RESENHA: Não Tá Fácil Pra Ninguém
12 abr

RESENHA: Não Tá Fácil Pra Ninguém

Notícias, Resenhas

Amanda Barros

55172_ggTítulo: Não Tá Fácil Pra Ninguém
Autor: Andrew Tsyaston
Editora: Seguinte
Gênero: Histórias em quadrinhos
Número de páginas: 111

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Às vezes você mal acorda e já sente que a vida quer te derrubar? Tenta, em vão, conciliar sono, trabalho, exercícios, lazer e vida social, e sente que tem sempre alguém muito melhor do que você em tudo? Não se preocupe, você não está sozinho! Porque a verdade é que não tá fácil pra ninguém.
De forma acessível e certeira, as tiras de Andrew Tsyaston discutem ansiedade, depressão, masculinidade tóxica, autoestima e as expectativas de nossa sociedade em relação aos jovens. Ao longo da leitura, é inevitável se identificar e dar muita risada — ainda que, por dentro, você esteja chorando.

Um personagem sem nome, talvez a própria representação do autor ou de qualquer um que se identificar com ele, vivendo suas aventuras cotidianas e lidando com ansiedade, depressão, masculinidade tóxica, autoestima e a pressão da vida adulta.

Esses são os temas principais que rondam a vida do protagonista, o livro mostra de maneira cômica problemas do dia a dia e como eles afetam cada um de uma maneira diferente, além de classificar as pessoas de acordo com suas atitudes.

O personagem principal vive uma vida como qualquer um dos leitores, com responsabilidades da vida adulta, problemas e dúvidas que parecem ser impossíveis de serem esclarecidas sem passar por grandes dificuldades e decepções, muitas vezes sem obter o resultado esperado

IMG_20190412_153630
                                        Amem a si mesmos, notívagos. O mundo também é de vocês. (página 33)

O livro Não Tá Fácil Pra Ninguém é de autoria de Andrew Tsyaston, foi lançado em 2019 pela Editora Seguinte, um dos selos do grupo Companhia das Letras e é oriundo da página Shen Comix que já conta com mais de um milhão de seguidores pelo mundo e faz muito sucesso com suas piadas com o cotidiano e um pouco de sarcasmo e ironia.

No enredo, não linear, do livro é possível identificar a preocupação do autor em abordar diversos temas atuais, como ansiedade, depressão e masculinidade tóxica. Ele traz esses assuntos de forma irônica e buscando a reflexão no leitor, sempre deixando um certo impacto no final das tirinhas. Além disso, Tsyaston traz piadas sobre o cotidiano sem tanto pudor e com um humor por vezes ácido.

Em meio a uma história leve e engraçada, o autor optou por abordar esses temas mais pesados da maneira mais lúdica possível, e o livro passa a ter um valor crítico e não apenas humorístico, isso pode ir contra ser as expectativas de alguns leitores, inclusive por não temer em escrever críticas que podem não agradar a todos.

IMG_20190412_153711

                                                                    Quer saber? Às vezes tudo bem ir com a maré. (página 111)

O aspecto visual do livro é simples, mas muito bonito, além de se utilizar de traços que remetem à fofura, Andrew também procurou fazer os personagens bem expressivos, o que dá a ideia de estar assistindo uma animação, de certa forma dá vida aos personagens.

No aspecto da edição, a Editora Seguinte fez uma ótima diagramação utilizando um tamanho que não desperdiça a arte que o livro contém e não torna o material pesado desnecessariamente, sendo possível levá-lo para vários lugares quase que como uma edição de bolso.

Não Tá Fácil Pra Ninguém é um livro cheio de aventuras, mas daquelas que os leitores irão se identificar, é um ótimo livro para relaxar depois de um dia cansativo e no final de tudo se sentir compreendido (a) pelo autor.

Comentários