ENTREVISTA: Dark Writer Project
14 abr

ENTREVISTA: Dark Writer Project

Coluna

Victor Tadeu

Dark Writer Project é uma equipe bem organizada que entram em contato com leitores oferecendo-os uma nova experiência literária, a história é escrita pelo “Dark” e admirando a escrita do autor, um grupo foi montado voluntariamente para manter contato com os leitores. As pessoas que fazem parte do projeto escondem suas identidades e fizemos uma entrevista com toda a equipe para tentar responder algumas perguntas que aguçam nossas mentes.

1. Já temos uma matéria exclusiva no site explicando um pouco do trabalho de vocês, mas gostaríamos de saber um pouco da história de Mary Cavenglass. Poderiam falar brevemente sobre o enredo para os leitores conhecerem?
A história acontece num futuro próximo, onde Mary Cavenglass, filha de Alice e Charles, se vê obrigada a curtir as férias de verão numa cidade no norte da Inglaterra. Porém, assim que pegam a estrada rumo ao norte, se depararam com um engarrafamento sem tamanho e, logo depois, descobrem que isso foi causado pela queda de um meteorito que acabara de destruir o famoso monumento Big Ben. Desse momento em diante, a viagem da família Cavenglass se torna um caos e tudo “termina” com uma luz forte que cai de encontro com o carro onde estavam e, a partir do segundo capítulo, a história se desenvolve em outro mundo.

2. A proposta do projeto é muito instigante e, além disso, muitos leitores do Desencaixados gostaram da ideia de vocês. Temos em mente como surgiu o projeto, mas queríamos saber de onde veio a ideia de entrar em contato com os leitores propondo uma nova experiência a eles?
O Dark Writer, autor ou autora do livro, teve essa ideia no início de 2010, pois foi quando criou uma comunidade no Orkut chamada “DarkWriterBR”. Foram criados perfis para os personagens e, após fazer isso, passou a adicionar leitores que estivessem dispostos a conhecer uma nova história. Dark não diz sua verdadeira identidade porque acredita que o que importa para um livro é ser lido, e não se foi criado por um autor ou uma autora, se é homem ou mulher, pois o que vale mais é a leitura.

3. Tudo que tem resultado acaba virando inspiração para outras pessoas. Sendo que alguns autores nacionais (ou quase todos) são bem invisíveis na literatura, como reagiriam se alguém se inspirasse em vocês? Ficariam incomodados, chateados ou ajudariam a pessoa? Se possível vocês podem explicar o por quê.
É uma honra, sério. Na verdade, de tempo em tempo, aparece um jovem escritor dizendo que o projeto o inspirou a escrever uma história e isso, obviamente, nos deixa muito feliz. Teve uma escritora que lançou um livro e usou uma das frases de Dark Writer para nos homenagear e, sinceramente, ficamos bastante satisfeitos com isso, pois o projeto Dark Writer mostra esperança para todos os “novos” escritores.

4. Dark Writer Project é tão inovadora que ficou conhecida antes de ter a obra publicada. Podemos dizer que vocês são conhecidos por muitos, pois chegar à Inglaterra por causa do projeto não é pouca coisa. Qual é a dica que vocês dão aos escritores iniciantes que não sabem por onde começar a escrever e não tem ideia de como alcançar o público certo?
Aconselhamos a usar as redes sociais e encontrar uma pessoa desconhecida que possa avaliar sua escrita. Quando falamos “pessoa” não queremos dizer outro escritor ou agente literário, mas sim leitores que amam ler. Observe como os leitores apontam seu livro e, assim, claramente, ficará simples entender se sua história vale a pena ou não. As redes sócias nos permitem conversar com pessoas de outros países, continentes e, por isso, escritores precisam usá-las com sabedoria.

5. O fato de vocês não publicarem o livro deixou muitos leitores cheio de dúvidas. Sei que é um pouco desconfortável fazer esse tipo de perguntas, mas vocês poderiam dizer o motivo do retorno ao Brasil sem ter o livro público? Desde já peço desculpas pela pergunta, se não se sentirem confortáveis nós vamos entender!
Infelizmente um ente querido de Dark Writer passou por momentos complicados com relação a saúde, e, mesmo Dark lutando muito para continuar com o projeto, acabou no fim retornando para o Brasil para ficar ao lado dessa pessoa.

6. Esconder a identidade de cada membro do grupo é um ato muito chamativo, e muitas pessoas comentaram querendo saber quantas pessoas participam do grupo, se a ideia vem só do escritor ou se todos entram em um acordo, se esconder é uma jogada de marketing, enfim, são perguntas que acabam tirando o foco do projeto e creio que não sejam respondidas. Por outro lado, gostaríamos de saber se em algum momento esconder a identidade foi um problema para vocês? Caso contrário qual foi a melhor oportunidade que essa ideia trouxe ao projeto?
Dark Writer nunca revela quem realmente é, pois, como respondi anteriormente, ele(a) gosta que quem seja avaliada seja a história desse livro, não sua vida pessoal. Na verdade, a equipe do projeto, como Dark sempre diz, são todos os leitores que acompanham o projeto. Alguns apoiam tirando fotos do projeto em outro país, outros ajudam na divulgação enquanto outros apoiam financeiramente. Cada um entra em ação em determinado momento e, com isso, apoia o projeto da forma que pode.

7. Uma leitora do blog que acompanha vocês desde o início e, como fã, fez uma pergunta muito interessante. Segundo ela, vocês haviam publicado na página do Facebook que a capa do livro estava em processo, e que uma ilustradora estrangeira estava trabalhando nela. Parece que nenhuma outra notícia foi dada e ela ficou curiosa em saber como ficou a capa, se ela foi finalizada e quem era a ilustradora. A pergunta foi feita exclusivamente pela Nayara Brito e ela gostaria de saber se podem ser respondidas?
O mundo editorial é muito complexo e tudo depende da editora para chegarmos em certos acordos. No momento a ilustração criada por uma artista americana é a mais cotada para assumir a capa do livro, porém nada será decidido até que Dark retorne para a Inglaterra e volte a organizar o projeto.

8. Não queremos enchê-los de perguntas e tirar a essência do projeto, por isso vamos finalizar a entrevista com chave de ouro. Se a Dark Writer Project tivesse o apoio do Desencaixados para publicar o livro, vocês aceitariam embarcar nessa tribulação para realizar a publicação do livro?
Claro que gostaríamos, pois vimos que Desencaixados funciona de um modo totalmente a favor de novos autores e, certamente, isso faz do blog um verdadeiro apoiador da escrita.

Infelizmente a equipe não pôde responder todas as perguntas que fizemos e nem todas feitas pelo público, pois eram perguntas muito íntimas e que os prejudicariam. Durante o meu contato com um dos membros tive uma informação muito agradável e que contradiz a ajuda que iriamos propor, mas o/a Dark e sua equipe podem contar com a nossa ajuda no que for preciso.

Comentários

  • Luisa Aranha

    Não conhecia o projeto e achei bem interessante a ideia. Fiquei super curiosa com a proposta e como ela funciona de fato!

    Bjos

  • Suzana Chaves Linhares

    Olá! Eu li a primeira vez sobre o projeto aqui!! E fiquei super curiosa para saber mais do projeto. Curiosa para conhecer os textos, para conhecer tudo! Gostei da entrevista e desejo muito sucesso! Beijos

  • Kamila Villarreal

    Olá

    A ideia é interessante, mas não consigo entender porque a pessoa não se mostra… O que há de mal nisso? Enfim, gostei da entrevista.