Filmes sobre canibalismo
05 dez

Filmes sobre canibalismo

Coluna

Julia Giarola

O cinema está cheio de filmes que abordam os mais diferentes temas agradando, assim, quase todos. O canibalismo é um tópico bem específico, chamando atenção de um nicho bem restrito, o que faz com que alguns desses filmes passe despercebido pelo público. Essa temática porém se provou muito eficaz para contar as mais diversas histórias introduzindo elementos da psicologia humana e o terror mais puro.

Apresentando, frequentemente, ambientes sombrios, assim como tramas mais pesadas, esses filmes conseguem atingir um nível de atenção ao psicológico humano que muitos outros não conseguem com tanta eficácia. Expondo a brutalidade e honestidade sobre o assunto, aqui estão alguns desses filmes que merecem sua atenção:

No mundo de 2020
(1973)

Em 2022, Robert Thorn investiga o assassinato de um executivo cuja companhia produz uma comida sintética nutritiva. Mas, no processo de rastrear o assassino, Thorn desvenda várias informações chocantes sobre os ingredientes do produto.

Esse clássico segue uma história intrigante de investigação, liderada por Charlton Heston que interpreta um detetive que corre atrás de uma verdade e ao mesmo tempo lida com os conflitos deste mundo futurístico as ruínas. Sem nenhum spoiler, o filme também conta com uma marcante reviravolta que o deixa ainda mais intrigante.

O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante
(1989)

O grosseiro gângster Albert Spica janta todas as noites em um extravagante restaurante francês, em companhia de seus capangas e da esposa, Georgina. Cansada do marido, ela inicia um caso com Michael, ávido leitor e frequentador do estabelecimento. Com a ajuda do chef Richard eles se encontram diariamente nas dependências do restaurante, porém seu marido descobre o romance.

Com uma fotografia incrível e atuações impecáveis, esse filme irá marcar com seu ritmo diferente e cenas chocantes. Com certeza vale a pena conferir!

O Que Há Para Jantar?
(1989)

Um menino que vive com sua família no subúrbio dos anos 50, começa a suspeitar do comportamento e hábito alimentar estranhos dos pais, chegando à conclusão que esses praticam canibalismo.

Dirigido por Bob Balaban, esse filme desconhecido segue o ponto de vista de um garoto que começa a suspeitar das atividades suspeitas dos pais, criando um ambiente agoniante e claustrofóbico, além de introduzir um incrível humor negro que faz de O Que Há Para Jantar? um cult para as comédias de terror. Se ainda não conhece o longa e é fã do gênero, não deixe de conferir essa trama tão diferente.

Delicatessen
(1991)

Num mundo pós-apocalíptico, onde há um mercado negro de carne humana, um ex-palhaço arranja um emprego num prédio e se apaixona pela filha de um açougueiro. O pai ciumento descobre, e ele precisa fugir para, literalmente, salvar a própria pele.

Esse filme francês é praticamente perfeito. Com o charme do cinema da França adicionado com o humor negro do diretor Jean-Pierre Jeunet, Delicatessen apresenta um ritmo muito interessante combinando bem com sua história. Os diversos personagens são peculiares e se encaixam perfeitamente com o filme. Não deixe de assistir!

Hannibal
(2001)

Sete anos se passaram desde que Dr. Hannibal Lecter escapou da prisão e agora está solto na Europa. Mason Verger se lembra do assassino em série e é obcecado por vingança por ter sido sua sexta vítima. Embora horrivelmente desfigurado, sobreviveu. Verger percebe que, para encontrar Lecter, precisa despertar o interesse dele com uma isca: a agente do FBI Clarice Starling.

Sem precisar dizer muito, Hannibal é para todos os fãs de Silêncio dos Inocentes, contando com a incrível interpretação de Anthony Hopkins como o carismático e famoso canibal. O filme é uma ótima continuação para o clássico suspense de 1991.

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua
(2007)

Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade como Sweeney Todd e decide ir à sua antiga barbearia, que agora é uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro na sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha.

Adaptado da famosa peça de teatro, esse filme tem tudo: sangue, drama e incríveis números musicais.

Somos o Que Somos
(2013)

A mãe de Iris e Rose morreu. Agora Iris, a mais velha, terá que lidar com uma macabra tradição familiar imposta por seu pai em nome de Deus. Mas Rose tentará convencê-la a colocar fim a um ritual milenar. Será que elas vão enfrentar o pai?

Com tom sombrio e enredo com desenvolvimento lento, Somos o Que Somos não é um filme muito conhecido, mas que merece atenção. A fotografia e direção sofisticada contam bem uma história sinistra que envolve diversos temas interessantes, um deles sendo tradições e família.

Amores Canibais
(2016)

Enquanto tenta escapar desta paisagem inóspita, Arlen é capturada por um grupo de canibais selvagens liderados pelo misterioso Miami Man. Com a sua vida em risco, ela parte em busca de The Dream, À medida que Arlen se habitua à vida nesta terra sem lei, ela vai descobrir que a propriedade de ser bom ou mau é algo que depende de quem se tem ao lado.

Esse filme diferente não é para todos, mas se você gosta de ultra violência e do cinema experimental, não deixe de conferir Amores Canibais

Grave
(2016)

Justine é uma jovem tímida e vegetariana, caloura na mesma faculdade de veterinária em que estuda sua irmã, Alexia. Durante o trote, a menina é forçada a comer carne animal pela primeira vez e a ação provoca mudanças extremas em sua vida.

As cenas gráficas e pesadas podem restringir bem o público desse filme, mas para aqueles de estômago forte Grave é imperdível. Impressionando com a qualidade não só da história em si, mas também todos os outros aspectos da produção, este longa é diferente de tudo que já vimos. O tom sombrio combina bem com o drama e terror apresentado pelo filme, resultando em um verdadeiro clássico cult.

O que acharam dessa lista? Já conheciam algum desses filmes? Deixe seu comentário abaixo.

Leia também

Comentários