RESENHA: O Óbvio Também Precisa Ser Dito
05 jun

RESENHA: O Óbvio Também Precisa Ser Dito

Notícias, Resenhas

Victor Tadeu

Título: O Óbvio Também Precisa Ser Dito
Autora: Guilherme Pintto
Editora: Outro Planeta
Gênero: Autoajuda
Número de páginas: 192
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Do mesmo autor do fenômeno Seja o amor da sua vida
Estamos quase sempre ocupados com o desejo de não ficarmos tão ocupados no futuro. As plataformas às quais nos
conectamos vendam nossos olhos: a atenção é o ouro do agora.
O computador resolve “quase” tudo, os algoritmos estão sempre à nossa disposição, o tempo todo. Mas, e a nossa
comunicação? O nosso tempo com o outro? O que entala? O que vai somando no inconsciente, trancando na garganta,
fazendo o corpo ter dificuldade para digerir? Pais que dão presentes por não estarem presentes, jovens que vêm
acreditando que a interação nas redes sociais é mais importante que exercer o afeto off-line, nós que vamos deixando
passar, deixando de dizer, porque é menos uma coisa para lidar…
O objetivo deste livro é falar do óbvio, como o próprio título já diz. Afinal, se fosse tão óbvio assim, que diabos estaríamos
fazendo aqui?

Muitas das vezes nos ocupamos com coisas sem muitas necessidades e esquecemos dos pequenos detalhes, detalhes esses que tornaram tão óbvios que nem fazemos questão de lembrar, mas que necessitam transitar em nossas vidas. Às vezes até sabemos que precisamos relembrar essas questões óbvias, porém nem sempre estamos dispostos parar para analisar ou aceitar o caso.

Entrando no catálogo de crônicas do Grupo Planeta de Livros Brasil, o livro O Óbvio Também Precisa Ser Dito chegou para te ensinar que aquele conselho clichê nunca é em vão, que frases de efeitos é para ter efeito, e que o óbvio sempre precisa ser dito.

“Aprecie os momentos e se valorize por ter habilidades que o ajudaram a chegar aonde você está hoje.” (página 159)

O Óbvio Também Precisa Ser Dito, é o segundo livro escrito por Guilherme Pintto e publicado pela Outro Planeta, um selo editorial do Grupo Planeta de Livros Brasil. A obra reúne diversas crônicas importantes e baseadas de acordo com a vida do autor, onde ele conta algumas das suas experiências e, ao mesmo tempo, nos apresente uma visão mais ampla e concreta de determinados assuntos.

O próprio Guilherme afirma nem toda obviedade são compatíveis, vivemos em realidades diferentes, ou seja, o que é óbvio para você, pode não ser óbvio para ele. Muitas das vezes não estamos confortáveis de aceitar a verdade, mesmo ela sendo necessária, e compartilhando a sua história de vida com ensinos incríveis o escritor nos alertar o tempo inteiro que ser humilde com nós mesmo é necessário, frase clichê/óbvia, porém realista.

E é nesse ritmo que O Óbvio Também Precisa Ser Dito segue, nesta obra são apresentadas situações comuns, com conselhos que você já ouviu de algum amigo, mas que precisa relembrar para se conscientizar. É claro, o livro contém uma singularidade de Guilherme Pintto, principalmente os seus conselhos funcionais, onde o leitor consegue retirar aquilo que chega próximo das suas condições.

Este livro acaba se destacando por ser bastante diverso, o autor soube explorar vários assuntos, sabendo dosar obviedades gerais e outras mais específicas, como o ciclo de um relacionamento tóxico, a opressão sofrida por algumas pessoas e entre outros que é próximo da realidade social de uma minoria. Além disso, as crônicas transitam em te abraçar, motivar e sacudir todas as vezes que necessário.

“O problema não é criar expectativas, / é se esforçar para não sentir. / sendo que no esforço você já está sentindo.” (página 57)

Guilherme Pintto escreve com um equilíbrio admirável, ele soube elevar e reduzir o ritmo das frases de acordo com a situação tratada. Em momentos de leitura frenética o escritor consegue finalizar a crônica com um impacto bem radical, esfregando a verdade em nossa cara; Por outro lado, ele consegue dosar assuntos cautelosos, demonstrando respeito e empatia pelo próximo. É válido ressaltar que ele escreve sem rodeios e muito das vezes utilizando um vocabulário sem se preocupar com a censura.

O trabalho do Grupo Planeta de Livros Brasil está simples e apaixonante em O Óbvio Também Precisa Ser Dito, as cores preta e branca de fato combinam independente do local e isso traz uma transparência significante e bem destacada para a obra. Além disso, a diagramação é perfeita, em todos os contos somos recepcionados com uma frase de efeito e despedidos com uma de moral — também presente no texto.

O Óbvio Também Precisa Ser Dito é um livro que motivará muitas pessoas, onde os leitores encontrarão nas sinceras palavras um amigo verdadeiro, sabendo te abraçar e lhe despertar a verdade todas as vezes que necessária. Se amar, se respeitar, compreender as diferenças e estabelecer limites, são questões tratas nesta obra que emplacará diversas leitores.

Leia também:

RESENHA: Pra Você Que Teve um Dia Ruim
RESENHA: É Proibido Reclamar
RESENHA: Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz
RESENHA: Preciso Saber

Comentários