RESENHA: Além da Magia
13 ago

RESENHA: Além da Magia

Notícias, Resenhas

Geovanna Moreira

Título: Além da Magia
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia
Número de páginas: 368
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.

No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.

 

Alice é uma menina de apenas doze anos, sem pigmentação alguma. Seus cabelos e pele brancos como leite, mas o coração e alma leves como seda. Uma menina incapaz de ser apreciada por Ferenwood, uma vez que seu povo era conhecido como o mais brilhante de todos. Esquecida por quase todos, mas disposta a fazer de tudo para conseguir aquilo que mais deseja.

A mesma tem de confiar na pessoa que ela mais odeia, Oliver Newbanks, um garoto que tem o talento de persuasão, assim como o da mentira, para encontrar Pai, a pessoa que ela mais confia e ama no mundo. Com isso, os dois acabam embarcando em uma aventura rumo a Futhermore, uma cidade em que a magica é usada ao extremo.

Uma amizade improvável acaba nascendo de duas pessoas totalmente diferentes e um tanto complicadas. Trazendo ensinamentos, como também questionamentos muito importantes para cada leitor.

Além da Magia, escrito por Tahereh Mafi, é um livro de fantasia publicado pela Universo dos Livros. Uma história que nos apresenta um mundo com uma aventura fascinante fascinante, na qual as cores são valiosas, mas o mais importante é mostrar que a magia muita das vezes não faz uso de regras.

O enredo é muito bem desenvolvido pela autora, em forma de terceira pessoa. Trazendo uma escrita simples, mas em nenhum momento infantil. Depois de seu sucesso com o best-seller do The New York Times e do USA Today com sua série Estilhaça-me, a Tahereh acaba entrando na fantasia com esse livro, em muitos momentos criando um bate-papo interativo com seus leitores, fazendo com que haja um vínculo maior com aqueles que estão lendo, mas ao mesmo tempo trazendo informações de suma importância sobre o íntimo de seus protagonistas.

É perceptível ver que a autora não quis trazer apenas um mundo em que a magia paira no ar, por isso existem muitos aprendizados por atrás de um simples conto considerado um tanto “infantil”. Veremos remorso entre personagens por causa do passado, as diferenças sociais e financeiras tratadas de maneiras sutis, a protagonista querendo mudar o seu jeito de ser, só para agradar uma sociedade que não a aceita e entre muitos outros, sendo abordados de forma muito inteligente, mostrando uma realidade de várias pessoas.

Ademais, se tivesse que citar uma das partes mais bonitas, ou até mesmo fofas, não seria tão fácil assim. Porque a Tahereh quebra uma barreira entre autor e personagem, sempre pedindo uma “autorização” para falar do íntimo, ou dos sentimentos de Alice e Oliver. Apesar de soar que seja uma forma da escritora nos deixar curioso, ela utiliza esse mecanismo para aprofundar e compartilhar os sentimentos dos protagonistas, já que nem sempre eles conseguem expor isso.

Mesmo os personagens sendo adolescentes, de apenas doze e treze anos, acompanhamos ambos viverem em crise com suas emoções, decisões, talentos e tentando superar os medos e as adversidades. Todavia, os dois adolescentes estão dispostos a se ajudarem, apesar de sentirem aquela vontade de se matarem, ou até mesmo, de desistirem um do outro. Sendo os principais da história, a autora também traz algumas personalidades secundárias, mas também elementos, que nem sempre ajudaram ou estiveram dispostos a ajudarem.

Podemos ver o amadurecimento de ambos no decorrer da história, de forma gradativa, onde a confiança começa a surgir, deixando de lado os medos, raivas e suas brigas. Aquela dupla que no começo torcíamos para nunca darem certo, no final nos proporciona outros sentimentos.

Vale ressaltar aqui que a Universo dos Livros fez um trabalho impecável com relação a essa obra. A capa traz detalhes de suma importância, para que venhamos entender melhor o enredo, assim como a diagramação que apresenta elementos agradáveis, para que o leitor se sinta acolhido com esse mundo. Cada detalhe feito pela editora, foi muito bem planejado e pensado.

A autora soube construir essa história muito bem, fazendo com que desperte uma curiosidade em seus leitores. Apesar de ser simples, a Tahereh faz questão de deixar claro que para nos aventurarmos juntos com Alice e Oliver, devemos sempre olhar cada lugar, ou até mesmo para pessoas, com um olhar diferente, porque nem tudo que acreditamos conhecer, é da forma que nos é apresentado.

Comentários