Postado por: Victor Tadeu

Título: Efeito Pigmaleão
Título original: La Vie Scolarie
Data de lançamento: 14 de abril de 2020 (Netflix)
Duração: 1h 52min
Direção: Mehdi Idir e Grand Corps Malade
Gênero: Drama
Nacionalidade: França

Sinopse: Em uma das áreas mais pobres de Paris, uma conselheira escolar se dedica a alunos desfavorecidos e enfrenta seus próprios desafios.

Viver em um bairro que te desfavorece e, além disso, não te dá tantas oportunidades é uma realidade que propõe baixa expectativa de vida para diversos adolescentes, consequentemente apresentando-os pequenas possibilidades para um futuro com uma carreira profissional abrangente.

Apesar de nem todos pensarem dessa forma, o filme Efeito Pigmaleão nos transportará para uma instituição escolar de bairro suburbano na França, onde acompanharemos uma classe de alunos desmotivados para continuar nos estudos. Porém, a nova conselheira da escola pode ajudá-los de forma gradativa, mas também terá que enfrentar seus problemas pessoais.

Dirigido por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, Efeito Pigmaleão é uma comédia dramática distribuída em território brasileiro pela Netflix. Nela acompanhamos Zita Hanrot, Liam Pierron, Soufiane Guerrab e entre outros atores no elenco, que com erros e acertos nos apresentam uma história bastante reflexiva.

Procurando um método para não prejudicar os melhores alunos da escola, a diretora resolve criar uma sala para reunir os adolescentes mais rebeldes e sem força de estudo. Só que, a ideia acaba tornando um erro, quando a falta de incentivo começa dentro do próprio ambiente educacional, um problema real — não só na França — que é discutido e destrinchado conforme o passar do filme.

Entre as cenas acompanhamos alunos e educadores bastantes indispostos exercer com suas obrigações, mas Efeito Pigmaleão não fica nessa mesmice, já que com o desenrolar da história notamos o crescimento gradativo de ambos os lados da moeda. Além disso, o longa-metragem também é bastante respeitoso ao utilizar esses momentos para fazer drama e humor, apresentando um pouco mais dos personagens fora da escola e invadindo seus problemas pessoais e familiar.

Zita Hanrot vivendo a conselheira Samia Zibra é uma das grandes apostas da produção, chega ser bastante prazeroso acompanhar a jornada da protagonista tentando lidar com os problemas dos alunos, na qual ela enxerga muito potencial, e com os dramas que a levaram mudar para aquela cidade. A forma como ela se empenha em levar uma luz de esperança em determinados adolescentes é bastante motivador, ela trata as questões com muita sutilidade, fugindo do modo grosseiro que os alunos estão sempre lidando.

Mehdi Idir e Grand Corps Malade dirigindo essa trama é bastante agradável, principalmente quando sabemos o verdadeiro significado de “efeito pigmaleão” que na psicologia refere-se à expectativa que você coloca em uma pessoa, consequentemente melhorando o desempenho da mesma. Isso é muito visto em Yanis (Liam Pierron) um aluno que pode ter um excelente futuro pela frente, mas não consegue enxergar como uma possibilidade.

Um dos maiores incômodos é a forma como a produção concluiu o filme sem responder diversos questionamento de alguns personagens, deixando na entrelinhas uma possível resposta, o que chega ser um pouco desagradável, já que gera curiosidade para saber o destino dos estudantes.

A produção em si aposta em cenas com tonalidades delicadas, uma ideia de reforçar ainda mais o drama e fazer com que o expectador compartilhe dos sentimentos. Só que, apesar dos atores não serem um dos melhores, o roteiro consegue ajudá-los ao trabalhar em uma trama com muita sensibilidade, mesmo que a realidade de quase todos não seja sensível.

Efeito Pigmaleão não é um dos melhores filmes para assistir, mas de uma forma sutil e delicada ele consegue conquistar o público. Essa é uma história que conversa sobre os desfavorecimentos da vida de maneira bastante empática e que apesar de obter alguns pontos soltos, o enredo continua fazendo sentido quando a proposta é apostar expectativa em alguém, refletindo no fenômeno da psicologia chamado “efeito pigmaleão”.

A importância de assistir Efeito Pigmaleão na Netflix.

Nossa nota é:

Assista ao trailer:

Desencaixados - 2020 | Alguns direitos reservados