Livros para reler em 2017
26 mar

Livros para reler em 2017

Coluna

Victor Tadeu

O ano está longe de acabar e acredito que está sendo o melhor ano literário para mim. Em três meses fiz a leitura de vários livros e não tenho muito que reclamar de nenhum deles, foram leituras agradáveis, com alguns defeitinhos, mas nada grave a ponto de me tirar do sério, fiz a leitura de livros que me enriqueceram e apresentei todos a vocês. Além disso, conheci editoras e autores maravilhosos, mas é claro, não estou deixando de acompanhar aqueles que sempre gostei, e principalmente, todos que apoiam o Desencaixados.

Estou incomodado com algumas resenhas do blog, desde quando decidi mudar a plataforma do site e contratar o trabalho da Web Pixelate, percebi que as antigas resenhas não passam de breves informações dos livros, foram resenhas que opinei superficialmente. Eu tenho um pouco de vergonha ao tocar nesse assunto, mas comecei ler livros em 2014 e assim que tive gosto pela literatura eu criei o blog, ou seja, eu não tinha muita experiência literária e minha escrita era horrível — muito pior do que hoje. Lendo minhas antigas resenhas vejo que não fui profissional ao receber livros de autores e editoras parceiros para ler, eu lia rápido, não entendia muita coisa e escrevia as resenhas só para manter o blog atualizado. Isso acontecia porque eu gostava de ter contato com vocês, leitores. Hoje em dia percebo que essa minha “pressa” acarretou muito comigo e com o Desencaixados, eu não tenho mais contato com os autores que tinha, eu tenho vergonha das resenhas que escrevi e só não excluo por causa da “parceria”.

Pensando bem em como me desculpar e manter esse contato com aqueles que confiaram no meu trabalho desde cedo, eu decidi abrir uma espécie de coluna aqui no site. Durante o ano eu vou reler todos os livros que acho digno de uma releitura e vou resenhá-los com profissionalidade; uma resenha de verdade, onde irei falar sobre o livro, contar minha experiência e tirar umas fotos muito fofas deles — recebi mensagens com vários elogios das fotos do blog, obrigado . É muito chato ter passado por essa situação, mas isso suja o blog, me suja e incomoda aqueles que confiaram em mim, e confiança é algo que gosto de manter, gosto de ser sincero a ponto de fazer as pessoas me entenderem e confiar naquilo que sou capaz. Talvez em 2014/2015/2016 eu não tinha a capacidade de muitas coisas, mas hoje, em 2017 eu percebo que sou capaz de escrever uma resenha melhor, e  parceria não é só ler um livro e resenha, mas muito pelo contrário, é ajudar, confiar e trabalhar com honestidade. Honestidade é uma palavra que amo, por isso estou sendo honesto com vocês, autores, editoras e também aos leitores, pois sei que estão gostando das novas resenhas.

Eu tinha feito esse aviso no meu perfil pessoal do Facebook, expliquei o que iria acontecer e fiz uma listinha dos livros que leria. Andei olhando melhor os livros que tenho e percebi que existem mais livros para serem inclusos nessa lista, por isso irei disponibilizá-la para vocês. Mas antes quero pedir desculpas novamente para aqueles que estiveram comigo quando eu falhei.

              

 

Lista de livros para reler em 2017

Sombra de um Anjo – Ana Beatriz Brandão
Insight – Gabriela Cardial
Procura-se – Giovanna Vaccaro
Um Novo Amanhecer – Cinthia Freire
Reviver – Francine Locks
Sozinhos no Escuro – Jessé Diniz
Memórias de Julho – Jéssica Figueiredo
Tempos Extremos – Miriam Leitão
Elos dos Destino – Catia Mourão
Mônica – Wagner Ribeiro
Essencial – Paula Oliveira
Sombras do Medo – Camila Pelegrini
A Marcha dos Javalis – Esther Lya
A Ilha – Joshua Rubberman
Amor, Somente Amor – Marcio Muniz

Tenho alguns livros de contos e poesias que também farei a releitura, mas são livros curtos e não irei resenhá-los, farei uma matéria exclusiva sobre eles. Os livros que foram listados não segue nenhuma ordem de leitura, irei ler de forma aleatória, mas vou tentar reler até o meio do ano, pois tenho que ler outros livros também. Na foto não mostra todos os livros da lista porque alguns estão emprestados.

Comentários