Jay Asher, de 13 Reasons Why, processa grupo que o acusou de assédio
28 jan

Jay Asher, de 13 Reasons Why, processa grupo que o acusou de assédio

Notícias

Victor Tadeu

Durante o ano passado, o escritor Jay Asher estava sendo acusado frequentemente de assédio pelo grupo Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis. Infelizmente essa denuncia trouxe resultado significantes na carreira do autor.

Justamente em um momento totalmente delicado, quando a adaptação em série de 13 Reasons Why estava sendo um sucesso na Netflix, a acusação foi realizada e as perdas foram automáticas. Asher foi deixado pela sua agência literária, as livrarias pararam de comercializar seus exemplares, os organizadores de eventos cancelaram sua presença e diversas outras decisões foram tomada diante do suposto assédio.

Porém, após toda a turbulência, o escritor entrou em ação para processar a Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis, pois toda a acusação foi sem provas e com teor difamatório. Inclusive, o diretor executivo do grupo, Lin Oliver, foi acusado de ter desenvolvido todo o boato.

Em nota Jay Asher afirmou que a acusação foi resultado de danos em sua carreira, afetando o seu financeiro e emocional.

“Eu não tolero assédio de qualquer tipo e passei toda a minha carreira defendendo suas vítimas, então essas declarações foram devastadoras”, disse Asher, que se recusou a ser entrevistado para este artigo, em um comunicado. (tradução livre)

Na ação, registrada em um tribunal estadual da Califórnia em Los Angeles, Asher afirma que Oliver e sua organização nunca investigaram adequadamente as queixas contra ele e ignoraram a evidência exoneradora. O processo deve alimentar outras questões da organização e algumas denúncias anônimas frequentemente realizadas para difamar autores de sucesso.

13 Reasons Why é um best-seller bastante comentando no meio literário, sendo um título extremamente usado por educadores para tratar sobre assédio, suicídio e bullying entre adolescentes. No Brasil ele foi publicado pela Editora Intrínseca, carregando o título de Os 13 Porquês.

A Netflix adaptou o livro em série, onde muitas pessoas tiveram opiniões divergentes e bastante viáveis diante de toda a produção.

Comentários