4 obras para ler no Dia Internacional do Livro Infantil
01 abr

4 obras para ler no Dia Internacional do Livro Infantil

Coluna, Notícias

Victor Tadeu

O dia 02 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil, infelizmente a data não é muito conhecida e/ou frisada, mas ela foi concedida devido o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, pois no mesmo dia é comemorado o seu aniversário. Apesar dele não ter sido o primeiro autor de livro infantil, a sua importância dentro do mercado e na vida das crianças ficou memorável.

Hans Christian Andersen é importante quanto a literatura na vida das crianças, é um meio de entretenimento que necessita ser apresentado desde pequeno. O costume de fazer a leitura de livros é fundamental na formação de uma pessoa, assim trazendo benefícios incríveis que edificarão ao longo da sua formação, independente da área.

A literatura é um meio de entretenimento não tão visibilizada no Brasil, infelizmente os índices de leitores é muito preocupante dentro do país, consequentemente levantando situações arriscadas para o mercado editorial brasileiro. Porém, estamos sempre desenvolvendo conteúdos importantes e agradáveis cujo o intuito é viabilizar momentos de leitura, seja para uma pessoa que gosta ou não gosta de ler.

Por isso, aproveitando a data que merece ganhar mais destaques, indicaremos quatro livros infantis da Companhia das Letrinhas, um selo editorial do Grupo Companhia das Letras, que pode incentivar uma criança ter gosto por livros e ajudar qualquer adolescente ou adulto ter um contato maior com o entretenimento.

A Parte que Falta

Esse livro é escrito por Shel Silverstein e fez bastante sucesso na Companhia das Letrinhas em 2018, toda a repercussão foi devido um vídeo publicado no canal Jout Jout Prazer, onde a youtuber faz a leitura e compartilha sua interpretação da história, comovendo uma parcela gigante de pessoas. Em A Parte que Falta acompanhamos a jornada de um ser rolante procurando o seu complemento, consequentemente necessitando de outra parte para torna-se completo.

Essa obra é repleta de interpretação e possivelmente esse é o fator mais rico dela, muitos leitores interpretaram de uma forma diferente, porém não muito distante. Apesar de ser um título infantil muito adultos ficam comovidos com a jornada do ser rolante, onde acompanhamos com ilustrações simples, cativadoras e sensíveis.

Clique aqui para saber mais e ler nossa resenha.

A Parte que Falta Encontra o Grande O

Diante da excelente repercussão, a Companhia das Letrinhas lançou no mesmo ano a continuação de A Parte que Falta, a obra chama A Parte que Falta Encontra o Grande O. O livro não foi tão visibilizado quanto o primeiro, mas nele acompanhamos o outro lado da história, uma parte não-rolante que precisa de um ser rolante para ir até outros locais e conhecer o mundo.

Da mesma forma que o outro título, este também levanta interpretações incríveis e divergentes dependendo da sua idade e visão social. Ele é um livro infantil para todas as idades e carrega ilustrações incrivelmente simples e tocante, além disso, a obra fala muito sobre completude e dependência.

Clique aqui para saber mais e ler nossa resenha.

Amoras

O rapper Emicida lançou Amoras pela Companhia das Letrinhas em 2018, muitos dos seus fãs ficaram assustados pelo fato dele ter lançado uma obra para o público infantil, porém existem motivos que ele mesmo já afirmou durante entrevistas. O título não conta uma história sobre um protagonista concreto, mas levanta assuntos importantes sobre representatividade baseado em situações passadas por diversos negros.

Com as ilustrações de Aldo Fabrini, acompanhamos as páginas carregadas de inspiração e aprendizados desenvolvidos por Emicida. Amoras acaba sendo um livro rico em empoderamento ao ensinar crianças negras aceitarem suas cores, cabelos e traços e, além disso, como lidar com o preconceito fortemente presenta na sociedade, um fator muito positivo da obra, já que os pequenos costumam não ter argumentos para lidarem com essas situações.

Clique aqui para saber mais e ler nossa resenha.

As Aventuras do Pedro Coelho

Pedro Coelho é um clássico da literatura infantil, porém foi lançado em 2018 no Brasil como As Aventuras de Pedro Coelho pela Companhia das Letras. No livro acompanhamos quatro histórias do coelho, onde ele entra em jornadas totalmente arriscadas e repleta de ensinos, elemento comum das fábulas. A obra foi escrita por Beatrix Potter e contêm ilustrações com traços leves e encantadores.

Próximo da páscoa do ano passado o título foi adaptado em filme chamado Pedro Coelho, muitas crianças assistiram e poucas sabem que é inspiração de um livro. As Aventuras de Pedro Coelho pode ser um incentivo à leitura muito funcional para um pequeno, principalmente pelo fato dele já ter ciência da história em formato audiovisual, além desse fator, os contos têm mensagens incríveis.

Clique aqui para saber mais e ler nossa resenha.


Existem diversos livros presentes no catálogo da Companhia das Letrinhas ou de outra casa editorial que são excelentes escolhas para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, o intuito é ler e incentiva à leitura para os pequenos. Aproveitem a data e leia para uma criança!

Comentários