Siga nossas redes sociais

Coluna

O filme que mudou gerações

Publicado

em

Você com certeza já deve ter ouvido falar de um menino órfão, chamado Harry Potter,  que teve seus pais mortos quando tinha apenas um ano. A partir desse fatídico dia, passou a morar com seus tios mau caráter na rua dos Alfeneiros, local fictício situado em Londres. Aos 11 anos, Harry (Daniel Radcliffe) descobre um grande segredo que o rondava por todos esses anos: que ele é bruxo. Recebe de Hagrid (Robbie Coltrane),  outro personagem da história, o convite para entrar em Hogwarts, renomada escola de magia e bruxaria, onde faz dois grandes amigos, Rony Wesley (Rubert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), juntos eles passam por muitas aventuras.

Vou te contar como a história surgiu: no dia 31 de julho de 1965 nasceu Joanne Rowling, a mão por trás de Harry Potter, que tem como nome artístico J.K. Rowling. Então, muitos anos depois, exatamente no ano de 1990, durante uma viagem de Manchester até Londres, país onde se habita a história, J.K. Rowling lembraria de seus vizinhos, que, por coincidência, tinham Potter como sobrenome. Por isso, podemos dizer que foi nessa viagem aparentemente chata que ela teve a ideia que mudou sua vida por completo.

Após essa ideia da saga do “menino que sobreviveu”, ela demorou alguns anos para terminar de escrever. Quando finalmente concluiu, enviou o manuscrito para um agente literário, porém ela recebeu o texto de volta com uma elegante carta de recusa, mas como diz o ditado, ”nunca desista”. Ela não desistiu e continuou correndo atrás dos seus sonhos, mandou para um segundo agente literário, chamado Christopher Little, e obteve sucesso, pois ele acreditou no potencial da história e a ofereceu à editora Bloomsbury.

Autores deixam agência de JK Rowling após declaração dela considerada transfóbica - Verso - Diário do Nordeste

O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado no dia 31 de julho de 1997, data do aniversário tanto da escritora quanto do próprio Harry Potter. Ela viu que o livro estava fazendo um sucesso absurdo e que em pouco tempo entrou para a lista dos mais vendidos. Com isso, ela não demorou muito para escrever as sequências Harry Potter e a Câmara Secreta (1998), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000), Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005) e, por último, Harry Potter e  as Relíquias da Morte (2007). Todos os livros já viraram best-sellers e foram traduzidos para 55 idiomas, e já se venderam mais de 250 milhões de exemplares em 200 países.

Porém, a saga demorou alguns anos para sair das páginas e invadir as telonas do mundo todo. Foi somente no dia 23 de novembro de 2001 que Harry Potter e a Pedra Filosofal chegou aos cinemas do Brasil. A adaptação foi feita pelo diretor Chris Columbus, também tendo no elenco principal Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson interpretando Harry Potter, Rony Wesley e Hermione Granger, respectivamente. A Pedra Filosofal se tornou rapidamente sucesso de bilheteria., podemos dizer que é mais interessante na história de Harry Potter é que cada filme corresponde a um ano de escola. Assim tanto os espectadores quanto os autores cresceram com o filme, e isso é muito legal, pois você vive a experiência do filme literalmente, eles passam a ser como amigos de tão próximos que vocês ficam, os autores na época que começaram as gravações tinham em torno de 10-11 anos e ao encerrar as filmagens já tinham 17-18 anos, idade que geralmente  se termina a escola, o objetivo era esse ter a mesma idade que seus personagens.

Harry Potter Trio - Google Search | Harry potter robes, Harry potter actors, Harry potter costume

Harry Potter e a Pedra Filosofal arrecadou US$ 93 milhões em seu primeiro final de semana e US$ 975 milhões no total, superando Star Wars, que até então era a maior bilheteria da história.  A escritora da saga foi bastante rígida na questão da adaptação de seus livros para as telonas. Ela queria que a adaptação fosse o mais fiel possível nos cinemas. Inclusive, ela fez questão de contratar atores britânicos, já que a história toda se passa em Londres, pois o sotaque muda de região para região, Além disso, J.K. Rowling acompanhou diariamente as gravações para ficar tudo perfeito. Harry Potter é a melhor adaptação que temos até hoje.

A saga de livros e filmes Harry Potter teve sua importância na vida de muitas pessoas, que cresceram lendo e vendo a franquia, pois a partir dela muitas amizades surgiram, inclusive temos um portal chamado Pottermore, em que você consegue ver de qual casa faz parte. Mesmo tendo acabado há 7 anos, ela nunca morreu dentro de quem realmente é , porque até hoje essa saga é lembrada.

 

Continue Lendo
Clique para comentar