Siga nossas redes sociais

Coluna

Conheça 5 filmes para assistir no Dia da Consciência Negra

Publicado

em

O Dia da Consciência Negra é em 19 de novembro e com essa data surgem necessárias reflexões sobre o racismo e o preconceito. Assim, abaixo serão elencados 5 filmes importantes sobre a relação da comunidade negra com o racismo e seus desdobramentos.

Falar sobre preconceito (de qualquer forma) seja racismo, xenofobia e transfobia têm se tornado cada dia mais importante e urgente. É necessário que toda a sociedade reflita sobre tais atitudes e acabe, o quanto antes, com ações que ferem outras pessoas.

Existem centenas de filmes importantes sobre a negritude e sua relevância para a cultura e sociedade, em geral. Porém, citaremos apenas 5 deles que são fáceis de encontrar e foram muito bem recebidos pelo público e pela crítica cinematográfica. Confira:

Infiltrado na Klan (2018), de Spike Lee

Esse filme é baseado na história real de um policial norte-americano chamado Ron Stallworth. Na trama, Ron consegue se passar por um membro da Ku Klux Klan mesmo sendo um homem negro.

Entretanto, quando precisa aparecer pessoalmente na comunidade racista, ele envia seu amigo branco para fazer o “seu papel”. O filme foi bastante premiado e levou inclusive o Oscar em 2019 como “Melhor Roteiro Adaptado”.

12 Anos de Escravidão (2013), de Steve McQueen

Outro vencedor de Oscar, porém na categoria de “Melhor Filme”, é a trama 12 Anos de Escravidão. Ele é emocionante e oferece grandes reflexões.

O filme narra a história real de Solomon Northup (interpretado por Chiwetel Ejiofor) que é um homem livre sequestrado e vendido como escravo em 1841. É uma obra surpreendente e que vale muito a pena ser vista (e revista).

Pantera Negra (2018), de Ryan Coogler

O filme Pantera Negra é muito importante, já que traz para um filme da Marvel um elenco de atores negros, em sua maioria. Além disso, o protagonista da trama é Chadwick Boseman, grande ator que morreu em 2020 vítima de câncer.

A trama narra além da história do herói T’Challa, outras questões paralelas como:

  • Evolução digital e tecnológica;
  • Convivência entre as pessoas que nascem em locais distintos (mesmo sendo da mesma cor).

Histórias Cruzadas (2011), de Tate Taylor

O filme Histórias Cruzadas fala sobre o trabalho de uma escritora chamada Skeeter (Emma Stone). Ela é uma escritora que coleta entrevistas de mulheres negras que vivem e trabalham em Mississipi, na década de 60.

A trama traz grandes atrizes como Viola Davis e Octavia Spencer, que interpretam mulheres trabalhadoras nas casas da elite branca da época. Desse modo, elas narram para Skeeter como é trabalhar para mulheres brancas e suas famílias.

Corra! (2017), de Jordan Peele

O último filme da lista de hoje é Corra!. A obra começa de maneira tranquila e narra uma viagem do casal Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams). Eles pegam a estrada para que Chris conheça a família de Rose.

Contudo, ao chegar na casa da tradicional família da namorada, Chris passa por difíceis situações e o que parecia ser um filme comum se torna um arrepiante thriller com diversas questões sobre racismo.

Quais desses 5 filmes para o Dia da Consciência Negra você já assistiu? Conte pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais!

Continue Lendo
Clique para comentar

Copyright © 2020 Desencaixados. Todos os direitos reservados.