Siga nossas redes sociais

Notícia

RESENHA: Ausentes

Publicado

em

Existem casos policiais que são engavetados, outros que a segurança pública não encontram respostas e existe o desaparecimento de Rodrigo, a típica investigação policial que vem à tona após anos. Em Ausentes, obra de E. Ritt, acompanhamos três mulheres bastante diferentes sendo ligadas a um possível assassinato ocorrido em São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul), uma cidade pequena que costuma receber uma quantidade significante de turistas.

O chalé em que Ana estava hospedada com seu marido tornou cenário de investigação policial após ela encontrar um crânio humano nas proximidades do lugar. Interessada em saber a história por trás daquela situação, ela se propõe a ajudar a segurança pública enquanto revelações e evidências aparecem com uma frequência misteriosa.

Consequentemente o caso revivido por Ana reflete em Marina, a última esposa do geólogo Rodrigo, e em Jéssica, a última mulher da região a solicitar o seu serviço. O homem foi morto há anos, será que desta vez o assassinato ganha respostas?

Publicado pelo Grupo Editorial Coerência em 2020, Ausentes narra uma investigação policial balanceada com thriller e suspense, onde um desaparecimento mudou a vida de algumas pessoas por completo. Se propondo a colocar o leitor intrigado em encontrar respostas para o caso, E. Ritt consegue entregar um enredo que se sustenta até as últimas páginas.

A história é narrada por meio das perspectivas de Ana, Marina e Jéssica, na qual a autora alterna conforme a narrativa se revela e engrena, sabendo respeitar o tempo de apresentar as individualidades, fraquezas, problemas, objetivos e metas de cada protagonista que compõem a averiguação. E, apesar de aparentar ser informações soltas e sem fundamentos, a escritora consegue utilizar todos os detalhes para influenciar na experiência do leitor, às vezes ajudando na individual solução do crime, porém em determinados momentos deixando dúvidas no ar.

Tratando-se de uma investigação policial, E. Ritt consegue ir um pouco além ao aprofundar nas raízes das três protagonistas, assim demonstrando o quão diferente elas são e como todas sofrem, de forma diferente, com o machismo enraizado na sociedade; principalmente na cidade pequena. Por outro lado, a autora demonstra que teve bastante cuidado ao construir seus personagens, pois até mesmo os possíveis antagonistas são tratados com profundidade, ampliando a experiência do leitor com o caso de Rodrigo.

Outro aspecto muito interessante e presente na narrativa de Ausentes, é  o regionalismo. O pano de fundo é Rio Grande do Sul, mas durante a leitura é possível conhecer várias regiões do estado, inclusive bairros e avenidas, o que estimula quem está lendo a pesquisar se as referências são fictícias, ou não, enriquecendo todo o enredo.

E. Ritt escreve de forma objetiva e sem rodeios, focando na investigação e seus vestígios, o que engaja a leitura desde o início. A forma como ela entrega as informações aos leitores por meio das perspectiva de Ana, Marina e Jéssica foi uma forma genial de incluir o público no caso, pois é por meio delas que se consegue construir uma teia de investigação e, ao mesmo tempo, levantar dúvidas sobre qual das mulheres está mentindo.

O Grupo Editorial Coerência conseguiu reunir profissionais para deixar a experiência do leitor incrível por meio do trabalho editorial. A capa está muito interessante e intrigante, trazendo alusões à raízes; possibilitando diferentes interpretações. A diagramação e a revisão estão muito boa e agradável, influenciando em uma leitura também visualmente aconchegante.

Ausentes é um livro com poucas novidades, mas que consegue entregar uma história bastante interessante e surpreendente. O final pode ser um divisor de águas entre os leitores, mas é impossível concluir a leitura sem desejar uma sequência. Esta é uma obra leve, por trás de um caso suavemente complexo, que consegue proporcionar uma aventura agradável.


Título: Ausentes
Autora: E. Ritt
Editora: Coerência
Gênero: Suspense
Número de páginas: 226

Sinopse: São José dos Ausentes era uma cidade turística como tantas outras, mas, quando Ana encontra um crânio humano em um passeio pelo lugar, vira palco de uma intensa investigação policial. À medida que revelações sobre o caso se desenrolam, evidências mostram a importância de mais duas mulheres para a elucidação do mistério envolvendo um possível assassinato: Marina, viúva da vítima, e Jéssica, esposa da última pessoa a
solicitar seus serviços como geólogo.
Alternando entre os pontos de vista de Ana, Marina e Jéssica, mulheres completamente diferentes, Ausentes deixará o leitor ávido por respostas. Afinal, quem matou Rodrigo e por quê?

Continue Lendo
Clique para comentar