COMO GANHAR LIVROS
04 abr

COMO GANHAR LIVROS

Coluna

Victor Tadeu

Desde já quero pedir desculpas para vocês, mas essa matéria não é sobre COMO GANHAR LIVROS. Eu coloquei esse título justamente para chamar a sua atenção, pois muitas pessoas me chamam para perguntarem se ganho muitos livros com o site, para saberem como que faço para ganhar livros de autores e editoras, sempre são perguntas do tipo, mas sinceramente, a palavra “ganhar” me incomoda e eu consigo engolir. Eu não estou escrevendo essa matéria para ser grosso, rude ou até mesmo arrogante, só estou escrevendo para meus amigos e leitores entenderem o que é ter um site e saberem a diferença de GANHAR e RECEBER.

Em Julho o Desencaixados vai fazer 3 anos e desde então eu já venho recebendo mensagens de autores e editoras querendo saber como que faz para ser parceiros do site, é claro, são mensagens ótimas que adoro receber e sou muito grato por aqueles que confiam no nosso trabalho. Por outro lado, eu tenho o costume de receber mensagens de leitores, amigos e até mesmo de outros blogueiros, para saberem como que eu faço para ganhar tanto livros. É como eu disse, não quero parece rude, pois não estou sendo, mas a palavra “ganhar” me deixa lá no chão, me sinto tão pequeno diante do verbo que tenho a leve impressão de ser um nada no meio do Desencaixados.

Vou tentar explicar para vocês como que funciona esse processo de parceria no Desencaixados. Primeiro tem o contato, que pode surgir do site ou do autor(a)/editora, após o contato temos a avaliação, na qual avaliamos o livro ou somos avaliados, sendo assim aprovado nós do Desencaixados recebemos um exemplar para ler e escrever uma resenha da obra. Em alguns regulamentos têm determinado prazo para ler e escrever a resenha em outros eu já tenho mais liberdade, mas a questão não é essa, a questão é sobre o que aconteceu durante a explicação desse processo de parceria.

Acho que agora fica mais claro para explicar a diferença de GANHAR um livro e RECEBER um livro. Em nenhum momento durante esse processo de parceria é mencionada a palavra “ganhar”, parece que não, mas ganhar é diferente de receber, mesmo as palavras sendo sinônimo tem uma diferença e nós do Desencaixados sabemos reconhecê-la. Nós recebemos livros porque somos capazes de escrever uma boa resenha, porque somos sinceros e sabemos manter uma parceria honesta, além disso, o contato para parceria é sinônimo de qualidade, interesse de markting e ajuda. Pois uma parceria vai além de ler e escrever uma resenha — falo do Desencaixados —, nós estamos sempre acolhendo nossos parceiros, ajudando em tudo ao nosso alcance e fazendo de tudo para incluir parceiros em nossos projetos, seja de comemoração, seja de matéria especial, até mesmo de uma simples foto no Instagram, nossa parceria é motivo de conquista e gratidão e em nenhum momento somos desonesto a ponto de desrespeitar o autor. Voltando ao “ganhar” talvez você não possa ter entendido, mas GANHAR é quando você ganha sem fazer nenhum esforço, sem ter nenhuma obrigação e muito pelo contrário, as vezes você ganha livros ou qualquer outra coisa como demonstração de afeto, não precisa ter esforço e obrigações para ganhar, você simplesmente ganha pelo o que você é e não pelo que você faz. Mas para RECEBER você tem uma determinada tarefa para cumprir e você recebe como forma de agradecimento e conquista, é pelo que você e pelo que faz, não parece ter diferença, mas tem.

É de coração que peço para todos não referirem a palavra GANHAR quando nós publicamos uma resenha, quando nós fechamos uma parceria ou quando simplesmente publicamos uma foto no Instagram, não foi um presente, foi uma conquista, uma conquista que somos muitos gratos e gostaríamos que ela seja reconhecida. Muitos podem perguntar como essa conquista pode ser reconhecida, mas eu te respondo: leia aquilo que envolve a conquista — resenha, matéria exclusiva ou até mesmo a legenda da foto —, pois a sua atenção é mais uma conquista para nós e quem conhece o Desencaixados sabe que sempre damos atenção, estamos sempre realizando sorteios como forma de agradecimento e é esse ciclo que gostaríamos de ter. Seria muito legal se nosso trabalho fosse reconhecido, que nossa conquista tivesse a atenção de vocês, para vocês obterem a nossa atenção e assim nós e o nosso parceiro com a maior gratidão do mundo agradeceríamos vocês de diversas maneiras.

Novamente peço desculpas pelo título, foi o único jeito que tivemos para trazer vocês até nós, fazendo com que entenderem essa diferença, “ganhar” pode nos incomodar e as vezes desvalorizar o nosso trabalho, pois escrever uma matéria não é muito fácil, muitas nos chamar de vagabundos e tem a ideia que só temos um site para GANHAR, sendo que não é dessa forma que funciona. Queria finalizar esse texto agradecendo todos que puderem ler até o final e informar que em Julho vai ter um sorteio de 30 livros para vocês.

Comentários

  • Aline M. Oliveira

    Eu já pensei mas vezes em iniciar um blog, insta e página literária, mas penso no trabalho enorme que eu iria ter, dor de cabeça, meu Deus. Desisti. Gosto demais desse universo, mas é trabalhoso demais. Por isso sei que vcs tem toda a razão de ficarem chateados por pensamentos como esses de que vcs “ganham” livros. Dou todo apoio! E que venha o sorteio, pq desse jeito sim, se ganha livros! Hahahah Bjinhos ❤

    • Desencaixados

      Opa, fico feliz em saber que você entendeu a mensagens direitinho! ♥

  • Aline Schiefelbein

    Parabéns pelo esclarecimento. Realmente muitos não entendem essa diferença entre ganhar e ser escolhido para fazer uma resenha.

    • Desencaixados

      Sim, a diferença é grande, fico feliz em saber que você entendeu! ♥