somos esperançosos, acreditamos que algum dia a Universo dos Livros irá olhar  para a continuação dessa distopia incrível.

Continue Lendo
Clique para comentar