Siga nossas redes sociais

Entretenimento

5 filmes sobre racismo para assistir e refletir

Confira a lista com cinco filmes para refletir sobre o racismo e a Abolição da Escravatura

Publicado

em

Filme 12 anos de escravidão
Imagem: Reprodução/12 Anos de Escravidão

Ver bons filmes sobre racismo pode nos levar a importantes reflexões sobre os direitos civis e sobre a igualdade racial. Além disso, existem muitas obras cinematográficas que são capazes de expor com riqueza fiel de detalhes os absurdos que aconteceram durante o regime escravocrata no Brasil e no mundo.

Pensando em te levar a entender melhor o assunto, elencamos 5 ótimos filmes que narram histórias de escravidão e as consequências disso para os indivíduos e para toda a sociedade. Assista aos títulos selecionados pelo Desencaixados e não esqueça de compartilhar com seus amigos.

5 filmes sobre racismo para nos fazer refletir

Confira abaixo os 5 filmes sobre racismo que você precisa assistir nesse 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil.

1. Diamante de Sangue (2006)

O filme Diamante de Sangue narra a história de Solomon Vandy (Djimon Hounsou) e de Danny Archer (Leonardo DiCaprio) em busca de uma raríssima pedra preciosa.

Entretanto, o pano de fundo da obra é a escravidão que houve em Serra Leoa em plena década de 1990.

Desse modo, somos levados a refletir sobre a diferença entre o preço e o valor das pedras preciosas. Bem como, das vidas que ficam em jogo na indústria de joias e de minerais raros.

2. 12 Anos de Escravidão (2014)

Este filme é impressionante e narra a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor). Na trama, Solomon é um homem negro livre.

Porém, um dia ele é sequestrado e vendido como um escravo. Dessa forma, passa 12 anos da sua vida diante dessa situação. No filme, vemos nitidamente como os escravos sofriam todos os tipos de violência, tanto físicas quanto psicológicas.

3. Django Livre (2012)

O filme de Quentin Tarantino conta a história do ex-escravo Django (Jamie Foxx). Na trama, o homem se une com o mercenário Schultz (Christoph Waltz) e procura diversos criminosos. Além disso, eles se verão diante de competições mortais de escravos promovidas por um terrível fazendeiro.

4. Harriet (2019)

Harriet é um dos filmes mais bacanas dos últimos tempos quando falamos de filmes sobre racismo. Nessa obra, Harriet Tubman (Cynthia Erivo) é uma ex-escrava que se torna abolicionista e também ativista política.

O mais incrível é que o filme é baseado na história real de uma das mulheres que mais atuou na libertação de escravos. Além disso, a senhora Tubman é, ainda hoje, uma referência em direitos civis e igualdade racial.

5. Histórias Cruzadas (2011)

O filme Histórias Cruzadas é de 2011, contudo, precisa ser visto e revisto sempre que possível. Na trama, vemos a jovem Skeeter (Emma Stone) em busca de mulheres negras para ajudá-la na criação de um livro.

Todavia, quando Aibileen Clark (Viola Davis) dá a primeira entrevista para a jovem, ocorrem muitas críticas na sociedade em que vivem. Afinal, a elite branca se sente extremamente desconfortável ao se verem confrontados com seus erros e desvios morais.


Curtiu as nossas sugestões de 5 filmes sobre racismo? Ative as notificações do Desencaixados para ver mais sugestões de filmes, séries, músicas, literatura e matérias sobre todos os tipos de entretenimento!

LEIA TAMBÉM:

• 5 filmes de terror baseados em histórias reais
• Filmes que você vai amar, odiar ou entender nada
• 5 filmes de ficção científica para assistir na Netflix
• 5 filmes de romance para assistir na Netflix
• 5 filmes desconhecidos para assistir na Netflix

Continue Lendo
Clique para comentar