Postado por: Amanda Barros

14606_gg

Título: Uma Mulher no Escuro
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Suspense
Número de páginas: 256
SKOOB

Sinopse: Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado — qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?

O livro Uma Mulher no Escuro conta a história de Victoria Bravo, uma jovem de 24 anos que viu sua família ser assassinada a facadas 20 anos antes, e agora tenta viver uma vida relativamente normal mesmo com o grande trauma e sem conseguir manter grandes relações de amizade ou amorosas com as pessoas.

Durante o enredo, o leitor pode conhecer melhor Victoria e aos poucos a história dela também. Além disso, o autor introduz um certo triangulo amoroso em um ponto da narrativa que movimenta ainda mais a vida da protagonista e abre espaço para novos mistérios e o suspense pelo qual Raphael Montes já é famoso.

2019-08-19-23-36-13

“A verdade é que Victoria se lembrava muito pouco dos pais ou do irmão. Era muito nova quando tudo acontecera. Segundo Dr. Max era normal que sua mente tivesse criado bloqueios para protegê-la” (página 52)

O livro Uma Mulher no Escuro foi escrito por Raphael Montes e lançado em 2019 pela editora Companhia das Letras. O mesmo autor já é conhecido por outras narrativas como Suicidas e O Vilarejo, porém é o primeiro livro em que ele traz uma protagonista mulher.

O enredo é baseado na narração em terceira pessoa da personagem principal e suas descobertas sobre sua família e o passado tão sombrio que lhe persegue por toda a vida, sendo assim é necessário que a personagem seja extremamente carismática por levar toda a história diretamente para o leitor, o que não é bem o que acontece no caso de Victoria, entretanto sua vida trágica ajuda quem acompanha o desenvolvimento a criar empatia com a mulher e remedia a falta de carisma da personagem.

Por mais que o universo seja focado em Victoria, a obra apresenta personagens secundários e a figura de um grande vilão assassino desconhecida pelo leitor até então. É nesse ponto que Raphael Montes mostra seu talento em contar histórias com uma narrativa envolvente que com certeza prende quem se dispõe a conhecer o enredo, dando elementos para que quem está lendo monte o quebra-cabeça, mas guardando as peças-chave para o final.

2019-08-19-23-36-34

“Ao abrir a porta, reparou em um pequeno monte de folhas no chão. Apoiada à parede, inclinou-se para observar a caligrafia mais de perto e percebeu a garganta secar. Santiago havia deixado mais páginas” (página 144)

Embora a narrativa seja bem escrita, ainda há uma certa problemática em como os fatos são dispostos no livro e como a personagem encara suas próprias experiências. É possível que seja somente por ser a primeira protagonista feminina do autor, mas a maneira como são colocados os pensamentos dela pode demonstrar muito mais a visão masculina das experiências da mulher do que como todo esse processo ocorre de fato.

A edição tem uma capa, feita por Rafael Nobre, muito bonita e condizente com o contexto da história. Instiga a curiosidade e também serve como uma peça do grande quebra-cabeça que o autor propõe fazendo alusão a elementos constantemente presentes na narrativa

Uma Mulher no Escuro é um livro com um enredo rico, interessante e cheio de plot twists, porém com cenas que podem ser um pouco problemáticas, mas que respeita o gênero do suspense com uma história bem pensada e sólida que constrói um final concreto e satisfatório.

Desencaixados - 2020 | Alguns direitos reservados