As personagens que dominam a televisão
05 mar

As personagens que dominam a televisão

Coluna

Julia Giarola

Durante os anos nós acompanhamos uma grande evolução na representatividade das minorias na mídia. Muitos, grupos, porém, ainda lutam por esse espaço na cultura pop, essa que ainda tem uma loga jornada pela frente. Mas não podemos esquecer que foram pioneiros que permitiram que chegássemos tão longe, então esta semana, se aproximando do Dia Internacional da Mulher, nós comemoramos algumas das 10 personagens que mais influenciaram ou influenciam a representação positiva de mulheres na mídia, mais especificamente nas séries de TV. Confira:

Dana Scully

Série: Arquivo X

Interpretada por: Gillian Anderson

Esta lista não poderia existir sem Dana Kathrine Scully, a personagem que foi um marco não apenas para a representação positiva de personagens femininas nas telas de TV, mas também foi responsável pelo Efeito Scully, o fenômeno que representa o aumento perceptível no número de mulheres ingressando em carreiras STEM (Ciência/Tecnologia/Engenharia/Matemática) desde o início da transmissão de Arquivo X no início da década de 1990. A médica e Agente Especial Dana Scully foi e ainda é vista como um modelo positivo para garotas do mundo inteiro, demonstrando alguém que é capaz de se estabelecer em uma carreira onde mulheres são pouco representadas (corretamente). Utilizando suas habilidades cognitivas e profissionais em vez de usar seus atributos físicos, a personagem redefiniu o conceito de feminilidade, ao mesmo tempo lutando contra esteriótipos, deixando sua marca na história da televisão.

Annalise Keating

Série: How To Get Away With Murder

Interpretada por: Viola Davis

Sem dúvida alguma, Annalise Keating é um dos grandes motivos que muitos assistem How To Get Away With Murder. Uma personagem que inicialmente parecia invencível, acabou se mostrando uma mulher complexa que, nas mãos da incomparável Viola Davis, se destacou entre o elenco talentoso. O poder e a força da advogada é sempre colocada em jogo, provando a cada episódio sua capacidade de adaptar em situações de risco e ainda salvar as pessoas à seu redor. Annalise Keating, juntamente com a série, quebrou barreiras raciais e de gênero se tornando uma das personagens mais fortes do atual guia de programação da TV.

Daenerys Targaryen

Série: Game of Thrones

Interpretada por: Emilia Clarke

Se erguendo desde o primeiro episódio da popular série da HBODaenerys Targaryen é hoje uma das favoritas ao trono em Game of Thrones. Apesar de ter que dividir um pouco a atenção com outra poderosa personagem, Cersei Lannister, Daenerys se destaca como uma das personagens mais influentes no extenso elenco. Construindo um exército poderoso do zero e batalhando com os grandes líderes em Westeros, a guerreira se provou uma excelente líder, sempre entrando em ação quando necessário.

Nancy Botwin

Série: Weeds

Interpretada por: Mary-Louise Parker

Nancy Botwin é um caso complicado, mas sua habilidade de se manter em um mundo de crimes é impressionante, isso não podemos negar. Iniciando sua “carreira” como traficante após a morte do marido, a viúva começa a se meter em um mundo que é um pouco diferente do que estava acostumada. Porém, durante a série, Botwin consegue se estabelecer como uma das mais engenhosas e independentes personagens de Weeds, fugindo de situações absurdas e ainda tentando proteger sua família dos perigos da vida de crimes que ela mesmo criou.

Stella Gibson

Série: The Fall

Interpretada por: Gillian Anderson

Aparecendo pela segunda vez nesta lista, não é atoa que Gillian Anderson é considerada um ícone da TV. Iniciando sua carreira interpretando a inteligente Agente Scully em Arquivo X, a atriz volta mais uma vez para o gênero provando seu talento para interpretar personagens fortes e icônicos. Stella Gibson de da série policial The Fall (confira nossa crítica aqui) domina seu trabalho, mesmo rodeada por machismo e misoginia. A detetive consegue se manter com os pés no chão diante casos extremos inspirando os policiais ao seu redor, além de deixar uma marca na audiência que presencia outra grande atuação de Anderson nas telas de TV.

Olivia Pope

Série: Scandal

Interpretada por: Kerry Washington

Olivia Pope é uma das pessoas mais influente em Washington, comandando não apenas um grupo talentoso de advogados que resolvem qualquer problema, mas também a Casa Branca. Seu envolvimento com o governo em Scandal, leva a personagem em caminhos de desafios, se provando uma das mais inteligentes dentro da administração. Cobrindo e criando escândalos, Olivia Pope sempre consegue virar qualquer situação a seu favor, sendo uma das peças mais importantes neste governo fictício do mundo de Shonda Rhimes.

Eleven

Série: Stranger Things

Interpretada por: Millie Bobby Brown

Com uma “vida” relativamente curta, Stranger Things (confira nossa crítica aqui) veio em 2016 para ficar. A popularidade da série nostálgica transcendeu quaisquer expectativas, introduzindo uma das melhores personagens dos últimos anos. A presença de Eleven na série da Netflix se provou muito importante para o empoderamento de garotas de todas as idades, elas que agora consegue se ver em uma personagem forte e poderosa na televisão.

Lorelai Gilmore

Série: Gilmore Girls

Interpretada por: Lauren Graham

Lorelai Gilmore pode não vir à cabeça imediatamente quando se pensa em personagens poderosas. Porém, a mãe solteira de Stars Hollow é o exemplo perfeito de força e independência. Criando a filha sozinha desde muito nova, Lorelai também criou um lar onde é amada, mostrando sua determinação em se provar capaz de uma vida sem ajuda imediata de ninguém. Subindo em sua carreira e se descobrindo como mãe, Lorelai enfrenta a vida como muitas mães batalhadoras, mas nunca sem um sorriso no rosto.

Offred

Série: The Handmaid’s Tales

Interpretada por: Elizabeth Moss

Com apenas uma temporada, Offred de The Handmaid’s Tales (confira nossa crítica aqui) deixou sua marca. Batalhando por seus direitos em uma distopia opressora onde a mulher é vista somente como uma encubadora, a protagonista, interpretada brilhantemente por Elizabeth Moss, tem a difícil decisão entre sobreviver ou se erguer. É assim que seguimos a história de uma personagem que não ficará mais em silêncio, em vez disso se rebelando contra uma ditadura que reprime os direitos das mulheres.

Sarah Connor

Série: O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor

Interpretada por: Lena Headey

Em uma série pouco conhecida pelo público geral, Lena Headey interpreta Sarah Connor em um spin off da franquia de Exterminador do futuro. Assim como nos filmes, a personagem deve lutar para proteger seu filho, o suposto líder da rebelião contra uma inteligência artificial que dominará o mundo no futuro. A série segue Sarah enquanto essa lida com as difíceis decisões que deve tomar para prepara seu filho para uma guerra que está por vir. A interpretação de Headey como uma personagem forte, porém vulnerável, independente, porém em conflito ajuda a série a criar uma atmosfera complexa que foca não apenas em história, mas também nos conflitos internos desta incrível protagonista.

Menção honrosa

Sonya Cross

Série: The Bridge

Interpretada por: Diane Kruger

Sinopse: The Bridge é centrada em dois detetives dos Estados Unidos e do México, que devem trabalhar juntos para capturarem um serial killer que opera nos dois lados da fronteira.

É claro que muitas excelentes personagens foram deixadas de fora, então deixe seu comentário abaixo e nos diga quem você gostaria de ter visto nessa lista. Aproveite também e venha comemorar essa semana com nossa equipe, acompanhando nossas matéria dedicadas ao Dia Internacional da Mulher.

Leia também

Comentários