RESENHA: Últimas Mensagens Recebidas
17 mar

RESENHA: Últimas Mensagens Recebidas

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Últimas Mensagens Recebidas
Autora: Emily Trunko
Editora: Seguinte
Gênero: Não-ficção
Número de páginas: 176
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?
A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

 

Infelizmente não temos a grande capacidade de distinguir quando será o seu último momento com as pessoas, provavelmente se nascêssemos com esse incrível poder nós seríamos imunes a muitas dores, perdas, ou até, mesmo alívios que o mundo pode nos proporcionar. Por isso, nunca sabemos quando será o último abraço, a última flertada, o último toque e até mesmo a última mensagem recebida. Nossas atitudes são previsíveis, mas o resultado delas são incertos.

Últimas Mensagens Recebidas, de Emily Trunko é um livro publicado pela Companhia das Letras através do selo Seguinte. Ele é uma coletânea de mensagens que a autora recebeu de pessoas anônimas em seu blog no tumblr, diante de um conteúdo interessante e não tão comum no ramo literário, iremos apontar a nossa experiência com a obra.

O livro não é escrito por Emily Trunko, mas ela teve uma grande responsabilidade através dele. A ideia inicial da autora foi criar um blog na plataforma tumblr para aproximar pessoas que passam ou passaram por situações complicadas e semelhante ao de outros leitores. Nesse blog os seguidores podem se reconfortarem com mensagens publicadas pela organizadora — todas essas mensagens foram enviadas anonimadamente.

Fazendo a leitura do livro, você poderá conferir mensagens tensas e ao mesmo tempo reconfortante, muitas das vezes o leitor vai preferir acreditar que são mensagens falsas, provavelmente podem até acusar a organizadora, mas talvez esse seja uma das intenções da coletânea. Virando e revirando as páginas vamos nos deparar com frases curtas, ilustrações referenciais e uma informação breve sobre o motivo ou situação que aquela mensagem foi a última recebida.

Recheado de frases consideravelmente influenciadoras, Últimas Mensagens Recebidas acaba obtendo um pequeno e único erro. Nele você vai deparar com diversas histórias explicadas brevemente, infelizmente essas histórias são variadas de acidente de carro a problemas de saúde, problemas familiares a suicídio. Levando em consideração que o índice de suicídios é muito preocupante, algumas mensagens acabam soando como um gatilho e gerando mais situações semelhantes.

Apesar desse problema ser um pouco preocupante, ele tem uma solução muito impactante e libertadora no final da obra. Ao terminar a leitura do livro, lidar com as frases e conhecer histórias de cortar nossos corações, nas últimas páginas folhas brancas e linhadas nos recepcionam para “vomitar” tudo aquilo que guardamos para nós mesmo, é o momento de colocar na prática as últimas mensagens que nos perturbam todas os dias antes de dormir.

A ideia de dar o poder do leitor participar dessa coletânea é muito magnífica, pois, além dele se sentir incluído, ele pode ter se identificado com alguma das histórias e tomar rumo diferentes, por exemplo o caso de suicídios. Por isso, é explicitamente considerável o fato da autora ter incluído assuntos tão pesados em Últimas Mensagens Recebidas, pois temos a oportunidade de também nos reconfortar e/ou reconfortar outras pessoas com a nossa última(s) mensagem(ns) recebida(s).

É válido lembrar que o livro é muito inclusivo, nele você vai poder conhecer história de pessoas reais — transcritas anonimadamente — de vários segmentos, por isso, a obra acaba sendo bem indicada para todo mundo, pois nela de uma forma ou outra você vai se sentir tocado e abraçado por uma pessoa que você não conhece, mas que, provavelmente tem contato com uma que passa pelos mesmos problemas.

Últimas Mensagens Recebidas, é o primeiro livro organizado por Emily Trunko capaz de arrancar lágrimas de uma pessoa nem um pouco emotiva. Em 2018 a garota lançou outro livro titulado como Cartas Secretas Jamais Recebidas — clique aqui para ler a resenha — e segue uma linha muito parecida com esse. Ambos os livros são essências para você fazer a leitura e presentear um amigo ou familiar com dedicatória exclusiva, para restabelecer as forças dele.

Essa resenha carrega uma estrutura diferente por ser coletânea de frases.

Leia Também:

• RESENHA: Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz.
• 5 Motivos para ler A Parte Que Falta.
• RESENHA: Cartas Secretas Jamais Enviadas.
• RESENHA: Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz.

Comentários