Postado por: Victor Tadeu

Título: Depois Daquela Montanha
Autor: Charles Martin
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção/Romance
Número de páginas: 304
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse:O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo.

Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida.

Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.
Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado?

À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas.

Dr. Ben Payne, tem 39 anos e é ortopedista. Devido ao empenho que sempre teve diante do trabalho, ele foi convidado para participar de um congresso fora da sua cidade e encontra-se totalmente sem saídas quando uma tempestade de neve desabada, deixando-o preso no aeroporto de Salt Lake City. Dentro do mesmo aeroporto ele conhece Ashley Knox, uma colunista de revista que também precisa retornar para com urgência, pois o dia do seu casamento estava próximo e o evento já estava todo organizado e preparado.

Percebendo que os aviões não iria embarcar naquela mesma noite, Dr. Ben resolve buscar por aviões fretados e encontra um bem próximo daquela localidade. De imediato ele assusta com toda a situação e o avião em que conseguiu, porém sabe que é a única forma de voltar para casa e rever a sua esposa. Aceitando o valor pedido pelo piloto, o Ben Payne decide ir atrás de Ashley para convidá-la para a viagem, já que ambos tinham que ir embora por um motivo maior e com muita timidez a colunista aceita a ofertar do Dr.

No alto do céu e cercado por imensas montanhas repleta de neves, o avião transportava três pessoas e um cachorro, saindo totalmente das leis de segurança aérea. Com muita dificuldade o piloto luta contra a neve, fazendo de tudo para não falhar na viagem que prometeu seguir em segurança para seus passageiros. Porém, o piloto estava muito errado quanto a ideia de viajar enfrentando uma tempestade de neve, pois o avião fretado desaba de uma altura considerável deixando todos em uma montanha afastada de todo o mundo e repleta de neve.

Durante a queda o piloto encontra-se desacordado por Dr. Ben Payne, o cachorro aparenta estar bem na medida do possível e a colunista Ashley Knox fratura a perna ficando impossibilitada de ir atrás de socorro. O Dr. como um bom profissional começa a organizar toda a situação fazendo de tudo para que os vivos continuem bem e luta contra as necessidades básicas de vida para ir atrás de socorro ou comunicar com alguém que mora nas proximidades. Os dias começam passar Ashley começa ver o seu casamento indo às ruínas e Ben começa desesperar querendo rever sua esposa, porém ambos estão totalmente fora de localização.

“Soltou um grunhido, uma coisa grave e gutural. Apertou o peito, curvou-se para frente, arrancou o fone de ouvido e bateu forte com a cabeça no vidro lateral. Arqueou as costas, agarrou a camisa e puxou, rasgando-a e fazendo os botões se soltarem. Seu corpo tombou, curvando sobre o marche, empurrando-o com força para direita e fazendo a asa se inclinar num ângulo de 90 grau em relação à terra. (página 38 e 39)”

Depois Daquela Montanha, de Charles Martin é um livro publicado pela Editora Arqueiro que em 5 de outubro de 2017 recebeu uma adaptação cinematográfica por Hany Abu-Assad, na qual, faturou 62,8 milhões USD em bilheteria. O livro conta a história de duas pessoas tentando lidar com a situação extremamente complicada em que se encontram devido um acidente de avião, para saber mais continue fazendo a leitura da resenha.

Acidentes e desastres são elementos de histórias que devem ser muito bem estudadas para um desenvolvimento natural e com a capacidade de agradar o público. Muitas pessoas gostam de acompanhar acidentados lidando com a necessidade de vida diante da situação em que se encontram e esse é o caso de Depois Daquela Montanha, o livro explora de forma relevante e estudada duas pessoas tentando sobreviver após um acidente de avião no meio do nada e totalmente sem meio de comunicação.

A ideia central da história é colocar Dr. Ben Payne e Ashley Knox ao limite da vida, fazendo-os sobreviverem com os poucos elementos que tem por perto. Por isso, durante a leitura você vai deparar com situações um pouco constrangedoras, pois o autor usa vários mecanismos possível e reais para manter seus personagens vivos. Ele consegue desenvolver a convivência de desconhecidos de forma bem engajada e curiosa, além disso, Charles não deixa nenhuma ponta solta, ou seja, ele soube escrever muito bem a relação entre os acidentados.

Durante a leitura, os leitores irão acompanhar pessoas desconhecidas lidando com um desastre totalmente inimaginável, porém notório. Ambos estão lutando contra a vontade de morrer e ao decorrer da história iremos conhecer de forma intercalada a vida deles — com grande foco no Dr. Ben Payne — fora do acidente que agora eles encontram. A ideia do escritor ao explorar a vida dos personagens é muito legal, porém em certos momentos acaba sendo muito confuso o diálogo de Ben com o gravado, simulando ser a sua esposa e esse pode ser um fator incomodativo para muitas pessoas.

“Você me deu a única coisa que ele nunca ofereceu. Um amor que não dependia de cronômetro. (página 53)”

Os personagens criados por Charles Martin foram muito bem idealizados, eles são interessantes e cada um deles têm as suas essências e prioridades, mesmo que sejam parecidas, eles carregam particularidades divergentes. Apesar deles serem muito bem-apresentados, o autor acaba deixando certos momentos da história maçante devida a rasa exploração na vida deles, ele até tenta contar a vida dos personagens antes do ocorrido em diálogos, só que, fica muito complicado a compreensão e aparenta que ele perdeu um pouco o controle da história. Mesmo com esse pequeno pecado, a escrita do autor é engajada e muito fácil de acompanhar a história, só o ritmo que as vezes sai do controle.

Confesso que a edição dessa obra está incrível, a capa ficou melhor com a adaptação do filme, pois a capa original não tem tanto destaque como deveria. Os materiais utilizados para criar a obra são todos de qualidade, a diagramação ficou incrível e a separação de capítulos está muito confortável. Toda a equipe da Editora Arqueiro mais uma vez fez um excelente trabalho na produção de Depois Daquela Montanha, todo esse combo de qualidade colabora para uma leitura muito prazerosa e totalmente agradável.

Depois Daquela Montanha, de Charles Martin é um livro que abrange um público extenso, porém único. Mesmo que todo o acidente é tratado de forma leve, não são todos que sentem confortáveis lendo a clamação por socorro de personagens, sem falar que o diálogo é muito parado, já que Dr. Ben Payne é o único visivelmente bem. Recomendamos a leitura dessa história para todos e vocês podem adquirir um exemplar pela ficha do livro encontrada no início da resenha.

Desencaixados - 2020 | Alguns direitos reservados