Coluna
Bo Burnham: Inside é o melhor lançamento do ano
As camadas, a profundidade e o simbolismo fazem com que o especial vá além da comédia stand up e se posicione como um dos melhores lançamentos do ano
Inside é uma manifestação única que se destaca de qualquer outro conteúdo criado no mundo imerso no caos da pandemia. Nenhum outro pedaço de entretenimento foi capaz de capturar com tanta precisão as sensações claustrofóbicas do aprisionamento voluntário e ainda sim divertir e encantar o espectador. As camadas, a profundidade e o simbolismo fazem com que o especial vá além da comédia stand up e se posicione como um dos melhores lançamentos do ano.
Bo Burnham: Inside é um especial de comédia lançado na Netflix em 30 de maio de 2021. Diretamente do comediante Bo Burnham, o especial foi filmado em sua casa durante a pandemia de COVID-19. Burnham dirigiu, escreveu, filmou, editou e estrelou o especial que vem sendo aclamado pela crítica.
Mas por que este é um dos melhores lançamentos do ano? Vamos ir mais afundo nesta análise da obra de arte de Bo Burnham:
Arte autoconsciente
Para quem já conhece o artista sabe que Bo Burnham é um tipo diferente de comediante. Iniciando sua carreira fazendo vídeos engraçados no Youtube, Burnham nunca se limitou ao simplório. Compondo uma variedade de músicas sagazes sobre os mais variados temas, Bo sempre foi capaz de transmitir uma autocrítica em suas performances.
Em seu novo especial, a arte autoconsciente preenche a tela de maneira quase poética. A construção do especial durante o ano faz parte de sua história de maneira a revelar uma expressão íntima do artista que expõe seu perfeccionismo com um imperfeição calculada. É lindo de observar e fascinante de analisar. Inside foi feito para ser assistido múltiplas vezes!
Simbolismo
Bo Burnham foi capaz de produzir um autorretrato visual, adicionando camadas e mais camadas de sua própria visão de si mesmo. Inside é o equilíbrio perfeito entre desolador e engraçado, por vezes desconsertando a audiência de maneira arrebatadora.
Isso, porém é muito bem balanceado com as músicas sagazes do comediante que mistura bem o humor com críticas sociais.
Temas familiares
Após o estouro da pandemia, houve vários lançamentos que tentaram abordar a temática, porém nenhum conseguiu atingir o que Inside atingiu. Sem focar na capitalização de uma tragédia, o especial da Netflix é quase uma atividade terapêutica do própria artista de lidar com os acontecimentos do mundo atual.
Bo representa muito bem as angústias de um mundo pós pandemia que se torna cada vez mais autoconsciente em relação ao que nos prende e ao que nos entretém. Inside mostra como lidar com o isolamento social, mostrando que nem sempre estes recursos serão as escolhas mais saudáveis quando se trata de ocupação de tempo.
Aspectos técnicos
Sem dúvida alguma, a direção de Inside é surpreendentemente impecável. Ao extrair uma estrutura de história de quatro atos Bo foi capaz de dirigir com maestria seu especial, sem limitar sua história à comédia. A direção de fotografia do especial carrega um enorme peso quando se trata de um tema maior explorado pelo artista. Durante todos os clipes, a iluminação dos cenários é cuidadosa, harmoniosa e coerente com tudo que está acontecendo naquele momento.
Apesar de ser um especial individual e solitário, a câmera parece ter vida própria, quase como uma acompanhante na jornada do artista durante o ano de isolamento social no qual foi filmado o especial.
Se você ainda não conferiu o especial de Bo Burnham na Netflix, não perca, pois com certeza será uma das melhores manifestações artísticas originadas do caos da pandemia.