Dicas para melhorar seu “desempenho” na leitura
30 jan

Dicas para melhorar seu “desempenho” na leitura

Coluna

Victor Tadeu

Sabe aquela vontade louca de ler um livro, mas não ter tempo o suficiente para ler? Isso não será um problema, pois hoje, iremos passar algumas dicas de como ler mais.

Antes de tudo quero esclarecer que as dicas são muitos relevantes, pois existem livros para serem lidos por lazer e outros para serem mais estudados, serem mais observados. As dicas que daremos nesse post, podem te prejudicar se você não souber diferenciar um livro de estudo para um livro de lazer.

 

  1. Não perca tempo

Na maioria das vezes, é o tempo que nos impede ler, mas de vez enquanto nós estamos enganados com o tempo que temos. Muitos dizem que não leem porque vivem trabalhando, ficam horas em fila de banco, sempre estão indo para casa de ônibus e quando chegam tem que arrumar casa e fazer suas obrigações domésticas.

As vezes nós estamos enganados em relação a nós mesmo. Nós temos tempo para tudo, só não sabemos administrar o pouco que temos, ou melhor, não sabemos observar nossos intervalos. O tempo em que você está na fila de um banco, é o tempo que você consegue ler umas 20 páginas, ler dentro é muito relevante, mas para alguns é uma boa oportunidade, passar uma hora dentro do ônibus, é a mesma coisa de ler quase 50 páginas. Então não percam tempo, sempre carreguem um livro com vocês, afinal, ler nunca é de mais.

 

  1. Estipule regras

É chato ler por obrigação, mas leve essa dica para o seu bem. Sempre, sempre mesmo, estipule uma regra para manter sua leitura. Vamos supor que você quer lê o livro em uma semana, e esse livro tem 320 páginas, pegue a calculadora e faça a conta: 320/7=45,7, ou seja, você vai ler aproximadamente 45 páginas por dia para finalizar esse livro. Faça isso com qualquer livro, as vezes diminua ou aumente os dias que você quer passar lendo aquele livro, nunca fique na mesma numeração porque isso causa Ressaca Literária.

 

 

  1. Leia mais de um livro

Se você tem vontade de ler mais de um livro por semana, essa pode ser a dica ideal. Leia mais de um livro por dia. Isso é possível? Sim, além disso, faz bem para o cérebro, pois quando conseguimos gravar mais de uma história ao mesmo “tempo” é sinal que seu cérebro está capacitado para isso, caso você não consiga, comece a praticar que em breve os resultados aparecem.

Leia mais de um livro, estipule regras, leia 50 páginas de um e 50 de outro no mesmo dia, leia um na fila do banco e outro no ônibus, leia, leia e leia. É tudo questão de habito, crie uma rotina ou sequência para ler eles. Rapidamente você consegue finalizar a leitura deles.

 

  1. Aceite desafios

O blog está sempre realizando maratonas para ajudar os leitores nessa dica. Galerinha, aceitem desafios, participem de eventos, tentem ler mais do que de costume, tentem sair da zona de conforto. As maratonas do blog estão sempre ajudando vocês, vou aproveitar e convidar vocês para participarem da maratona desse final de mês.

 

Resolvemos passar essas dicas para vocês, umas sendo comuns e outras não, para ajudar algumas pessoas. Na pesquisa que fizemos pudemos perceber, que além de a maioria ler até 50 páginas por dia, ainda existe um número leitores que leem até 200 páginas. É incrível, não?! Não percam tempo. Transformem essas dicas em hábitos e surpreendam com o resultado.

Se vocês conhecem outras dicas deixem nos comentários. Caso você já pratique algumas das dicas, deixe o seu resultado nos comentários.

Comentários