Bob Esponja e Patrick são namorados? Princesa Elsa é lésbica?
25 maio

Bob Esponja e Patrick são namorados? Princesa Elsa é lésbica?

Coluna, Notícias

Victor Tadeu

Há alguns meses a internet estava sendo alvo de teorias sobre animações, a frequência dessas especulações era muito presente em canais do Youtube e entre outros meios de comunicação. Diversas pessoas avaliavam os fatos exposto pelos criadores de conteúdos e, em partes, lavavam em consideração alguns desses fatos que de certa forma acabam tendo semelhanças.

Como de se esperar a Disney era o grande foco dessas teorias, aos poucos as princesas desse universo foram sendo desconstruídas, consequentemente atingindo alguns coadjuvantes e antagonistas de suas histórias.

Apesar dessa imensa rede de possibilidades, existem algumas pessoas que não sabem diferenciar fatos de teorias. Atualmente alguns vídeos antigos de Damares Regina Alves, a atual Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, estão circulando em massa nas redes sociais, onde ela impõem suas versões — totalmente sem sentido — sobre algumas animações.

Visando esse problema que pode ferir algumas pessoas e induzir àquelas que não têm muitas informações, responderemos algumas dúvidas, incoerências e a realidade por trás de todos esses vídeos feitos durante palestras.

ELSA É LÉSBICA?

Orientação sexual nunca foi tão discutida como na atualidade, isso acontece porque a comunidade LGBTQIA+ ganhou forças e vozes dentro de diversos setores para requerer respeito e representatividade. Porém, uma frase da Ministra espantou muitas pessoas — não somente aos LGBTQIA+ — onde ela afirmava que a Princesa Elsa é lésbica.

O erro de Damares Alves começa logo na introdução da sua teoria, ela envolve diversas princesas dizendo “O desenho ‘Frozen’, a princesa Aurora, ela vai voltar para acordar a Branca de Neve” e apresenta uma imagem de duas mulheres beijando. Pela infelicidade dela, a ilustração apresentada é de uma obra do escritor consagrado Neil Gaiman e um fã tweetou ao autor relatando toda a distorção da sua imagem e ele respondeu;

No desejo dessa diversidade residir dentro do Universo Disney, no lançamento de Frozen foram levantadas teorias que Elsa seria uma personagem lésbica por se isolar das pessoas, pois tinha medo de descobrirem a sua verdade verdade. Como a realidade de um LGBTQIA+ não é fácil, muitos optam por ficar de canto, e foi exatamente por esse motivo que questionamentos sobre a sexualidade da princesa surgiu.

Mesmo com essa dúvida atrás da orelha, durante uma entrevista com o Huffington Post a criadora de Frozen (Jennifer Lee) afirmou em fevereiro de 2018 que está pensando nessa possibilidade, porém não existe nada concreto.

“Estou pessoalmente empolgada de ver esse assunto sendo debatido. Não posso prometer que vá acontecer de fato ainda, mas posso dizer que existem sim conversas a respeito. De qualquer modo, fico feliz que as pessoas estejam falando disso, é importante que esse assunto seja abordado nos dias de hoje cada vez mias!”

É notório como a princesa ainda está em fase de descoberta e não existe motivos para uma personagem induzir crianças à beijarem suas amigas, tirando o sonho de ter um príncipe encantado, como ela acaba mencionando no antigo vídeo.

Casal 2019: Bob Esponja e Patrick! …. Ou não!

Bob Esponja é uma animação que já entrou em diversas polêmicas, sendo pauta para muitos religiosos e conservadores enaltecerem teorias sobre a sexualidade e estilo de vida da esponja. O protagonista é taxado como afeminado devido suas atitudes e, além disso, seu criador sempre foi questionado pelo fato do personagem não ter uma namorada.

Sendo origem de um vídeo antigo, a Ministra Damares Alves alertou aos pais o grande problema encontrado na animação que é oficialmente exibida no Brasil pela Nickeloedeon. A mulher afirma que Bob Esponja e seu amigo Patrick são namorados, onde induzem crianças beijarem seus amigos.

“Estou terminando o Bob Esponja, que todo mundo pensa que é um desenho infantil. Olha essa imagem do Bob Espoja (é apresentada uma cena do protagonista ao lado de Patrick) namorando o coleguinha. Ninguém tá vendo isso? E papai e mamãe crente estão deixando o filho em casa na frente da televisão”, disse a Ministra em um aparente evento religioso.

Começamos a partir da explicação que desenho animado não é exclusivo para crianças (clique aqui para saber mais), porém esse nem é o caso desta animação, sendo ela girada em torno de personagens vivendo no fundo do oceano sem nenhuma indução, seja sexual e/ou ilícita.

Com base no questionamento da sexualidade do personagem por ele ser afeminado e optar não ter uma namorada, em diversas entrevistas a equipe foi questionada sobre a orientação de Bob Esponja e nenhuma resposta concreta fora dada, até compreendemos porque estamos falando de uma ESPONJA. Porém, como conseguiram humanizar a esponja e a estrela-do-mar, precisamos revelar as verdades que foram-nos apresentadas.

Todas as especulações sobre esse relacionamento homoafetivo entre Bob Esponja e Patrick foi idealizado a partir da amizade verdadeira existente entre eles, infelizmente causando uma repercussão bastante inofensiva e, ao mesmo tempo, ofensiva. Além desse contato íntimo de amigos, em determinado episódio é cantada a música We are Family, onde discussões sobre a animação querer acabar com a família tradicional novamente acaba entrando em pauta.

É a partir desses indícios que a Ministra Damares Alves acredita nesse relacionamento, mas Stephen Hillenburg afirmou durante uma entrevista que o personagem não é heterossexual e nem homossexual;

“Nunca tivemos a intenção de que Bob Esponja e Patrick fossem gays. Eu os vejo como quase assexuais. Tentamos apenas fazer graça.”

Devida tamanha pressão feita em meados de 2002 o criador teve que concretizar, em partes, a sexualidade de uma esponja e estrela-do-mar, chegando ser bastante cômico, se não fosse trágico. De uma só vez ele conseguiu desmentir a teoria de Damares.


Existem diversas outras especulações espalhadas pela internet que já foram desmentida, esse é um caso que preferimos dá preferencia devido a repercussão bastante ofensiva partida para a comunidade LGBTQIA+, porém caso vocês gostem podemos apresentar mais verdades sobre teorias da cultura POP.

Comentários