CRÍTICA — Durante a Tormenta
22 mar

CRÍTICA — Durante a Tormenta

Filmes, Notícias

Victor Tadeu

Título: Durante a Tormenta
Título original: Durante la Tormenta
Data de lançamento: 22 de março de 2019 (Netflix)
Duração: 2h 08min
Direção: Oriol Paulo
Gênero: Drama/Suspense
Nacionalidade: Espanha

Sinopse: Uma inusitada interferência entre duas épocas diferentes faz com que Vera (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz, salve a vida de um menino que morou em sua casa há 25 anos. O ato de bondade distorce a realidade e Ver acorda em uma realidade totalmente diferente, onde sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu seu marido.

Após La Casa de Papel e Elite muitos títulos de nacionalidade espanhola estão sendo altamente aclamados nas plataformas de streaming, produções essas responsáveis pela expansão do mercado cinematográfico espanhol, consequentemente visibilizando outros filmes e séries da mesma origem e com potencial agradável ao expectador.

Cumprindo a promessa de aumentar as produções originais da Espanha a Netflix lançou Durante a Tormenta, um filme que conta a história Vera, uma mulher que acabou desconectando da sua vida ao conseguir conectar com um menino aparentemente morto em 1980. Porém, após essa comunicação sua vida muda completamente, inclusive sua filha não existe mais, ela não tem marido e sua profissão não é a mesma.

Durante a Tormenta é um filme espanhol dirigido por Oriol Paulo (Um Contratempo) que foi lançado no final de 2018, porém está sendo distribuído originalmente pela Netflix. Nele acompanhamos Álvaro Morte (La Casa de Papel) no elenco junto com outros atores como Adriana Ugarte (O Tempo Entre Costuras), Chino Darín e Javier Gutiérrez.

Já pensou morar em uma residência que há anos morou uma criança atropelada e comunicar com ela de forma misteriosa através de um gravador e uma televisão antiga? Esse é o início da investigação responsável pela revira-volta na vida de Vera que acompanhamos em Durante a Tormenta, um filme que se sustenta em sua busca pela vida que tinha antes do ocorrido.

O longa-metragem acaba sendo bastante eficiente ao proporcionar uma experiência de investigação ao expectador, onde o diretor Oriol Paulo conseguiu apresentar elementos no enredo proporcionalmente incentivando o público desvendar todo o mistério presente nas cenas junto com a protagonista, sendo ela estrelada por Adriana Ugarte.

Durante a Tormenta navega entre uma linha do tempo, por isso, é necessário algumas referências para que temos a ciência de qual ambiente e/ou contexto histórico os personagens estão presentes. Esse acaba sendo outro detalhe muito bem pensado e elaborado, pois é levantado alguns marcos das décadas apresentadas no filme, como o auge das músicas dos anos 80, a queda do Muro de Berlim e entre outros que enriqueceram e fundamentaram ainda mais a história.

O ator Álvaro Morte está presente no elenco vivendo o tão curioso e instigante David Ortiz, é muito intenso acompanhar o ator interpretando um personagem um pouco diferente do que encontramos em La Casa de Papel, uma série de sucesso que abriu as portas para outros atores espanhóis dentro da Netflix. Neste longa-metragem ele continua com personalidade intensa e misteriosa, porém por trás de todo esse ar tenso puxa alguns ganchos de humor — não muito empenhado — dando prazer em vê-lo dentro de outro personagem.

Provavelmente Durante a Tormenta pode ser um título não tão funcional para todo mundo, pois durante as cenas é necessário muita atenção nos pequenos detalhes, pois eles são fundamentais para entender todo o desenrolar da trama e compreender o desfecho da história. Esse é um requisito muito comum em títulos que segmentam ficção científica mesclado com suspense e um pouco de fantasia. Portanto, assista com atenção para não ter uma péssima experiência.

Apesar de o filme ter um desenvolvimento agradável, ele acaba se perdendo no roteiro, infelizmente essa decaída é fortemente notável quando no meio do longa-metragem, consequentemente enfraquecendo a personalidade da protagonista e comprometendo grande parte da história, um problema que muita das vezes incomoda e não consegue ser suprido por outros mecanismos.

Oriol Paulo realizou um cheio de altos e baixos com Durante a Tormenta, onde acompanhamos cada ator tendo os seus momentos de destaques e vivendo personagens curiosos.

Nossa nota é:

Assista ao trailer;

Comentários