RESENHA: Poder
20 mar

RESENHA: Poder

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Poder
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única Editora
Gênero: Fantasia
Número de páginas: 224
SKOOB l GOODREADS

Adquira aqui: Submarino l Amazon l Saraiva

Sinopse: Acordar uma princesa pode ser letal.
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!
Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder…
Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.

 

Em uma conversa com sua esposa, o rei percebe que seu filho precisava de presenciar uma aventura e ser um pouco independente dos pais para finalmente casar com uma dama real. Após a conversa uma decisão é feita, o príncipe iria acompanhado com o melhor caçador já conhecido para um reino cercada de árvores, cipós e todo tipo de plantação que impedia a entrada e a saída de qualquer pessoa. O caçador não se sentiu muito confortável com a missão que o rei lhe passou, ele deveria levar o príncipe e trazê-lo com vida, mas como um bom caçador e conhecedor da floresta ele vai para a jornada sem receios junto com o príncipe mimado.

Já indo em direção ao reino cercado pela natureza eles ouvem um grito e correm para visualizar o que estava acontecendo na redondeza. Seguindo a fumaça de uma chaminé eles deparam lobos atacando uma senhora de idade e sua neta Petra, ou se preferir, a famosa Chapeuzinho Vermelho. Após ajudarem elas e serem bem recebidos eles decidem irem para a jornada que os aguardam, mas Petra junta a eles para saber o que tinha através daquele muro de árvores.

Adentrando a floresta que cercava o reino eles descobrem que as coisas não estavam muito certas, elas encontram um carroceiro deitado no chão junto com o cavalo, percebem que eles não estavam mortos e sim dormindo, além disso, com muita habilidade e esforço eles tentavam lidar com a mata que se reconstrói sozinha. Tudo estava muito estranho para eles, mas após passar pela cerca eles descobrem que não era apenar o carroceiro e o cavalo que estavam dormindo, mas sim, todo o reino.

Andando pelas ruas silenciosas e totalmente empoeiradas, eles encontram um castelo na qual decidem entrar e andar pelos corredores em busca de alguma pessoa acordada. Dividindo-se para cada um vasculhar um canto do reino eles deparam com Bela, uma princesa adormecida com o dedo espetados e pingando sangue. Como de se esperar o príncipe fica apaixonado por ela e movido pela beleza de Bela ele a beija e despertou todo o reino.

O reino não só dormia, mas também escondia vários segredos. Quem enfeitiçaria Bela? Que bruxaria era capaz de fazer toda a cidade adormecer e acordar só após Bela acordar? Eles estavam dormindo aproximadamente há quase 100 anos, mas havia algo certo no que estava errado, havia muitos segredos para serem revelados e havia uma princesa enfeitiçada desde o nascimento. Será que o certo estava errado ou o errado estava certo? Ficou curioso? Acompanhe nossa resenha e saiba mais sobre a história.

Poder é último livro da Saga Encantadas, todos os livros foram escrito pela Sarah Pinborough e publicado pela Única Editora. Infelizmente ou felizmente esse livro não tem nenhuma ligação com os outros, ou melhor, a ligação é indireta, só que for esperto vai entender, mas, mesmo assim, é um livro fantástico.

Conhecendo um pouco mais sobre a história de Bela Adormecida com um olhar muito diferente do que estamos acostumado a conhecer. No livro iremos deparar com vários personagens de outro contos, como: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, A Bela e a Fera e entre outros. A referência feita pela autora e a forma que ela conseguiu distorcer e unir todos os contos citados em uma única história, é de tirar o chapéu. Não só a história em si, mas a escrita da autora também melhorou bastante em Poder e isso é um grande ponto positivo, pois não encontrei erros e não fiquei incomodado com a tradução como nas duas obras anteriores.

“Não seja boba, querida. Não são só os homens que precisam de uma aventura, sabia? Todo mundo precisa encontrar o próprio destino. E se há alguma coisa além daquele muro que está chamando por você, precisa descobrir o que é. As coisas são assim. (página 36)”

Acho que vocês estão esperando que eu diga qual crítica social que encontrei em Poder, pois em Veneno e Feitiço encontrei criticas maravilhosas. Infelizmente em Poder eu não consegui encontrar nenhuma crítica social concreta, mas é claro, teve aquelas superficiais e que também devem ser atentas pelos leitores, como a Petra reclamando que pelo fato dela ser mulher ela também era apta a participar da jornada, são muitas, mas é como eu disse: são críticas não aprofundadas, ou seja, superficiais.

Como de costume nesse livro também deparamos com um príncipe mimado achando que manda em tudo e que pode fazer tudo que tem vontade. Achando entendedor de tudo que estava a sua frente o príncipe desse livro “quebra a cara” várias vezes e uma coisa legal foi Petra (Chapeuzinho Vermelho) sempre chamando a sua atenção e fazendo ele olhar para a jornada e deixar o seu ego de lado. Outra coisa que foi engraça e colaborou muito com a história foi o fato do caçador fazendo de tudo para aturar as ideias erradas do príncipe e fazendo o máximo para manter a tranquilidade e levá-lo vivo de volta para o reino.

“— Eu devia beijá-la — murmurou ele.
— Não, você não deveria — Petra olhou para o príncipe — Isso seria completamente errado. Se alguém me beijasse sem minha permissão, fosse um príncipe bonito viajante ou não, eu lhe daria um tapa.
O caçador riu. (página 62)”

Dos três livros da saga Poder foi o livro que mais gostei de fazer a leitura, achei a leitura mais fluída e com mais aventura, pois esse é o foco da autora, fugir da vida perfeita, colocando barreiras e desafios nos personagens e nesse livro foi o que mais encontrei afazeres, missões de deixar qualquer pessoa completamente enlouquecidas e uma desconstrução real de princesa perfeita.

Não diferente das outras obras nenhum personagem foi criado para tampar buraco. Todos, até mesmo os personagens secundários, foram apresentados com muita honestidade (digo em relação a escrita da autora) e com muita história para desenrolar, nenhum deles foram apresentados superficialmente e todos tinham um destino e uma missão dentro do livro, o que colaborou para uma leitura mais surpreendente e prazerosa.

A edição é a mesma dos anteriores, folhas brancas, fonte boa e tamanho ótimo, o espaçamento é perfeito e tudo colabora para uma leitura mais prazerosa. Nas últimas páginas desse livro temos acesso a uma entrevista de autora em relação a saga, achei muito legal a editora disponibilizar essa entrevista.

Por tanto, ainda mantenho a recomendação da autora em indicar para os fãs de Once Opon a Time e Grimm e acrescento a minha recomendação de sempre (da saga). Recomendo para aqueles que gostam de uma boa aventura e têm curiosidade em conhecer contos de fadas com um olhar diferente e mais adulto, mostrando que nem tudo tem um “feliz para sempre”. Por outro lado, não recomendo para pessoas muito novas, pois o livro tem cena de sexo e palavrões. Ah, já ia me esquecendo, vi pessoas comentando as outras resenhas dizendo que não gostou do livro por ser muito diferente, então eu recomendo vocês lerem sabendo que nada vai ser como vocês conhecem, essa é a ideia da autora, apresentar para vocês uma história que vocês conhecem com uma visão real e totalmente diferente.

Comentários

  • Nat (Lendo Romances)

    Boa proposta da autora. Essa capa poderia ser melhor, né? Já li muitos livros baseados em Contos de Fada ou que fazem releituras, mas é muito difícil ver críticas sociais neles. Nesse momento não fiquei com vontade de ler, acho que cansei um pouco de fantasia!

  • LILIAN FARIAS

    Que pena que as críticas são superficiais, pois nesse momento da resenha, o livro perdeu todo o encanto. Porém, gostei de saber que nenhum personagem foi criado como tapa buraco. Acho a série bastante válida para o público juvenil.

    • Desencaixados

      Como eu disse, não é muito válida para o público juvenil por causa do conteúdo adulto!

  • Marcella Santos

    Esse pra mim foi o melhor dos três. Parece que nele a autora finalmente usou o coração pra escrever. E como você bem colocou, todos os personagens são muito bem construídos e tem seu papel claro no enredo.

    • Desencaixados

      Exatamente! <3

  • Daniele Vieira

    Olá
    Tenho muita curiosidade com essa trilogia, para mim foi uma das melhores releituras que vi por aí, estou achando que esse também seria meu favorito, por causa da jornada, da aventura e da magia que ele tem.

  • Morgana Brunner

    Desde que conheci seu blog e vim aqui, é um surto, suas fotos ficaram lindas e realmente seu blog é apaixonante, espero que eu consiga ler essa trilogia, uma amiga leu e odiou, mas pretendo ler mesmo assim, ótima resenha. Muito sucesso.
    Beijinhos

    • Desencaixados

      Olá, Morgana

      Muito obrigado pelos elogios, tente ler a trilogia, mas é como eu falei na resenha leia sabendo que a autora vai destruir todos os seus conceitos sobre os contos!

  • Raíssa Nantes

    Eu gostei muito mais de Poder também quando fiz a leitura dessa trilogia. Achei a trilogia, numa visão geral, bem legal, mas só isso – nada excepcional, mas vale a pena fazer a leitura dela.

    Raíssa Nantes

  • Rayanni Kellsin

    Olá, tudo bem?
    Como eu disse antes, eu não gostei nada dessa série, por isso vou passar a dica, mas sem antes ressaltar que sua resenha está muito bem escrita.
    Um beijo.

  • Vivianne Sophie

    Olá,

    Tenho muita vontade de iniciar a leitura desse livro, mas tenho lido opiniões diversas sobre essa história e por isso fico com o pé atrás. Ainda assim, adorei conferir suas impressões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

  • Jennifer Silva

    OMG eu amo essa trilogia! Essa foi a melhor versão dos contos de fadas infantis que eu já li na minha vida. A autora não apenas conseguiu colocar uma versão mais adulta como também fez a história ficar viciante e ainda construiu um enredo incrível que se encaixou perfeitamente nas três histórias. Eu adorei sua resenha e me deu muita vontade de reler essa obra maravilhosa, o meu livro preferido foi Feitiço porque tem o final feliz do meu personagem preferido dos três livros, o Caçador kk. Bjss!

  • Beta Oliveira

    Olá, eu adoro releituras. E gostei desta seguir por caminhos diferenciados. Ao lado de Aladdin, Bela Adormecida é meu conto de fadas favorito. Então há grandes chances de eu gostar! Abraços!

    • Desencaixados

      No primeiro livro da saga a história de Aladdin faz uma pequena participação! ♥

  • Michele Lopez

    Olá,
    Ainda não li nenhum dos livros da série acho que pelo fato de não me interessar muito por releituras de contos de fadas.
    Porém, lendo sua resenha fiquei um tanto quanto intrigada pelo fato de você citar que este volume apresenta algumas críticas ainda que superficiais e fiquei imaginando quais seriam as criticas encontradas nos volumes anteriores e se elas são mais aprofundadas.
    Creio que ao fazer a leitura esse terceiro me agradará mais também pelo fato de você dizer que apresenta mais aventura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Camila Mondaini

    Então esse livro seria uma recontagem de A Bela Adormecida certo? O que me chamou muita atenção foi o fato de eles pegarem contos de fadas infantis e mostrar que também serve para adultos. Fiquei bem curiosa sobre os desafios que o príncipe vai encontrar ao lado do caçador e de Petra.

    beijinhos!

  • Amanda Caldas

    Hey!

    Adoro releituras de contos de fadas, inclusive estava lendo Terra de Histórias do Chris Colfer (Curt em Glee). Eu adquiri o box desses livros 1 ano atrás mas ainda não tive tempo para ler. Sua resenha só aguçou a minha vontade de ler logo os livros.

    Sucesso.

  • Anastacia Cabo

    Oie tudo bem?! Cara para, autora destruidora de tudo aquilo que pensamos, não creioooo… Essa não é uma tarefa muito fácil né?!?
    Você sabe que sempre vejo o livro por aí mas nunca me despertou interesse, até eu ler sua resenha. Já coloquei na lista de leituras futuras. E outra coisa muito legal nas suas resenhas, as fotos. Nossa já vi muita resenha com foto pra ocupa espaço. As suas são sempre para complementar a beleza. Está de parabéns.
    Bjs

  • Suzzy L Chiu

    Hello, tudo bem?
    Adoro demais essa trilogia da Sarah Pinborough!!!
    Já li todos e adorei o modo que contaram de modo mais interessante os contos de fadas.
    Eu tb gostei mais de Poder, achei tudo mto bem desenvolvido.
    As capas sao show!!!!
    Beijos.

    Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter

  • Sâmella Raissa

    Oi, Victor!
    Essa trilogia conquistou muitos leitores, sem dúvida alguma, e é meio que curioso algumas pessoas dizerem que não gostaram por ser muito diferente. Mas não é uma releitura? rsrs Enfim, não conferi suas resenhas dos livros anteriores, mas só pela premissa desse fica bem claro o quão nada é previsível ao que se espera dos contos de fadas de costume e é legal que os livros tragam críticas sociais também, ainda que este terceiro não tenha se aprofundado tanto – mas esse quote do beijo do príncipe particularmente soou bem claro, na verdade, hahaha. Não é uma leitura que me atraia de todo devido ao sexo e palavrões, que não me agradam realmente, fora que não sou muito ligada em releituras, foram poucas as que li até agora, mas dentro do conto da Bela Adormecida, lembro de ter lido e gostado bastante de A Kiss in Time, da Alex Flinn. Enfim, valeu a dica mesmo assim, gostei muito da resenha! ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

  • Kamila Villarreal

    Olá!

    Apesar de várias resenhas positivas, não me sinto atraída pela trama, fantasia nunca me prende. Mas como terei que ler em abril uma releitura de conto de fadas, essa sugestão veio na hora certa. Parabéns pela resenha e amei as fotos!

  • drielymeira

    Oiee ^^
    Eu cheguei a ler os dois primeiros livros e gostei bastante. Achei bem diferente de tudo o que já tinha lido, gostei muito da forma como a autora abordou as críticas e das histórias em si. Estou querendo relê-los para poder ler “Poder”, já que não lembro de muita coisa kkkk’
    MilkMilks ♥

  • Leitora Voraz

    Oi, tudo bem?
    Como romântica incurável, adoro contos de fadas e procuro ler todas releituras. E essa é uma das que chamam atenção por apresentar os personagens que conhecemos de um ponto de vita totalmente diferente, e às vezes inverso, risos… Acho que irei me divertir com as cenas entre o príncipe e o caçador. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Our Brave New Blog –

    Oi.
    Já conhecia a saga. Acho legal a ideia de fazer releituras de histórias já tão conhecidas, mas, para ser sincera, a história (tanto essa quanto a original) não me enche os olhos.
    Apesar dos seus elogios, acho que não seria uma boa leitura para mim agora :/

  • Karine Fernandes

    Já li várias resenhas sobre essa história, já até mesmo tentei ler uma vez.Mas para mim simplesmente não fluiu, achei chato e foi um dos poucos livros que eu abandonei, mas gostei de ver sua sinceridade, e suas fotos estão lindas. Parabéns.

    Beijos

  • Ana Paula Lima Miranda

    Oiii!!

    Eu provavelmente falei por aqui minha vontade de ler essa série.
    Eu amo releituras e sei que essa autora teve um cuidado na composição dos personagens.
    Sua resenha está ótima!

    Beijinhos

  • LITERABOOK

    Olá, tudo bem? Acompanhei a resenha do antecessor por aqui e já tinha ficado maravilhada, agora então, preciso demais adquirir essa série. Que bom que temos críticas sociais embutidas nos livros e que pena que você não achou um nesse. Mesmo assim sua resenha está rasgadas de elogios, por isso dica mais que anotada. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  • Luisa Aranha

    Essa saga parece ser fascinante. Estou doida pra ler mais ainda não tive a oportunidade. Essa saga faz uma releitura bem interessante dos contos que conhecemos (pelo que vejo nas resenhas) e parece realmente ser daquelas que ou você ama ou odeia!

    bjos