RESSACA LITERÁRIA: O que é, causas e soluções
30 jan

RESSACA LITERÁRIA: O que é, causas e soluções

Coluna

Victor Tadeu

Sabe aquele momento que você tem vontade de ler, mas não se interessa por nenhum livro? Esse pesadelo tem nome, causa e cura. Hoje, apresentarei a vocês tudo sobre a Ressaca Literária, uma ressaca que consegue deixar qualquer leitor irritado.

Alguns estudos aprovam que 5% dos leitores nunca sofreram e não tendem sofrer de Ressaca Literária, mas o resto já sofreu e ainda sofrem de Ressaca Literária. Em geral a Ressaca Literária é descoberta quando o leitor sente o desejo de ler algum livro, mas não conseguem prestar a atenção na história, não conseguem ler o livro ou simplesmente não tem muito interesse em ler alguns livros. Mas é bom lembrar que os sintomas são variados de pessoa por pessoa.

 

O que é Ressaca Literária?

 

Ressaca Literária, é quando o leitor tem vontade de ler determinado livro, mas não consegue entrar na história. Ou seja, o leitor fica preso em uma capsula invisível sendo impedido de ler o livro, sendo um livro desejado ou não.

 

O que causa Ressaca Literária?

1- Ler muitos livros

Como beber muitas bebidas alcoólica te deixa com ressaca, no mundo literário não é muito diferente. Ler muitos livros durante um curto prazo, pode te deixar com Ressaca Literária. É a mesma coisa de você ler 15 livros em um mês, infiltrando muitas informações em sua mente, e, sem querer, você começa a ficar enjoado de ler, fica sem vontade de ler e começa a sofrer de Ressaca Literária.

2- Ler um livro bom

Ler é bom, ler é ótimo, mas ler um livro com uma excelente história, é melhor ainda. Você já passou pelo triste momento de finalizar a leitura de um livro, que você queria que nunca tivesse um fim? Pois bem, tomem cuidado, essa é uma das principais formas de entrar na Ressaca Literária.

Nesse caso, o livro que você terminou de ler, é tão bom, que você não consegue entrar em outra história, você sente-se vazio e incompleto após a finalização daquela leitura, os personagens, a trama, os cenários e a escrita, tudo é motivo de fazer você sentir saudade. As vezes, ler livros bons, podem não ter ótimos resultados.

3- Ler um livro ruim

Como eu sempre costumo dizer, é melhor não criamos expectativas para sermos surpreendidos. Essa situação não é rara de ser encontrada. Ás vezes criamos muitas expectativas para tal livro, que quando terminando de ler, o livro não foi tudo aquilo que pensamos que fosse; Olhando para outro lado, não podemos esquecer que existem livros que não são bons, e, esses livros também podem nos prejudicar com Ressaca Literária.

Entenderam? Ler livros ruim podem nos impedir de ler outras obras, isso é fato, nem sempre conseguimos escolher um livro muito bom. Ou seja, ficamos decepcionado por fazer a leitura daquela história. Decepção, trauma, magoa, chateação, angústia, não sei ao certo o motivo, mas a leitura de um péssimo livro, é motivo de Ressaca Literária.

 

4- Nova rotina

As vezes é essencial mudarmos nossa rotina, não é mesmo? Mas saiba que a mudança de rotina pode causa uma extrema Ressaca Literária. Escola, faculdade, trabalho, compromissos, tudo aquilo que te sob pressão ou com a cabeça quente, é motivo de Ressaca Literária.

Quando estamos na escola ou faculdade, os professores tendem adiantar as aulas, passando trabalhos para ajudar os alunos e finalizando uma prova bimestral. Os bimestres são tão curtos que as vezes deixam os alunos de cabeça quente e sob pressão. Por isso é muito comum encontrarmos pessoas dizendo que não tem tempo parar ler ou não está conseguindo ler. Se você reparar bem, na maioria das vezes, essas pessoas são estudantes, mas poucas delas percebem que o motivo de não ler um livro, não é a falta de tempo, e sim, a Ressaca Literária.

Muitos usam o tempo como desculpa, mas o tempo é um dos fatores que curam a Ressaca Literária.

 

5- Ler livros com o mesmo trama

 

Algumas pessoas adoram ler livros do mesmo gênero, como vários leitores que só leem romances, outros só fazem a leitura da história se for fantasia e por ai vai. O problema de ler livros do mesmo gênero ou livros que você já tem em mente o que vai acontecer no início, meio e fim, pode te levar a Ressaca Literária.

Eu não estou mandando ninguém parar de ler aquilo que gosta, mas a leitura de um livro com novos personagens, novos cenários e etc, sendo que o trama é o mesmo (ex: o mocinho sempre morre no final, a mocinha fica doente ou histórias clichê/chick lit), é um grande motivo para te levar a Ressaca Literária.

 

Como posso me livrar da Ressaca Literária?

1- Dê um tempo

O tempo é capaz de curar tudo, é com o tempo que uma ferida é cicatrizada, é com o tempo que você consegue recuperar tudo aquilo que perder, e as vezes, é com o tempo que você se livra de uma Ressaca Literária.

Quando estamos de Resseca Literária, é muito bom nos livramos um pouco das leituras. Não, eu não estou mandando você parar de ler, mas quando estamos de Ressaca Literária, é bom sairmos um pouco do ciclo literário, falar sobre outras coisas e etc.

Assim, você vai sentir saudade de ler um livro, e quando passar por sua estante/pilha de livros, vai bater aquela vontade de ler. Enfim, as vezes ficar com saudades de ler, faz bem.

2- Releia um livro que você adora

É um pouco estranho eu mandar você parar de ler e ao mesmo tempo mandar você ler. Então, caso você não fique com saudades de ler, pegue um livro que você gosta muito, releia ele e volte a sentir o prazer de conhecer diferentes e novas histórias.

Há um tempo atrás eu estava de Ressaca Literária e nenhuma das dicas que eu conheço não deu certo, desde então comecei ler o livro A Marcha dos Javalis da autora Esther Lya (amo esse livro) e em menos de duas horas, eu já estava na metade do livro. Ou seja, reler um livro que você ama, sempre faz bem, até mesmo quando você está de Ressaca Literária.

3- Leia livros pequenos

Lá vem eu mandando você ler novamente. Ler livros pequenos pode ser a solução, pois são livros dinâmicos, com uma fácil escrita e eles não têm muita informação para sob carregar a sua mente. Não percam tempo, desencane e leia os seus livros de crônicas, contos, poemas e poesias, eles podem ser a solução.

 

4- Metas

Esse tópico é bem variado dependendo da pessoa. As metas nos ajudam a não extrapolar ao ler um livro e não demorar a ler um livro, na Ressaca Literária, as metas podem te ajudar ou não.

Se você é uma pessoa que costuma estipular altas metas durante a leitura, não faça isso durante a sua Ressaca Literária, respeite-a uma hora ela vai passar, e a solução pode ser pequenas metas; Como ler 20 páginas por dia. Essa dica vale para quem não gosta de criar metas para si mesmo e para quem gosta, pois é de grão em grão que a galinha enche o papo, e pode ser de 20 em 20 páginas que sua Ressaca Literária pode ser solucionada.

 

5- Tenha saudades de ler

Olha eu sendo inconveniente novamente. Nesse tópico eu recomendo vocês a participarem de ciclo literário, sim leitores, eu recomendo e não recomendo. Algumas pessoas sentem o prazer de realizar determinada coisa, só quando recebem indicações ou informações daquilo. Na literatura não é diferente, somos muitos bem informados e temos várias indicações de vários livros; Blogueiros, booktubers, eventos literários, grupos literários e vários outros ramos, são motivos de fazer você sentir o prazer de ler. É valido lembrar que até arrumar a estante/pilha de livros ajuda.

 

 

Então leitores, é isso. Nessa matéria tentei ajudar vocês, mas é bom lembrar que cada pessoa tem uma reação diferente diante de uma Ressaca Literária, algumas conseguem se livrar rapidamente, outras demoram mais tempos, mas todas as táticas que ensinei a vocês, são solucionáveis, eu já fui o “cobaia” delas, já li e assisti outros relatos elas. Então não fiquem parados, tudo na vida tem uma solução, e sua Ressaca Literária não é exceção.

Se você tem algo a dizer sobre a Ressaca Literária, alguma dica, contar como são as suas reações e quanto tempo você já ficou de Ressaca Literária, comente, não se priva a compartilhar suas experiências. O Desencaixados gostaria de saber a opinião e conhecimento de vocês.

Comentários