Dicas de autoajuda com Ana Paula Cândido
15 ago

Dicas de autoajuda com Ana Paula Cândido

Coluna

Victor Tadeu

Autoajuda dentro da literatura é um gênero literário que consiste em ajudar um indivíduo ou um grupo de pessoas em diversos assuntos, sejam eles: espiritualmente, economicamente, sentimentalmente, intelectualmente, educacionalmente e entre vários outros segmentos que prospera o bem na vida alheia. Esse gênero é muito bem retratado dentro da literatura, já que, o mercado editorial produz muitas obras desse ramo.

Durante o mês de agosto convidaremos autores nacionais para participar do nosso projeto, na qual, ainda não tem nome — e provavelmente não terá. Essa projeto é quase um desafio, onde o autor tem que indicar cinco livros do gênero que escreve, porém não pode indicar obras de sua autoria. Por isso, eles devem pensar bem em assumir essa responsabilidade, pois provavelmente a equipe do Desencaixados vai escolher uma das indicações para ler e escrever uma resenha.

Ana Paula Cândido é a nossa terceira convidada e recentemente anda conquistando espaços incríveis dentro da literatura e fora dela. Isso está acontecendo devido ao seu autoajuda de estreia chamado Confissões de uma Numeração Especial, na qual, ela conta toda a sua trajetória de autoaceitação por calçar 42 em uma época que era extremamente raro encontrar essa numeração em calçados femininos.

O seu livro foi publicado de modo independente e aborda sobre assuntos muito interessantes, onde ela já presenciou, o que também tem um ar de autobiografia. Ana Paula já passou por momentos de bullying, constrangedores e na atualidade está passando por momentos de conquista, já que a mesma está dando entrevistas para vários jornais e programas de televisão, chegando até participar do Encontro com Fátima Bernardes. Clique aqui para saber mais sobre o livro dela, pois agora chegou o momento de Ana indicar 5 autoajudas para vocês.

O presente precioso

Dr. Spencer Johnson

Esse é o primeiro e mais simples da lista, porém com ensinamento mais profundo. Muito se fala sobre valorizar o momento presente e saber viver o hoje intensamente, porém, em um mundo cheio de prazos e ansiedades, pouco se vive realmente no hoje.

O livro narra a história de um garotinho que ouviu dizer de um senhor velhinho sobre um presente precioso e resolve procurar esse presente a qualquer custo. Já que ele era precioso, deveria vale a penar obtê-lo. Ao final da história, percebemos como passamos tanto tempo da vida buscando algo baseado em valores que acreditamos ser importante na sociedade e deixamos de aproveitar o que é realmente importante.

A Boa Sorte

Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes

A fábula A boa sorte é um livro simples, porém com sabedoria e ensinamentos muito profundos. Ele se inicia com dois amigos se reencontrando depois de muitos anos e ao colocarem o papo em dia eles analisam a ‘sorte’ que cada um deles teve. Na oportunidade um deles conta sobre a ‘Lenda do trevo da sorte’, uma história que ouviu do seu avô.

O desenvolver da história nos mostra que somos responsáveis por tudo que acontece na nossa vida, e que, o que muitas vezes as pessoas acreditam ser sorte, é apenas fruto de tudo que você planta. Uma história encantadora, fácil e rápida de ler que vale muito a pena.

Picos e vales

Dr. Spencer Johnson

Como o próprio título sugere, nesse livro o autor fala dos altos e baixos da vida. Apesar de ser um tema aparentemente comum, ele usa a história de um jovem e um senhor para ilustrar os aprendizados ao longo das mudanças da vida.

Nos dá dica também sobre como boas ações durantes os vales da vida, nos levam a melhores picos, e como ações ruins podem nos levar tirar do pico e nos levar a vales mais profundos. Ensina com sabedoria como se preparar para cada uma dessas (inevitáveis) etapas da vida.

Seja Foda!

Caio Carneiro

Apesar do título assustar um pouco, por associar a um palavrão, na verdade o FODA é acrônimo de Feliz, Otimista, Determinado e Abundante. Apesar de o autor dar muito foco no empreendedor, acredito que o livro tem grandes ensinamentos para todo tipo de pessoa, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Acredito que ele resume o que muitos títulos de autoajuda fala sem ser chato ou cansativo. Pelo contrário. Tem linguagem simples que nos convence que é possível sim nos esforçarmos para mudarmos para melhor e que a mudança vai valer a pena.

O milagre da manhã

Hal Elrod

Esse livro é o que melhor apresenta técnicas de autoajuda propriamente dito, no melhor estilo ‘como fazer’. Ele sugere que a pessoa, que costuma dizer não ter tempo para cuidar de si e correr atrás dos próprios sonhos, acorde 1 hora mais cedo por dia. E então ele propõe uma divisão de minutos durante essa 1 hora para que a pessoa faça as 5 coisas que ele apresenta como fator de mudança na vida das pessoas.

As 5 coisas são: meditação/silêncio, afirmações, leitura, escrita e exercício físico. Talvez o leitor não queira seguir exatamente no mesmo formato, mas tomar consciência da importância de cada ato e aplica-lo de alguma forma já uma grande melhoria na vida.

Comentários