RESENHA: A Maldição do Titã
11 abr

RESENHA: A Maldição do Titã

Blog, Resenhas

Victor Tadeu

Título: A Maldição do Titã
Autora: Rick Riordan
Editora: Editora Intrínseca
Gênero: infantojuvenil
Número de páginas: 316
SKOOB l GOODREADS

Adquira aqui: Submarino l Amazon l Saraiva

Sinopse: Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente… e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

De volta em casa Percy Jackson recebe um chamado de Grover, segundo ele outros semideuses foram encontrados na escola em que estava se passando de humano. Acompanhado por Annabeth e Thalia eles vão até a instituição  em que o sátiro estava “estudando”, mas chegando lá são recepcionados grotescamente pelos responsáveis da escola, sendo que os mesmos estavam dando uma festa.

Tudo aconteceu muito rápido, enquanto todos estavam de olho nos irmãos que aparentavam serem semideuses o diretor atacou o grupo fazendo uma grande reviravolta, pois Percy e as duas crianças são pegas e tentam enfrentar a criatura sobrenatural que até então ninguém sabia quem era. Com o surgimento de Thalia, Annabeth e Grover uma pequena batalha é travada, mas inesperadamente um grupo de meninas entram na briga salvando todos, menos Annabeth.

O grupo que havia salvo os semideuses e o sátiro eram as Caçadoras, um grupo da deusa Ártemis, a deus da caça. Inconformado pelo acontecimento, Percy Jackson sente-se perdido quando viu Annabeth sendo sequestrada pelo monstros, e o pior de tudo, ele não sabia onde encontrar a sua amiga. O que deixou a situação mais precária, foi quando Biancasemideusa que estava na escola — torna-se uma Caçadora e vai para o Acampamento Meio-Sangue junto com todos os outros, menos com Ártemis, pois ela tenta ir atrás do monstro para resolver o problema.

“— Eu te mataria antes mesmo que você chegasse à água — disse o dr. Espinheiro, como se lesse meus pensamentos. — Você não se dá conta de quem sou eu, não é? (página 28)”

Já no Acampamento muitas pessoas rejeitavam ter contato com as Caçadoras, e Thiago irmão de Bianca, se vê perdido diante de tudo que havia acontecido. Ele não gostou da decisão da sua irmã, o pobre garotinho tinha medo de perdê-la, pois pelo pouco que vira, as Caçadoras eram bem radicais e Bianca di Angelo não tinha a menor preparação para juntar a elas.

Surpreendendo a todos, o oráculo aparece no meio do Acampamento revelando uma missão para uma das Caçadoras. Durante essa missão só cinco pessoas podiam participar, três Caçadoras e dois meio-sangues, além disso, dois desses morreriam durante a jornada. A equipe é escolhida e a missão é dada, infelizmente Percy Jackson não fora escolhido, mas movido pela ira, resolve entrar no grupo escondido com a ajuda de Blackjack. — a criatura mais fofa do mundo — . A questão é, será que Percy vai conseguir salvar Annabeth sozinho? Será que as Caçadoras e os semideuses serão aptos para batalharem com um dos piores monstros já visto? Você só vai saber lendo A Maldição do Titã.

A Maldição do Titã é o terceiro livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos, a saga foi publicada pela Editora Intrínseca e vem conquistando o coração de várias pessoas. Voltada para o público infantojuvenil Rick Riordan consegue escrever uma história de tirar o fôlego, ou não. — que foi o meu caso.

Infelizmente a continuação da saga não me agradou da mesma forma que estava me agradando, essa resenha deve ser até menor que as outras, pois não tenho muito o que falar, minha desanimação está muito grande. Da mesma forma que todos os outros livros — O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros —, Percy Jackson entra em algum problema junto com seus amigos e durante toda a história eles tentam concertar tudo que fora atingido. Eu já disse na resenha anterior que o público-alvo dessa coleção não é a minha idade, são para crianças e jovens, mas a forma que o autor escreveu o livro me cansou bastante.

“Levante-se, menino bode! — disse Thalia. — Temos outras coisas com que nos preocupar. Annabeth desapareceu! (página 37)”

Rick Riordan parece seguir um roteiro para os livros, pois em todas as obras que li até o momento, segue o mesmo ritmo. Primeiro acontece a briga, depois a missão é estabelecida, reviravoltas acontecem, a batalha chega e sempre eles são salvos. A ordem seguida por ele é muito legal, mas chega ficar cansativo quando em todos os livros é da mesma forma, a única coisa que muda é o cenário, a missão e alguns personagens, fora isso, o ritmo permanece o mesmo e parece que nenhuma novidade é acrescentada.

Os personagens de A Maldição do Titã foram bem construídos, principalmente os irmãos Di Angelos que contribuíram para o desfecho da história — que até o momento eu acho a melhor de todos os livros. As Caçadoras também foram bem representadas, elas são velhas com a aparência jovem e usam um vocabulário bem antigo, fiquei feliz em saber que o autor conseguiu passar essa informação para o leitor, pois a fala delas são bem formais que chegam irritar os novatos (personagens). Nesse livro nós conhecemos outros deuses, eles acabam expandido o nosso conhecimento sobre a mitologia e nos enriquece de informações.

Mesmo algumas áreas do livro tendo me agradado eu ainda fico cabisbaixo com a experiência que tive. Fiquei realmente chateado com o ritmo da história, as novidades que apareceram foram ofuscadas pela direção que a trama segue — a mesma de todos os livros anteriores. Acho que o Rick Riordan poderia ter aproveitado o surgimento de novos personagens, para propor uma ritmo diferente, ele pecou muito nessa parte, pois pessoas que viciam em séries fazem a leitura dos livros um atrás do outro e isso acaba cansando de uma forma ou outra, mas agora imagina o leitor fazendo a leitura de um livro atrás do outro com o mesmo ritmo? Deixa qualquer um desgastado e enjoado da história, andei pesquisando e vi que não foi só eu que sofri e percebi o problema.

A capa do livro retrata muito a história, ela é uma cena em que Percy está em cima de Blackjack, é um ponto muito relevante. A diagramação é a mesma dos outros livros, tem a fonte ótima, um espaçamento bacana e o tamanho é agradável aos olhos, além disso, um sumário também é encontrado no início da obra.

Quem me acompanha no Facebook sabe que estava muito animado com a série, mas confesso que essa minha animação foi por água abaixo. Não sei quando vou ler a continuação da história, mas creio que não vai ser por agora, pois estou bem cansado da história de Percy Jackson. E que essa observação seja de dica para você não fazer a leitura dos livros correndo, se não vai acabar enjoando.

Concluo essa resenha indicando o livro para aqueles que não tem problema com roteiros repetidos, pois há um roteiro atrás da história. Também indico para aqueles que gostam de uma nova aventura e que não leram os outros livros recentemente. Espero que diferente de mim, vocês possam ter uma boa experiência com a obra.

Comentários

  • @fecprates

    Ola
    Faz muito tempo que li esse livro, ou melhor, a série, mas na época eu gostei bastante, e até sinto vontade de reler. Adorei poder acompanhar suas impressões a respeito desse enredo, mas é uma pena que não tenha se animado com a trama. Gosto muito da capa desse livro!
    Beijos, F

  • Ana Claudia Machado

    Olá Victor,

    Eu nunca li nada do Rick Riordan, já cheguei até a começar a ler O ladrão de raios e parei, não porque era ruim, mas na época não estava na vibe. E sabendo que você não gostou da continuação da série com certeza não vou dar mais nenhuma chance para esses livros.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

  • Naylane Sartor

    Oie! Tudo bem?

    Eu não sou fã dos livros do Percy, já tentei ler o primeiro e como disse num outro post aqui, pulei algumas páginas até chegar numa parte que me prendesse a atenção e que pena que você enjoou das histórias, isso acontece realmente e é bem ruim!

    Bjss

  • Anne Viana

    Olá!!
    Eu amoooo essa serie,li todos em pouco mais de uma semana logo que foram lançados,não tem como dizer qual meu preferido pois amei todos! Preciso reler essa serie novamente..é uma pena não ter tido a continuação dos filmes apesar do 1 ser bem ruinzinho!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-simplesmente-o-paraiso-quarteto.html

  • Rebeca Rocha (Rebecartes)

    aaaaaaaaaaaa que resenha maravilhosa! Já quero ler! <3

  • Ivi Campos

    Li o primeiro livro da serie do Percy e não gostei. Mas meu filho curtiu e pediu para eu ler os outros volumes com ele, então, logo logo terei uma opinião mais completa sobre todos os livros.
    Que pena que você deu uma desanimada… acontece.

  • Kaline Rainha

    Olá,
    nunca li nenhum dos livros do Rick Riordan, mas assisti aos dois primeiros filmes e gostei bastante. Confesso que no meu caso tenho mais interesse pelos filmes do que pelos livros. Sua resenha foi bem esclarecedora mas ainda assim, não é um gênero literário que me chama a atenção.

  • Gabrielly Marques

    Oie, tudo bem? Li os quatro primeiros já faz um bom tempo, mas ainda não quis pegar o último para ler, não sei bem o porquê. Esse terceiro livro me decepcionou um pouco também, achei muito “mais do mesmo” apesar dos personagens novos. O segundo e o quarto foram os mais animados em minha opinião, em questão de aventura e sequência de acontecimentos. Mas o primeiro é meu favorito <3

    Beijos

  • Amanda Gomes

    Oi, tudo bem?
    Fazia um tempo que queria ler essa série, pois sempre tive o interesse de conhecer histórias que permitem ao leitor explorar um pouco a mitologia grega. Fiquei bem chateada em saber que sendo terceiro livro da série, segue o mesmo roteiro dos livros anteriores. Não gosto de histórias que seguem um padrão bem repetido e não traz nada de muito inovador, então agora desanimei um pouquinho para ler. Além disso, também não me encaixo no público-alvo.. mas quem sabe um dia, né?

    Beijos! ♥

  • Carolina Ramires

    Olá!
    Eu já li essa série inteira alguns anos atrás e confesso que não me decepcionei em nada, o que é uma pena agora ao ver a sua opinião, já que você ficou com essa sensação de repetição e a sua experiência não foi tão positiva assim. Mas acredito que no próximo volume, que eu achei o melhor da série inteira, sua opinião mude um pouco.
    Beijos.

  • drielymeira

    Oiee ^^
    O grupo das Caçadoras é incrível, né? Esse é um dos meus livros favoritos da série, mas acho que todos se encaixam nos favoritos…haha’ é a minha série favorita, disso eu tenho certeza absoluta. Uma pena que os livros não tenham te agradado totalmente, talvez deva parar um pouco entre um livro e o outro.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Amanda Colares Stach de Campos

    Olá!!
    Poxa, que pena que você está desanimando com a série…
    Eu só li um livro do Rick Riordan, de outra série, portanto não posso dizer se notei algum tipo de padrão em suas obras.
    Mesmo assim ainda tenho vontade de ler outros livros dele.
    Talvez se você ler os livros da série espaçados, o roteiro não te incomode tanto hehehe
    Um beijo

    http://www.asmeninasqueleemlivros.com