Estilo de vida
Lockdown: atividades importantes para praticar durante o isolamento
Cidades entram em lockdown para conter os novos casos de Covid-19 e atividades em casa ganham destaque
O Brasil bateu novo recorde e acumulou 10 mil mortes por Covid-19 na última semana, assim alcançando uma média de mortes e casos graves em vários estados do país. Algumas cidades optaram por aplicar o lockdown para conter o avanço do vírus e para superar esse momento, encontramos algumas atividades domésticas e on-line que podem contribuir para o lazer, saúde mental, saúde física e estudos dos brasileiros.
Aprenda um novo idioma
Dominar, conhecer ou aprender uma nova língua traz grandes benefícios para o cérebro, convívio social e profissional. O inglês e o espanhol são idiomas que muitas pessoas se propõem a aprender, mas neste momento você pode embarcar em outra linguagem e cultura. A escritora Telma Brites recentemente abriu um projeto no Instagram chamado Francês Sem Vergonha (@francessemvergonha) para ensinar os brasileiros aprenderem Francês. Por meio curtos, simples, fáceis e objetivos, a artista apresenta vocabulários, expressões, termos e frases que aos poucos agregam o aprendizado.
Previna sua saúde mental
Com a chegada da pandemia de Covid-19, os números de pessoas que tiveram a saúde mental prejudicada aumentaram consideravelmente. Assim, a psicóloga Léa Michaan recomenda a prática de exercícios físicos para preservar a mente, como yoga, dança, exercício funcional e entre outros que possam ser praticados dentro de casa. Além disso, atividades que façam a pessoa se sentir produtiva é bastante importante, até mesmo o contato virtual com amigos e familiares. Só que, a profissional alerta a importância de discernir os pensamentos construtivos dos destrutivos, uma prática que preserva a saúde mental ao cancelar os pensamentos destrutivos.
Cuide da sua saúde física
De fato, ficar em casa gera um conforto que nos estimula cada vez mais ficar deitado descansando, porém é necessário se atentar com a nossa saúde física. O fisioterapeuta Leandro Pontes Chagas, graduado na Universidade Federal de Alfenas, aponta algumas atenções aos que permanecerão em casa durante o lockdown. O profissional, que também é autor de ficção, alerta a importância de beber água regularmente durante todos os dias para manter o corpo hidratado e a necessidade de se mover dentro de casa, consequentemente recomendado não passar grande parte do dia deitado no sofá; alongamentos são ótimas opções de excitar o corpo e melhorar a qualidade de vida.
Estude e adquira conhecimentos
Nunca é tarde para estudar e com a pandemia de Covid-19 muitas pessoas estão aproveitando as aulas remotas para expandir os seus conhecimentos. A escritora Yasmin Sampaio, de apenas 16 anos, está prestes a lançar “O Universo e suas Cores”, seu livro de estreia, mas não deixa os estudos de lado. A jovem recomenda a criação de um cronograma para aprender gradativamente aquilo que se propõe a estudar e a escrita de um resumo do que aprendeu ao final do dia para não esquecer dos detalhes, um método de aperfeiçoar os estudos.