Aileen: Vida e Morte de Uma Serial Killer
11 maio

Aileen: Vida e Morte de Uma Serial Killer

Coluna, Serial Killers

Julia Giarola

Título: Aileen: Vida e Morte de Uma Serial Killer
Título original: Aileen: Life and Death of a Serial Killer
Ano de lançamento: 2003
Duração: 93 minutos
Diretores: Nick Broomfield, Joan Churchill
Gênero: Documentário
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Aileen Carol Wuornos é uma prostituta de estrada que foi executada em 2002, no estado de Flórida, por matar no período de um ano 7 homens: Richard Mallory, Walter Antonio, Dick Humphreys, David Spears, Charles Carskadoon, Peter Siems e Troy Buress. Em 9 de janeiro de 1991 Aileen foi presa em Daytona Beach, Flórida. Ela confessou os crimes mas alegou legítima defesa, pois sua vítimas, segundo ela, estavam prestes a agredi-la ou sodomizá-la. Posteriormente disse que queria roubá-los. A idéia de uma prostituta lésbica que odiava suas vítimas e, em razão das alegações dela, ter manchado a reputação destes homens gerou um ódio especial contra Aileen. Quando Broomfield conheceu Aileen ela já fora condenada à morte 4 vezes, mas, para surpresa de Nick, ela foi a pessoa mais honesta neste caso, pois todos os outros – o advogado, a mãe e a polícia – tentaram faturar o máximo possível com sua história. Nick fez uma entrevista final pouco antes da execução e, um dia após, uma junta psiquiátrica a considera apta a ser executada. O diretor questiona o que é necessário fazer para ser vetado pela junta, pois Nick está certo que executaram uma louca. Além disto o governador Jeb Bush, que concorria à reeleição, conseguiu seu objetivo: convenientemente fez com que Aileen fosse executada um mês antes das eleições, já que sua plataforma política era fortemente favorável à pena de morte.

Toda história tem um começo, meio e fim. Mesmo na vida real seguimos uma trajetória que corresponde à contextualidade, ações e consequências, e assim também acontece na vida de assassinos. A história de Aileen Wournos, porém, está longe de ter um final, pelo menos um final conclusivo. Mesmo após sua execução em 2002, a morte da primeira serial killer (aprenda Como identificar um Serial Killer) dos EUA ainda está envolta de conspirações por trás de suas motivações verdadeiras. O documentário Aileen: Vida e Morte de Uma Serial Killer tenta levantar essas questões, indo por trás de seus crimes e explorando um pouco do contexto que Aileen Wournos foi criada.

Considerada a primeira serial killer dos EUA, Aileen foi acusada em 1991 por matar sete homens durante o período de um ano. Sua história chocou o país e inspirou vários documentários e até um filme (Monster, 2003). Todos procurando entender a motivação da então prostituta, parece que nem mesmo Aileen conhece a verdade. Composto de depoimentos de conhecidos, membros da investigação do caso e até mesmo de WournosAileen: Vida e Morte de Uma Serial Killer tenta mostrar um pouco da faceta da assassina em série que possui uma personalidade fascinante, para dizer o mínimo.

Seguindo a trajetória de Aileen antes de sua execução, sua vida encarcerada é tão intrigante quanto seu passado e seus crimes. Durante os depoimentos Aileen desmente suas próprias história, descredibilizando o filme de 2003 e a si mesmo. Tentando encontrar um contexto e a verdade por trás da história da mentirosa patológica, o documentário explora um pouco do passado de Wournos, um passado que ela mesmo parece desconhecer ou, pelo menos, desaceitar.

Conhecer as tragédias da vida dela não como uma desculpa, mas sim como um contexto para seu comportamento estabelece um aspecto psicológico interessante para o documentário, que parece seguir isso como um tema geral. O entendimento além do caso bem documentado é um dos pontos altos de Aileen: Vida e Morte de Uma Serial Killer que, em vez de desvendar novas informações sobre os assassinatos em si, oferece uma perspectiva de Aileen em relação ao seu novo ambiente, em relação à morte, em relação às pessoas em sua vida; isso tudo fornecendo a ambígua visão da serial killer sobre seus próprios princípios.

O documentário está disponível na Netflix para quem tiver o interesse de conferir!

Leia também

Comentários