RESENHA: Os Meninos da Caverna
11 mar

RESENHA: Os Meninos da Caverna

Notícias, Resenhas

Victor Tadeu

Título: Os Meninos da Caverna
Autor: Rodrigo Carvalho
Editora: Globo Livros
Gênero: Não-ficção
Número de páginas: 176
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Rodrigo Carvalho, autor e correspondente da TV Globo e GloboNews, conta a dramática história do resgate do time de futebol juvenil que ficou dezoito dias preso em uma caverna na Tailândia.

Os meninos da caverna vai muito além do resgate espetacular, mergulhando na origem dos Javalis Selvagens e visitando o contexto político, social e religioso do país. Traz, ainda, os cenários do Sudeste Asiático e destrincha por que o time se tornou um símbolo de solidariedade mundial, em uma história capaz de desviar as atenções de uma Copa do Mundo.

O autor nos mostra o quão poderoso e transformador é o exercício de se colocar no lugar do outro, não importa se ele está na nossa esquina ou em uma caverna tailandesa. Esta é, sobretudo, uma história de esperança.

 

Em Junho de 2018 o mundo parou para acompanhar a Copa do Mundo, mas também dividiu a atenção para um resgate dado por impossível na província de Chiang Rai, Tailândia. Doze jogadores jovens e adolescentes e seu técnico estavam presos dentro de uma caverna, eles foram comemorar mais uma partida de jogo e ficam impossibilitados de voltarem para casa. O resgaste durou exatos 18 dias, onde eles tiveram que lutar contra suas necessidades para manter vivos.

Em forma de homenagem, o repórter Rodrigo Carvalho, responsável por toda cobertura desse acontecimento, desenvolveu uma obra onde pretender dar voz aos meninos e jamais apagar suas histórias sofridas e com mensagens incríveis. Por isso, em Os Meninos da Caverna seremos tocados de várias formas durante a leitura.

“Um evento imenso como esse não acaba; permanece dentro das pessoas e se transforma numa porção de outras coisas. (página 11)”

Os Meninos da Caverna é um livro em formato de reportagem escrito pelo jornalista Rodrigo Carvalho. O título foi publicado pela Globo Livros e conta a história do resgate e pós-resgate dos jogadores que ficaram presos em uma caverna tailandesa durante a Copa do Mundo.

Apresentando uma história real e, ao mesmo tempo, comovente, o escritor conseguiu desenvolver um título bastante intenso e rico em diversos aprendizados. Em Os Meninos da Caverna acompanhamos de modo detalhado o resgate quase impossível que durou 18 dias e como esse acontecimento foi impactante na vida das pessoas depois dele.

Na Tailândia a meditação é uma prática muito presente nas sociedades diante da religião e filosofia de vida budista, conseguimos enxergar no livro como a prática foi um dos atos responsáveis por salvar a vida dos meninos. Rodrigo Carvalho foi inclusivo o suficiente em demonstrar como cada jogador encontrou a sua paz espiritual para ser resistente e ganhar energia; por um lado encontramos vários budistas mediante e, por outro, um único jogador cristão fazendo orações ao seu deus.

Os Meninos da Caverna é um livro sobre humanidade, onde apresenta o lado mais empático, automaticamente admirável, da população tailandesa. Durante todo o incidente o escritor relata como a sociedade mobilizou em massa para prestar orações, ajudas e vibrações positivas aos meninos presos e para todos que estavam trabalhando no resgate. Além disso, Rodrigo conta o caso de uma criança brasileira que se comoveu com o caso, dando uma aula de compaixão.

“Colocar-se no lugar dos meninos era uma forma de visitar medos e angústias, de sofrer com eles, por eles, e de dormir imaginando o pesado de acordar e ter que contar ao Brasil que um dos garotinhos tailandeses tinha morrido. (página 23)”

Apesar de todas as histórias terem seus significados e destaques, a vida de Adul Salm-on, um dos jovens presos da caverna, é inicialmente sensível. O repórter nos conta como o garoto refugiado foi recebido na Tailândia, infelizmente impactando a vida de seus pais, sendo conhecido como “o sem pátria”, a abordagem dele é motivo de levantar questões importantes, principalmente de valorização.

Rodrigo Carvalho contém uma escrita agradável, apesar de o livro contar uma história verdadeira e ambientada em uma cultura e contexto histórico totalmente diferente do Brasil, ele consegue ser atento o suficiente para nos apresentar alguns termos culturais e explicá-los em seguida; uma forma admirável de não deixar o leitor perdido. Com palavras sutis e, ao mesmo tempo realistas, o escritor e repórter soube escrever uma obra tocante e reflexiva.

A Globo Livros realizou um trabalho incrível com o desenvolvido editorial de Os Meninos da Caverna, a capa branca com a ilustração em silhueta é bastante interessante, os materiais utilizados são de qualidade e a forma que dividiram o livro é bem engajada, flexibilizando a leitura. Em determinado momento da obra encontramos algumas fotografias, enriquecendo o conteúdo escrito por Rodrigo Carvalho.

Os Meninos da Caverna é uma reportagem literária que fará vários leitores tirarem um momento da leitura para refletir e valorizar as condições que vivem. De forma abrangente, inclusiva e totalmente tocante, acompanhamos a história de um resgate quase impossível que durou 18 dias, onde as manchetes acabaram se destacando para o incidentes, deixando a Copa do Mundo um pouco de lado.

Comentários