Orange Is The New Black – 5ª Temporada
09 jun

Orange Is The New Black – 5ª Temporada

Séries

Julia Giarola

Série: Orange Is The New Black
Título original: Orange Is The New Black
Ano de lançamento: 2013
Duração:—-
Criador: Jenji Kohan
Gênero: Comédia, Drama
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Piper Chapman é uma mulher por volta de seus 30 anos que é sentenciada a 15 meses de prisão após ter cometido crimes para sua ex-namorada, a traficante Alex — que não vê há mais de uma década. Piper troca a sua vida confortável de Nova York, com o noivo Larry , pelo macacão laranja, e cumpre sua sentença na Penitenciária Feminina de Litchfield. Para sobreviver, ela precisa aprender a conviver com as outras detentas, como Red, Nicky, Taystee e Crazy Eyes. O que Piper não espera é encontrar a ex cumprindo pena no mesmo lugar.

Orange Is The New Black chegou em 2013 para revolucionar não só a maneira que assistimos séries, mas também os temas que podem ser abordados nessas. Focando principalmente em um elenco feminino forte, a série original da Netflix com certeza quebrou barreiras em mais de uma ocasião. A cada temporada, OITNB consegue explorar cada vez mais seus personagens e histórias; esta quinta temporada não é diferente.

Após ser categorizada oficialmente como drama na premiação do Emmy no ano passado (2016), os roteiristas decidiram tomar um rumo mais pesado e brutal em sua quarta temporada. O interessante, porém, é que este tom se manteve nesta nova temporada, mas também conseguiu brilhantemente aumentar os aspectos cômicos da série simultaneamente, fazendo bom uso dos talentos que têm em mãos. A quinta temporada é com certeza uma das mais engraçadas!

Esta nova temporada começa exatamente onde a quarta terminou. O clima tenso na prisão após a rebelião das prisioneiras continua durante todos os episódios, prendendo a atenção no estilo OITNB. A quinta temporada volta seu foco para um assunto principal sendo este a humanidade. Sem entrar em muitos detalhes relacionados ao enredo em si, vale mencionar que é a revolta das personagens que movem a trama. Mesmo com todos os episódios decorrendo ao longo de 3 dias, a história não para um segundo. Sabendo dividir bem as funções de cada personagem, Orange Is The New Black continua se estabelecendo como um conjunto de esforços.

Durante a quarta temporada tivemos que nos despedir de alguns personagens queridos o que nos fez preocupar com o futuro da série. Mas felizmente a nova temporada lida brilhantemente com estas perdas que várias vezes servem como combustível para a nova trama. Esta construção em cima dos próprios enredos mostra perfeitamente como se deve lidar com este tipo de história que conta com tantos elementos interligados.

Como recompensa, porém, muitos personagens introduzidos brevemente na temporada anterior ganham um papel maior agora. Além de receberem maior tempo de tela, também são fundamentais para o desenvolvimento da história, mantendo bem a diversidade dentro da série.

Assim como as primeiras temporadas, esta continua explorando aspectos dos passados de muitos personagens o que ajuda imensamente no desenvolvimento desses. Orange Is The New Black ainda têm a habilidade de trazer dignidade ao mais desprezível dos personagens mostrando que é tudo uma questão de perspectiva.

O elenco como sempre está impecável. Revelações como Uzo Aduba (Crazy Eyes), Danielle Brooks (Taystee) e Adrienne C. Moore (Black Cindy) disputam amigavelmente as cenas com suas atuações poderosas, hilárias e reais. Até mesmo veteranos como Lea DeLaria (Big Boo) e Natasha Lyonne (Nicky) ainda conseguem surpreender com as interpretações e se destacarem. Esta com certeza é a beleza de Orange Is The New Black: uma variedade enorme de atores que colaboram entre si para elevar ainda mais o material.

Com um elenco tão grande e talentoso é difícil encontrar destaques, porém Taylor Schilling e Laura Prepon chegam perto, ironicamente servindo de alívio cômico. Começando como personagens principais, mas depois empurradas para coadjuvantes, Piper (Taylor Schilling) e Alex (Laura Prepon) agora apresentam uma participação significantemente menor. Porém isso não impediu Schilling e Prepon de brilharem. Expondo grande talento cômico, as parceiras de cena com certeza elevam o aspecto “comédia” nos episódios.

Devido ao clima tenso e pesado que o enredo da quinta temporada estabelece, foi muita esperteza dos roteiristas espalharem alguns momentos extravagantes durante os episódios em nome da comédia. E sim, eles funcionam perfeitamente proporcionando risadas e diversão durante uma maratona que, provavelmente, será inevitável graças a história que flui muito bem.

Esta temporada provou que Orange Is The New Black ainda está com tudo e provavelmente irá se carregar bem durante as próximas temporadas. Atualmente, a série da Netflix está renovada até a 7ª temporada.

Nossa nota é:

Quem aí gostou desta nova temporada? Deixe seu comentário abaixo.

Assista ao trailer:

Leia também

Comentários