The Fall
23 abr

The Fall

Séries

Julia Giarola

Série: The Fall
Título original: The Fall
Ano de lançamento: 2013
Duração: 3 temporadas
Criador: Allan Cubitt
Gênero: Drama, Policial
Nacionalidade: Reino Unido

Sinopse: The Fall acompanha a Detetive Superintendente Stella Gibson (Gillian Anderson). Ela é trazida para auxiliar a Polícia Metropolitana de Londres, quando um assassinato em Belfast torna-se arquivo morto.

The Fall acompanha a Detetive Superintendente Stella Gibson (Gillian Anderson), que é trazida para auxiliar a Polícia Metropolitana de Londres, quando um assassinato em Belfast se torna arquivo morto. O caso é sobre um assassino que gosta de atacar jovens mulheres profissionais da cidade, e Gibson corre contra o tempo com seu novo time, para conseguir encontrar o responsável pelas mortes antes que ele ataque novamente. Composta de três temporadas com seis episódios cada, a série estreou em 2013 e chegou ao seu fim em 2016.

Mais uma vez a Netflix dá espaço para uma série extremamente subestimada. Apesar de não ser original desta, a série da BBC traz uma excelente história de drama policial, um gênero desfocado ultimamente. A trama segue Stella Gibson, uma detetive trazida de Londres para ajudar a prender o novo assassino serial de Belfast. O enredo conta com vários elementos além da narrativa principal, se provando todos de mesma importância no final.

A trama corre envolta da premissa central, mas não se prende a ela. Podemos assistir os detalhes sutis que as subtramas nos oferece, explorando as vidas das pessoas que são afetadas pelas ações sadísticas e brutais de Paul Spector, ele que é a perfeita metáfora para a disposição entre amor e ódio em suas formas mais puras.

A série explora brilhantemente o contraste entre presa e caçador. Enquanto Stella Gibson representa as melhores qualidades de uma mulher forte e independente, Paul Spector, o estrangulador de Belfast, representa a misoginia. Os personagens, porém, não se restringem ao preto e branco, pois graças as excepcionais atuações, estes são complexos, com suas próprias ambições, motivações e defeitos. As dimensões dadas a estes personagens é o que nos faz querer mergulhar na história e ansiosamente esperar suas decisões imprevisíveis.

“Homens como Spector são muito humanos, muito compreensíveis. Ele não é um monstro, ele é apenas um homem.” – Stella Gibson

Muitas vezes The Fall mostra cenas paralelas dos dois personagens principais demonstrando excepcionalmente as características que estes compartilham, o que ajuda a estabelecer uma valiosa conexão entre protagonista e antagonista. Estas características, porém, exploram ainda mais além o elemento complexo de cada personagem, enquanto Gibson usa sua obsessão pelo controle em seu trabalho, Spector a demonstra sadisticamente.

Gillian Anderson prova mais uma vez que ainda consegue se transformar de corpo e alma em suas personagens, fazendo o que poucos atores conseguem. Voltando a interpretar uma oficial da lei, a atriz melhor conhecida como Dana Scully em Arquivo X, distancia perfeitamente seus personagens. Com pouco de seu passado conhecido, ela consegue transbordar a essência de Stella Gibson, roubando as cenas com seus diálogos e com sua perfeita atuação, fazendo esta ser um mistério intrigante por toda a série além de ser uma das melhores personagens que já vi na televisão.

Jamie Dornan também faz um excelente trabalho interpretando o serial killer Paul Spector, balanceando bem o sutil e o extravagante. As atuações são o forte da série, junto a seu impecável roteiro. Situações realistas com personagens tridimensionais é o que faz a trama tão interessante e envolvente.

The Fall é uma série que não possui a visibilidade que merece. Com personagens e histórias impactantes, a série deveria apresentar uma base maior de fãs.  Todos deveriam começar a assistir a série o mais rápido possível. Seus episódios já estão disponíveis na Netflix para maratona!

Nossa nota é:

Leia também:

Comentários

  • Lu Errera Leite

    Assisti as 3 temporadas, admito que comecei a assistir pra conhecer mais um trabalho de Jamie Dornan (na época famosíssimo como Christian Grey de 50 tons de cinza, adorei o que vi,muito bem feito,prende a atenção desde o primeiro episódio, gostei demais de The Fall,posso dizer sem medo de errar que é minha série favorita,apesar do final ter sido um pouco desanimador,esperava mais, é uma pena que foram somente 3 temporadas,eu ia adorar ver mais!