Filmes com temática LGBT
28 maio

Filmes com temática LGBT

Coluna

Julia Giarola

Após discutir a falta de ousadia em Hollywood, está na hora de celebrar aqueles que quebraram barreiras com filmes inovadores e ambiciosos sendo corajosos o suficiente para abordarem temas que recebem tanto retalhamento de grandes massas do público. Sem medo de falhar nas bilheterias ou até mesmo receber ódio de audiências conservadoras, os cineastras por trás deste grandes filmes apenas se preocuparam em contar uma boa história, o que é um enorme presente para toda a comunidade LGBT.

Abaixo, confira alguns dos melhores longas que exploram a temática LGBT:

Victor ou Vitória?
(1982)

Nacionalidade: EUA
Título original:
Victor, Victoria
Direção:
Blake Edwards
Gênero: Comédia Musical, Comédia , Romance

Sinopse: Na Paris de 1930, a cantora lírica Vitória, desempregada, tem a ideia ousada de se passar por um homem transformista, chamado Vitor, para conseguir um emprego e acaba atraindo a atenção de um mafioso, que fica confuso com a sexualidade da moça.

Filadélfia
(1993)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Philadelphia
Direção: 
Jonathan Demme
Gênero: Drama

Sinopse: Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

Meninos Não Choram
(1999)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Boys Don’t Cry
Direção: 
Kimberly Peirce
Gênero: Drama

Sinopse: A história da vida de Brandon Teena, uma mulher que escolhe se passar por homem. Ela começa um caso de amor com uma mãe solteira da zona rural de Nebraska e sofre trágicas consequências como resultado da descoberta de sua transexualidade.

 

Nunca Fui Santa
(1999)

Nacionalidade: EUA
Título original:
But I’m a Cheerleader
Direção:
Jamie Babbit
Gênero: Comédia, Romance

Sinopse: Megan o protótipo da líder de torcida americana: linda, popular, tira boas notas e sai com o capitão do time de futebol. Um dia, porém, seus pais resolvem salvá-la de um possível desvio sexual, uma vez que ela vegetariana, tem um pôster da Melissa Etheridge no quarto, abraça demais suas amigas e foge dos beijos do seu namorado. Os pais de Megan decidem por enviá-la para o campo de homo-reabilitação “True Directions”, dirigido pelo ex-gay Mike, que possui um programa infalível de “cura”, em cinco passos.

O Segredo de Brokeback Mountain
(2005)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Brokeback Mountain
Direção: 
Ang Lee
Gênero: Romance, Drama

Sinopse: Jack e Ennis se conheceram em Wyoming, no verão de 1963, quando foram trabalhar para um rancheiro que criava ovelhas. Naquele ambiente solitário nas montanhas, eles acabam tendo um rápido contato sexual. Quando o trabalho no rancho acaba, cada um segue seu caminho. Ambos casaram e vivem com suas respectivas esposas. Por muitos anos, não se veem até que um dia, eles começam a marcar encontros esporádicos e mantêm um caso amoroso durante uns vinte anos.

Transamérica
(2005)

Nacionalidade: França
Título original: 
Transamerica
Direção: 
Duncan Tucker
Gênero: Comédia, Drama

Sinopse: Prestes a realizar uma cirurgia para mudança de sexo em Nova York, a travesti Bree descobre que tem um filho adolescente e problemático. Aconselhada pela psicóloga a resolver essa questão antes da operação, Bree vai encontrá-lo em São Francisco.

Imagine Eu e Você
(2005)

Nacionalidade: Reino Unido
Título original:
Imagine Me and You
Direção: 
Ol Parker
Gênero: Romance, Comédia dramática

Sinopse: No dia do seu casamento, Rachel conhece a florista Luce e sente uma forte atração por ela. Ao se reencontrarem, a amizade entre as duas cresce tanto quanto as dúvidas de Rachel em relação ao marido. Ao saber que Luce é gay, sua vida vira do avesso.

 

Milk: A Voz da Igualdade
(2008)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Milk
Direção: 
Gus Van Sant
Gênero: Biografia, Drama

Sinopse: Em 1972, Harvey Milk e seu namorado Scott Smith, mudam-se de Nova York para São Francisco. Milk, determinado a fazer algo importante em sua vida, abre uma loja de câmeras no distrito de Castro e ajuda a transformar a área em um ponto de encontro para gays e lésbicas. Em 1977, ele torna-se o primeiro homossexual assumido da nação eleito para um cargo público, quando assume um cargo no Conselho de Supervisores. No ano seguinte, ele é morto a sangue frio por Dan White.

Direito de Amar
(2009)

Nacionalidade: EUA
Título original:
A Single Man
Direção:
Tom Ford
Gênero: Drama

Sinopse: George (Colin Firth) é um professor de inglês, que repentinamente perde seu companheiro de 16 anos. Sentindo-se perdido e sem conseguir levar adiante sua vida, ele resolve se matar. Para tanto passa a planejar cada passo do suicídio, mas neste processo alguns pequenos momentos lhe mostram que a vida ainda pode valer a pena.

Minhas Mães e Meu Pai
(2010)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
The Kids Are All Right
Direção: 
Lisa Cholodenko
Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Jules e Nic são lésbicas que vivem juntas há quase 20 anos e têm dois filhos adolescentes chamados Joni e Laser, concebidos por meio de inseminação artificial. Sem o conhecimento de suas mães, os dois vão conhecer o pai biológico, Paul, um proprietário de restaurante. As complicações surgem quando os adolescentes, que criaram laços afetivos com o pai, o levam para fazer parte do cotidiano da família.

Toda Forma de Amor
(2010)

Nacionalidade: EUA
Título original:
Beginners
Direção:
Mike Mills
Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Oliver Fields (Ewan McGregor) é um sujeito de vida pacata como artista gráfico que perdeu a mãe há cinco anos. Ele sofre um novo abalo ao receber duas notícias vindas de seu pai, Hal (Christopher Plummer), que anuncia ter câncer e ser homossexual. Oliver embarca em um relacionamento com a atriz francesa Anna (Mélanie Laurent) e espera que as experiências passadas em seu núcleo familiar, ainda que inusitadas, o auxiliem na construção de sua vida amorosa.

 

Azul É a Cor Mais Quente
(2013)

Nacionalidade: França
Título original: 
La Vie d’Adèle
Direção: 
Abdellatif Kechiche
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de descobertas e prazer.

Antes Sexo do que Nunca
(2013)

Nacionalidade: EUA
Título original:
Concussion
Direção: 
Stacie Passon
Gênero: Drama

Sinopse: Tudo parece perfeito na vida de Abby. Ela é bonita, casada com uma bem-sucedida advogada, mora em uma boa casa nos arredores de Nova York, tem dois filhos saudáveis e passa seu tempo livre investindo em imóveis. Depois de levar uma pancada na cabeça, Abby questiona sua vidinha de classe média alta com pouco sexo. Sob o pseudônimo de Eleanor, ela passa a atender clientes seletas em um apartamento que comprou para reformar. Uma espécie de Bela da Tarde lésbico.

Orgulho e Esperança
(2014)

Nacionalidade: Reino Unido
Título original: 
Pride
Direção: 
Matthew Warchus
Gênero: Comédia, Drama

Sinopse: No ano de 1984, durante o período de Margaret Tatcher no poder, os mineiros decidem entrar em greve. Um grupo de ativistas homossexuais começa a trabalhar para arrecadar dinheiro para a família desses trabalhadores. O problema é que a União Nacional dos Mineiros parece um pouco constrangida em receber essa ajuda. Mesmo assim, os ativistas não desanimam e se mostram dispostos a vencer preconceitos para poder ajudar essas pessoas.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
(2014)

Nacionalidade: Brasil
Título original: 
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Direção: 
Daniel Ribeiro
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

A Garota Dinamarquesa
(2015)

Nacionalidade: EUA, Reino Unido, Alemanha
Título original:
The Danish Girl
Direção:
Tom Hooper
Gênero: Drama, Biografia

Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Carol
(2015)

Nacionalidade: EUA, Reino Unido
Título original: 
Carol
Direção: 
Todd Haynes
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.

Tagerine
(2015)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Tangerine
Direção:
Sean Baker
Gênero: Drama, Comédia

Sinopse: Assim que sai da prisão, a prostituta transexual Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) descobre através de sua melhor amiga (Mya Taylor) que o namorado Chester (James Ransone) está saindo com outra pessoa, uma mulher cisgênero. Sin-Dee decide encontrar os dois e puni-los pela traição.

Moonlight: Sob a Luz do Luar
(2016)

Nacionalidade: EUA
Título original:
Moonlight
Direção:
Barry Jenkins
Gênero: Drama

Sinopse: Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Thelma
(2017)

Nacionalidade: Noruega, França, Dinamarca, Suécia
Título original: 
Thelma
Direção: Joachim Trier
Gênero: Drama, Terror, Suspense

Sinopse: Depois de se mudar para Oslo para cursar o ensino superior em Biologia e morar sozinha pela primeira vez, Thelma (Eili Harboe) passa pelos momentos mais estranhos de sua vida. Isso porque, inesperadamente, descobre que tem uma energia incontrolável que afeta não só sua saúde, mas o universo ao redor, e se vê perdidamente apaixonada por uma colega.

 

Me Chame Pelo Seu Nome
(2017)

Nacionalidade: França, Itália, EUA, Brasil
Título original:
Call Me By Your Name
Direção:
Luca Guadagnino
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

Confira nossa crítica aqui.

Princess Cyd
(2017)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Princess Cyd
Direção:
Stephen Cone
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Ansiosa para escapar da vida com seu pai solteiro depressivo, a atleta Cyd Loughlin, de 16 anos, visita sua tia romancista em Chicago durante o verão. Enquanto está lá, ela se apaixona por uma garota na vizinhança, mesmo quando ela e sua tia delicadamente se desafiam nos reinos do sexo e do espírito.

Com Amor, Simon
(2018)

Nacionalidade: EUA
Título original: 
Love, Simon
Direção: 
Greg Berlanti
Gênero: Drama, Comédia

Sinopse: Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet.

Confira nossa crítica aqui.

Desobediência
(2018)

Nacionalidade: EUA
Título original:
Disobedience
Direção:
Sebastián Lelio
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Ronit (Rachel Weisz) precisa voltar para sua cidade natal após a morte de seu pai distante – um rabino. Mas ela causa um rebuliço no pacato local ao recordar uma paixão proibida pela melhor amiga de infância, que atualmente é casada com seu primo.

Confira nossa crítica aqui.

Deixe um comentário dizendo o que achou das indicações, caso você já assistiu algum dos filmes nos conte o que achou.

Leia também:

Comentários