Conheça Tiana, a princesa que precisa de mais visibilidade
27 jun

Conheça Tiana, a princesa que precisa de mais visibilidade

Coluna

Victor Tadeu

Disney é uma empresa multinacional estadunidense muito bem recepcionada por uma grande parte da população mundial. Devido toda a criatividade desenvolvida pelas equipes da empresa, todos os anos somos surpreendidos com produções, novidades e novas descobertas vindas dela. Além de todo o empenho criativo e de entretenimento, é o sonho de muitas crianças — e adultos também —, de conhecerem o universo criado por eles na Walt Disney World, um parque temático onde todos os desenhos tornam realidade.

Devido o grande reconhecimento a Disney acaba sendo uma grande responsável pelo desenvolvimento de muitas pessoas, principalmente das crianças que são encantadas pelas produções de animações da empresa. Literalmente todo mundo lembra da Disney quando o assunto é princesa, e isso acontece justamente devido as inúmeras princesas criadas e/ou exploradas — com devidas edições — pelo mundo fantástico da Disney.

Apesar de existirem inúmeros personagens dentro da Disney, as princesas estão sempre se destacando e tornado as crianças ainda mais encantadas. Cinderela, Branca de NeveBela AdormecidaMoana e muitas outras são muito bem notadas pela mídia e qualquer outro portal de conteúdo, mas, infelizmente não são todos que exploram e compartilham um pouco sobre a Tiana, personagem muito bem construída do filme A Princesa e o Sapo.

A Princesa e o Sapo é uma animação da Disney publicada em 2009, na qual é passada em um bairro francês de Nova Orleans e conta a história de Tiana, uma menina de 19 anos lutando para realizar o sonho de abrir um restaurante que tinha junto com o seu falecido pai. Batalhando duro como garçonete para juntar dinheiro e abrir o Tiana’s Place a jovem é surpreendida quando beija um sapo enfeitiçado — Príncipe Naveen — e também acaba tornando uma sapa, e consegue enxergar todo o momento de dedicação indo por água abaixo.

O expectador desse filme acompanha a aventura engraçada, apaixonante e repleta de aprendizado de um príncipe sem mesada e uma garçonete fugindo das trevas com intuito de não alimentar o feitiço vodu. Durante a história somos recepcionados com diversas cenas encantadoras, uma trilha sonora contagiante e, infelizmente, alguns momentos totalmente inúteis — iremos falar sobre eles — que colaboram para uma animação emocionante.

Princesa Tiana é muito injustiçada e merece todo o reconhecimento do mundo devido a sua incrível forma de levar a vida. A princesa é a nona da franquia da Disney, mas a primeira negra, e isso reflete na primeira representatividade da empresa diante de uma sociedade extremamente intolerante, onde os negros são marginalizado. Ainda existem teorias que Tiana é repleta de estereótipos negros e a representatividade foi industrializada — feita para obter lucro —, mas não é exatamente sobre isso que iremos falar, muito pelo contrário, queremos demonstrar alguns motivos pelo qual ela é uma das princesas mais incrível da Disney.

 

ORIGEM

O filme começa narrando Eudora — mãe de Tiana — contando a história de O Príncipe Sapo enquanto ajusta o novo vestido de princesa da Charlotte La Bouff, sua amiga de infância. Após o expediente que aparentar ser de babá e costureira, Eudora e sua filha vão para casa em um transporte público onde encontra com o seu pai, que sempre sonhou abrir um restaurante chamado Tiana’s Place. Nesse mesmo dia Tiana ainda pequena prepara uma refeição e compartilha com todos da vizinhança sem nenhum problema em dividir o pouco que tinha.

Essa introdução da animação demonstra muito como Tiana sempre foi uma criança empenhada, focada e totalmente desprovida de problemas sociais. Ao desenrolar da história acompanhamos ela já com 19 anos batalhando para realizar o sonho de abrir o restaurante, mas, nesse momento seu pai já havia falecido e o auxilio anda um pouco fraco.

A jovem tinha vários motivos para abandonar seu sonho e decidir empenhar em outro emprego, até mesmo, era possível utilizar o dinheiro que ganhava como garçonete em outros recursos, mas com muita garra e força de vontade continuou perseverando e transparecendo a sua capacidade para todos àqueles que juravam de pés juntos que ela era incapaz.

É muito visível e meramente reconhecido o valor que Tiana deu ao seu sonho, e, pelo incrível que pareça esse é um ensino muito importante para as crianças, principalmente para as meninas — entenda no próximo tópico —, pois a princesa demonstrou o tempo inteiro ser focada, dedicada, trabalhadeira, independente e totalmente carismática, o que diferencia de muitas outras princesas tão comentadas da Disney.

 

EMPODERAMENTO

Infelizmente em A Princesa e o Sapo somos cruelmente obrigados e ouvir falas totalmente machistas vindo de homens e mulheres, a época que o filme é passado era quando o Jazz reinava as ruas, quando mulheres eram submissas aos homens. Só que, as cenas machistas poderiam ser poupadas dentro da história, principalmente para crianças que não saberão diferenciar o ano com os conceitos.

Mulheres sendo ensinadas e compartilhando com a outra que o modo certo de conquistas um homem é pelo estômago, homens de negócios dizendo que uma mulher é incapaz de abrir um estabelecimento sozinha e vários outros trechos que deixaram à desejar estarão presente na animação e é um pouco pesado para as crianças. Como livros, séries e filmes é um ótimo entretenimento para educar alguém, nesses momentos machistas os ensinamentos do filme acaba soando ao contrário.

Porém, a nossa princesa além de ser totalmente marginalizada, ela também é uma heroína extremamente empoderada. Em todo momento falam que Tiana é incapaz de realizar várias atividades — por ser mulher, sapo e/ou de baixa renda —, ela não rebate ninguém, muito pelo contrário, apenas fica calada e demonstra para todos que o fato dela não ser um homem, não impede dela realizar seus desejos.

Essa imagem que Tiana passa para sociedade é muito importante, em todo momento ela diz que não precisa de homem para conquistar suas metas, ou seja, ensina para as meninas não serem dependentes de ninguém. Por outro lado, ela ensina para os meninos serem mais compreensíveis e independente das meninas e acompanhamos isso claramente pelo Príncipe Naveen, quando ela ensina ele realizar serviços domésticos. Será que a mídia não fala tanto de Tiana pelo fato dela pregar a igualdade de gênero? Fica um questionamento!

 

SONHO

O sonho da princesa desde pequena é abrir o Tiana’s Place, um restaurante com diversos tipos de refeições, na qual, a desigualdade social não será um problema. Desde a infância Tiana sonhou junto com seu pai James, mas ele foi morto aparentemente durante a Segunda Guerra Mundial e tudo ficou por conta da garçonete menosprezada. Enquanto Tiana fazia de tudo para abrir o Tiana’s Place sua mãe e suas amigas enfureciam devido à forma que ela levava a vida. — Deixava de se divertir para sonhar. — Dividindo todo o dinheiro ganho de forma organizada a jovem chega perto de abrir o estabelecimento, até se tornar uma sapa.

Esse talvez seja o momento em que Tiana consegue conquistar melhor o expectador devido as aventuras que ela passa ao lado do Príncipe Naveen, e é justamente nessas cenas que a princesa ensina como devemos perseverar em nossos sonhos sem passar por cima de ninguém. Ela está totalmente no fundo do poço ao ter sido transformada em sapa, só que, em nenhum momento deixou de desistir e se rebelou contra o príncipe que lhe enfiou dentro daquele problemão.

Mesmo vivendo em um novo corpo — como sapa — Tiana consegue encontrar recursos para facilitar suas vidas, o que demonstra quão desempenhada ela é. Além disso, a compreensão é um fator muito bem explorado em A Princesa e o Sapo, pois Tiana consegue entender a história do Príncipe Naveen e decide ajuda-lo naquilo que ele tem muita dificuldade, o que reforça a ideia de que homens não estão acima das mulheres em hipótese alguma.

Contudo, podemos concluir que a força de vontade é muito bem abordada na animação e a princesa consegue ser muito bem criada quando decide perseverar em seus desejos e o fato de abrir o Tiana’s Place só reforça a ideia que todos nós somos capazes quando temos oportunidade. Sem falar que, o Tiana’s Place aparenta ser um grande apelo social para os grandes estabelecimentos que insistem em recepcionar só pessoas com alta renda.

 

Tiana, a princesa com uma linda história sobre valorização, humildade, carisma, companheirismo e uma surra de lição social e de vida não tem a mesma visibilidade que muitas outras princesas da franquia da Disney tem pela mídia e veículos de conteúdos. Ela é negra, batalhadora, empoderada e conseguiu demonstrar para o mundo que uma mulher que vivem à margem da sociedade tem a mesma capacidade de um homem, tudo o que falta é uma oportunidade!

O intuito dessa matéria é compartilhar que Tiana tem mais conteúdo que muitas outras princesas e, além disso, não merece ser esquecida.

Comentários