RESENHA: Lugar de Recomeço
24 jul

RESENHA: Lugar de Recomeço

Notícias, Resenhas

Geovanna Moreira

Título: Lugar de Recomeço
Autora: Angélica Pina
Editora: UpBooks
Gênero: Romance/Cristão
Número de Páginas: 224
SKOOB

Adquira aqui: Amazon | UpBooks

Sinopse: Heloísa é uma jovem determinada, sonhando com uma carreira brilhante em sua área em uma das melhores empresas do país. Ela mora em uma cidade do interior com a mãe, os irmãos e o padrasto, mas está disposta a abrir mão de tudo para ir trabalhar na capital, Porto dos Atalaias. Em uma ida à cidade que pode transformar seu maior sonho em realidade, ela descobre um segredo capaz de colocar a felicidade de sua família em risco. Entre revelar a verdade e ser cúmplice daquela mentira, Helô vê a grande chance de sua vida escapar por suas mãos, e suas emoções entram em crise.

Eduardo é um workaholic assumido que sofre de ansiedade e síndrome do pânico. Ele só consegue um tempo para refletir sobre as escolhas erradas que tem feito quando perde uma pessoa de sua família. Durante muitos anos, ele estudou para assumir os negócios que acabou de herdar, mas agora ele tem novos objetivos. Edu decide que precisa ajudar outras pessoas a não repetir os seus erros. Então resolve transformar a fazenda dos pais em um “lugar de recomeço”.

Duas histórias de pessoas completamente diferentes, em diferentes fases da vida, capazes de mostrar como a fé, o arrependimento e o perdão são necessários para lidar com a culpa e o medo. E que, com Deus, sempre é possível encontrar um lugar para recomeçar.

Heloísa é uma jovem de 20 anos, mora em uma cidade do interior com sua família e sonha com uma carreira promissora, mas ela vê que sua vida não está totalmente perfeita pelo fato de nunca conseguir aquilo que mais almeja, como também, por “destruir” a felicidade de muitos a sua volta.

Eduardo é um jovem de carreira promissora e financeiramente independente, mora na cidade grande e sempre quis muito mais do que apenas precisava. Ambição sempre foi seu forte, mas paciência nunca. Dinheiro sempre foi o seu segundo nome, mesmo que para isso tivesse que deixar sua família de lado, mas como nem tudo é um mar de rosas, ele acaba perdendo uma pessoa importante em sua vida.

Duas pessoas completamente diferentes, mas que se entrelaçam ao mesmo tempo, sendo capazes de mostrar que sempre é possível recomeçar, de forma singular. Mostram como lidar com o sentimento de culpa, mas também de medo, através do perdão para consigo e para com o outro, do arrependimento e da fé.

“Tem coisas que nos parecem boas, mas que nos tiram do foco. Fazem com que a gente erre em nossas prioridades. Algumas até fazem com que a gente se esqueça de Deus. A gente só enxerga o hoje, o agora, Deus já enxerga lá na frente. Ele sabe quando algo vai nos prejudicar mais do que beneficiar.”
(página 59)

Lugar de Recomeço, escrito por Angélica Pina é um livro religioso publicado pela UpBooks. A história gira em torno da religião cristã e narra um contexto que presencia a realidade de muitos que fazem parte do grupo religioso.

As referências bíblicas em forma de notas, são utilizados em muitos momentos pela Angélica, mas também, a mesma utiliza trechos de músicas no começo de cada capítulo, criando assim, uma playlist. Além disso, a autora tem uma escrita muito leve, no entanto intensa, fazendo com que haja uma reflexão sobre as escolhas que existem na vida de cada pessoa.

O amor de Deus é o ponto principal da autora, trazendo ensinamentos valiosos de forma simples, leve e sem se prender a religião. Fora que, ela também aborda temas atuais como depressão, ansiedade, prioridades e muitos outros que estão presentes em nossa sociedade.

Quando Helô e Edu entendem que antes de suas vidas cruzarem, era como se eles estivessem habitando em extremos opostos da Terra, eles entendem que viviam um período cercados de medo, bem como de escuridão, cansaço e desespero.

“Acredito que quando incentivo alguém, dando palavras de ânimo, estou regando essa pessoa, estou dando fôlego para que ela resista e permaneça. Por outro lado, eu “podo” alguém quando aconselho, faço críticas construtivas, aponto falhas e soluções. E cuidar? Ah, essa é a melhor parte! É elogiar, declarar palavras de carinho e amor. É estar à disposição para ouvir. É dar ombro para chorar, colo para aconchegar.”
(página 119)

A forma como todos os personagens vivem em crise com suas emoções mostra que nem sempre as pessoas conseguem enxergar a verdade diante de seus olhos, no entanto, os mesmos estão dispostos a encontrar seus recomeços e reavaliar suas primazias, mesmo quando não se acham preparados para tais coisas.

Os personagens são muito bem trabalhados pela autora. Inclusive, podemos ver o crescimento de cada um ao decorrer da história. Ela nos mostra a Heloísa lutando contra si mesma, não deixando as desilusões tomarem conta de sua vida. Como também, o Eduardo que consegue se libertar de suas dores e seus males, começando assim a enxergar a luz em sua vida. Outros personagens também são muito bem abordados pela Angélica, construindo uma relação à amizade, à família e ao amor.

Ademais, vale ressaltar que a UpBooks foi incrível não somente com relação à capa, como também com relação à diagramação, apresentando elementos importantes para o entendimento de cada leitor sobre recomeço. Cada detalhe feito pela editora foi muito bem pensado, fazendo com que cada pessoa se sinta realmente abraçada pela leitura.

Há um ponto muito bem abordado pela autora: a singularidade de cada personagem. Sendo capaz de mostrar como lidar com a culpa, que muitas das vezes são transferidas para outro alguém, quando se “fracassa” em algum momento da vida. Do mesmo modo, expõe que nem tudo está sob total controle humano. Fazendo com que esse livro se pareça com o Sol quando resolve aparecer no inverno, porque você se surpreende pela clareza dele, diante de muitas tristezas.

Comentários