O assassino do Zodíaco
14 maio

O assassino do Zodíaco

Coluna, Serial Killers

Myrna Ariel

Responsável pela morte de 6 pessoas na Califórnia, o assassino do Zodíaco é outro mistério para os investigadores. Ficando atrás somente de Jack o Estripador, o serial killer nunca foi encontrado e se comunicava com os jornais e parentes das suas vítimas a partir de cartas, algumas com texto codificado.

A primeira na lista do assassino foi Cheri Jo Bates, uma universitária encontrada morta do lado de fora da biblioteca da universidade que estudava. O serial killer teria ficado vigiando a moça e sabotou o seu carro, quando Cheri não conseguiu liga-lo aceitou uma carona do Zodíaco. Ele a matou com onze facas, uma nas costas, três no peito e sete nas costas.

Após a morte da garota, o assassino enviou uma carta para a imprensa, a polícia e o pai da vítima dizendo que ela tinha que morrer e que teriam mais mortes. Era comum ele enviar cartas para a imprensa, muitas vezes eram com textos cheios de símbolos, onde ele obrigava o jornal a publicar ou haveriam mais mortes. Alguns desses textos não conseguiram ser decifrados até hoje.

Ele ainda atacou dois casais, onde uma pessoa sobreviveu. O Zodíaco se dizia responsável pela morte de 37 pessoas. A única pista que a polícia tinha dele era um retrato falado feito por duas pessoas que sobreviveram a tentativa de assassinato.

Algumas das mensagens foi decodificado com a ajuda de alguns profissionais. Os textos revelavam uma mente perturbada que dizia matar por diversão. As formas que o assassino agia variavam entre facadas e tiros. O Zodíaco ainda chegou a ameaçar a colocar uma bomba em um ônibus escolar para matar várias crianças ao mesmo tempo, mas ele não chegou a fazer isso.

“Aqui quem fala é o Zodíaco. A propósito, vocês já resolveram a última cifra que enviei? Meu nome é… [CÓDIGO]. Estou levemente curioso com quanto dinheiro vocês estão pagando de recompensa pela minha cabeça. Espero que vocês não pensem que eu era aquele que apagou um policial com uma bomba na delegacia. Embora eu tenha falado de matar crianças com uma. Não seria certo invadir o território de outra pessoa. Mas há mais glória em matar um policial do que em matar uma criança, porque um policial pode atirar de volta. Já matei dez pessoas até hoje. Teria sido muito mais, mas minha bomba falhou. Eu fiquei alagado pela chuva que tivemos algum tempo atrás.” (Trecho de uma das cartas do Zodíaco)

Existe uma lista com mais de 2.000 suspeitos, mas nunca foi descoberto a identidade do serial killer. Livros e filmes foram criados a partir da sua história. Em 2007 o longa-metragem Zodíaco foi lançado, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo compõe o elenco.

Muitas polêmicas envolvendo o assassino e supostos parentes já tomaram conta da mídia. Em 1991, um advogado teria alegado que seu irmão morto Jack Steadman era o assassino. Recentemente, o escritor Gary L. Stewart disse ser filho do serial killer. De acordo com o autor ele descobriu isso após resolver ir atrás do seu pai, Stewart diz que existem comprovações que o assassino é seu pai. Ele publicou o livro O Animal Mais Perigoso de Todos, onde o escritor fala sobre a sua busca e a surpresa ao descobrir que era filho do assassino e como a sua mente funcionava.

Comentários