RESENHA: Veneno
10 mar

RESENHA: Veneno

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Veneno
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única Editora
Gênero: Fantasia/Ficção
Número de páginas: 224
SKOOB l GOODREADS

Adquira aqui: Submarino l Amazon l Saraiva

Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração!
Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe ‘Felizes para sempre’!
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria ‘um final feliz’ pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Veneno o primeiro livro da Saga Encantadas conta a história de Branca de Neve. Nela somos apresentados Branca de Neve e sua madrasta Lilith, a trama das duas é a mesma que aprendemos em contos, mas é claro, vamos encontrar grandes diferenças. Não contente com o jeito que Branca de Neve leva a vida, a madrasta resolve ensiná-la como uma pessoa da alta sociedade deve se comportar, mas o que ela não esperava era a audácia de Branca ao recusar o convite e forçá-la despertar o seu lado cruel.

Fugindo totalmente dos padrões de princesas, Branca de Neve consegue irritar sua madrasta com o jeito de vestir, e claro, com a sua beleza. As roupas largas que a princesa adorava usar para cavalgar tirava a infeliz rainha do sério e aproveitando a ausência do rei ela resolve ensinar Branca de Neve da pior forma possível como se vestir, como se comportar e como não agir como um “menino”.

Se você está com vontade de fazer a leitura dessa obra achando que vai encontrar uma história feliz, repleta de amor e com um final feliz, eu te recomendo agora mesmo fazer a leitura dessa resenha e acabar com suas expectativas. Em Veneno você vai conhecer uma madrasta/rainha aproveitadora, um rei acomodado e uma princesa inocente em apuros — ela não é clichê. Além disso, você vai se deparar com personagens de outras fábulas fazendo parte e complementando essa história.

O cenário caótico foi bem construído e as palavras utilizadas colaboraram muito com o ar sombrio da história. Os personagens com participações secundárias foram bastantes importantes e a aprofundação na vida de cada um deles foram de grande importância. Achei muito válido e curioso a forma que a autora explicou o porquê dos anões não terem esposas e o fato de só existir anões homens. Eu nunca tinha reparado nisso e nunca passou pela minha cabeça que o motivo seria aquele que foi explicado no livro.

Não só os anões, mas a Branca de Neve também foi um grande ponto positivo para essa história. Eu já fiz a leitura do segundo livro da obra (Feitiço) e tenho uma pequena impressão que a autora teve a intenção de fazer grandes críticas sociais ao escrever essa saga. Branca de Neve é uma princesa totalmente fora dos padrões, isso é um ponto extremamente positivo, pois a perfeição não existe e muitas pessoas olham para as princesas como uma pessoa feliz e totalmente perfeita. Mas a maravilhosa e destruidora de padrões, Branca de Neve, foi criada para nos ensinar que princesa pode usar roupas largas, que princesa pode cavalgar em cavalos bravos, que princesa pode ajudar o próximo e, além disso, que princesa pode conviver com homens. Ou seja, você mulher, princesa da sociedade, você é livre para fazer o que você quiser, você não deve seguir padrões de beleza, você não deve seguir nenhum padrão criado pela sociedade, você deve seguir apenas a sua felicidade. Um dos personagens que me incomodou amargamente, mas que colaborou muito com essa visão da Branca de Neve, foi o príncipe machista, eu até diria os motivos dele ser machista, mas não quero soltar spoiler e estragar a leitura de vocês.

Posso dizer que os livros da saga tem uma certa ligação, mas não irei dizer quem é que faz essa ligação. Como é dito na contracapa do livro, a história é uma boa indicação para os fãs de Once Opon a Time e Grimm, que são duas séries com essa mesma pegada de contos de fadas com uma adaptação adulta, contendo uma visão diferente e que de costume acaba unindo os personagens. Então para um bom entendedor uma referência já é o bastante para reconhecer determinado personagem.

Uma coisa que me incomodou durante a leitura, foi a tradução. Sinceramente, acho que a editora poderia fazer uma revisão de tradução, pois encontrei “mas” sem ser acompanhado por vírgula, senti que em alguns trechos deveria ter o uso da vírgula para a frase fazer sentido e entre outros pequenos detalhes que pode incomodar algumas pessoas. Mas é como eu disse, só me incomodou, não fez com que eu desistisse da leitura em nenhum momento.

Eu tenho o livro em edição econômica, ou seja, a capa é mole, não tem orelha de informações e as páginas são brancas. Vou aproveitar essa resenha e fazer uma confissão: eu tenho essa saga desde o ano passado e nunca tive o interesse em ler pelo simples fato de ser uma edição econômica, é isso mesmo que você está deduzindo, eu tinha preconceito com edição econômica, mas eu tenho o prazer em dizer que isso já foi quebrado, pois amei fazer a leitura do livro nessa edição, a fonte e o tamanho dela é confortável aos olhos, o espaçamento é maravilhoso e tudo colabora para uma leitura rápida e prazerosa.

A própria autora disse que o livro é uma boa obra para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, mas quero complementar a recomendação dela. Eu, Victor Tadeu, fundador e diretor do Desencaixados recomendo a obra para quem tem a curiosidade em conhecer o lado obscuro das pessoas “boas”, recomendo para você que tem vontade de conhecer uma história inovadora e para todos aqueles que são fãs de contos de fadas e tem o desejo de conhecer uma história contada por outra visão. Por outro lado não recomendo para pessoas muito novas, pois o livro tem cena de sexo — por sinal é bem detalhado — e, além disso, durante a leitura os personagens soltam palavrões. Enfim, é um livro que dei nota 4 no Skoob pela tradução e alguns erros, se não fosse isso daria 5 e favoritava.

Comentários

  • Priscila

    Pela resenha parece ser uma história interessante, fiquei curiosa para ler ….

    • Desencaixados

      É uma história interessantíssima, obrigado pelo comentário! ♥

      • Priscila

        Sou sua fã, sabe disto….bjos

  • Marcella Santos

    Adorei sua resenha. Tbm achei que houve um certo “machismo” de um determinado personagem. 🙄 Esse pra mim é o pior da série, parece que a autora não escreveu de coração. Já o último é meu preferido.

    • Desencaixados

      Eu já fiz a leitura do segundo livro e achei ela melhor que o primeiro, só que também encontrei outra crítica social maravilhosa. Assim que eu finalizar a leitura de Misery irei fazer a leitura do último livro da saga. Amanhã sai resenha do segundo livro! ♥

  • Luisa Aranha

    Eu to ficando muito curiosa sobre essa série, apesar das opiniões controversas que vejo. Acho que releituras são interessantes quando surpreendem de alguma forma. Na verdade, quem só conhece os contos de fadas pelas versões da Disney iria se surpreender ao saber que a maioria já uma releitura e que quase todos são bem macabros e com lições de moral do início ao fim, alguns inclusive com requintes de crueldade.

    Bjos

  • Isabel Góes

    Olá, tudo bem?

    Faz muito anos que li as histórias que deram origem às aberrações da Disney, ou como uma amiga prefere, a aliteração. Muito antes de Grimm, o filme ser lançado. Os contos são cruéis, lições de vida em uma época em que crianças era educadas, não mimadas para se tornarem pequenos tiranos. Once Upon só gostei da primeira temporada e Grimm, bom em Grimm os roteiristas se perderam depois do segundo episódio, mas são excelente entretenimento.

  • Kamila Villarreal

    Olá!

    Adorei sua resenha! Apesar de não ter lido nem curtir o mundo da Branca, acho super valida as observações que a autora fez. Parabéns pela resenha!

  • Beta Oliveira

    A Branca de Neve não é a minha princesa favorita. Por isso, adaptações que podem reverter a “birra” que tenho dela são bem vindas. Gosto de releituras e vou acrescentar esta na lista. Abraços!

  • Rayanni Kellsin

    Olá, tudo bem?
    Eu não consegui ir em frente com essa série, achei a leitura bem cansativa :(
    Um beijo.

  • Ana Paula Lima Miranda

    Oiii!

    Já disse por aqui que essa é uma série que tenho curiosidade de ler.
    Mas ainda não consegui. Fiquei chateada com esses erros, mas mesmo assim eu quero ler de todas as obras da série.

    Beijinhos

  • Janiele Silva

    Oiee, eu comprei a trilogia, mas só li o 1, e não gostei, achei o enredo muito fraco, sem pé nem cabeça e fiquei muito descepcionada! esperava mais.

    Bjs Jany

    http://www.leituraentreamigas.com.br

  • Morgana Brunner

    Oiii, tudo bem?
    Tenho muito interesse em ler essa obra da editora, uma amiga minha leu e disse que é horrível, eu por si fiquei bem entusiasmada com essa sua resenha, dica anotada querido, além do mais suas fotos ficaram incríveis!

  • Aline Belloni

    Eu tenho o box com esses livros faz anos, comprei bem baratinho no Submarino, mas nunca o li. Quero dizer, eu comecei, mas não consegui ir adiante. Acho que porque estou acostumada com os contos de fada e não com o que foi oferecido pela obra. Enfim, achei bacana a sua resenha e talvez, só talvez, eu dê outra chance a esse livro.

  • Joanice Oliveira

    Olá,

    Vou dar uma chance para essa saga, porque adoro releituras de contos de fadas, porque mostram uma nova roupagem aos personagens e introduzem situações que devem ser revistas pela sociedade contemporânea, como, preconceitos, bullying e machismo.

    Beijos!

  • Tainan Barboza Generoso

    Li o livro e não gostei :( parece que ficou faltando algo sabe? Talvez tenha que terminar a série para entender completamente, então quem sabe um dia? Fico feliz que seu preconceito com edição econômica foi quebrado, sempre li de boa.

  • Suzana Chaves Linhares

    Olá! Tenho uma enorme curiosidade em ler essa série! Gosto dessa pegada adulto e conhecer mais sobre esse outro lado. Gostei bastante da sua resenha, gostei dos pontos abordados. Abraços.

  • Ana Luz.

    Olá, tudo bem?

    Eu acho legal a proposta da autora com essa trilogia. É legal saber, ou melhor, imaginar que ela escreveu como uma crítica à sociedade ou até mesmo aos contos de fadas… mas confesso que eu não consigo pensar em ler essas histórias, sou muito apegada aos contos originais da Disney, vamos dizer assim. rs

    Minha amiga Mayara, que leu, até disse que esse conto destruiu a infância dela. Eu acho que eu fiquei meio, tipo, enfim… mas valeu pela dica.

    Beijos.

  • Larissa Oliveira

    Oi!
    Já vi muita gente falando desse livro, tanto bem quanto mal. Gosto muito de novas versões e visões dos contos de fadas, pois sempre podem nos surpreender e por isso tenho vontade de dar uma chance a essa série e fiquei mais animada depois de saber que a autora se utilizou da história para fazer críticas à sociedade. Sem falar que são livros que sempre estão super baratos haha.
    Beijos!

  • Livros Encantos

    Ola lindona, ainda não li essa série menina, leio elogios assim como algumas críticas, mas como amante de contos de fadas e curiosa que sou não posso deixar de conhecer os livros. Espero gostar assim como você. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

  • Krisnamara Alencar

    Vitor, tudo bem?

    Adorei tua resenha. Sempre fico balançada por esse série, principalmente por conta do preço que costuma ficar muito acessível nas promoções (e às vezes até fora delas). Gostei de saber que não é um livro fofinho e sim mais obscuro. Vou comprar e colocar na lista.

    Valeu pela dica ;)

    Leitoras Inquietas

  • Franciele Ribeiro

    Olá, eu tenho os 3 livros dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Fico meio assim para ler, pq já li resenhas ótimas sobre ele, mas também já resenhas detonando os livros, mas quem sabe alguma hora dou a oportunidade para ler e vejo por mim mesmo se é bom ou ruim.