RESENHA: Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz
08 fev

RESENHA: Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz
Autora: Raquel Segal
Editora: Planeta
Gênero: Não-ficção
Número de páginas: 160
SKOOB

Adquira aqui: Submarino l Amazon

Sinopse:Ansiedade. Paranoias. Medos. Frustrações. Amor. Sonhos. Desilusões. Expectativas. Aquela vontade louca de desistir de tudo. Recomeçar. Desistir de novo. Sentir-se inteiro. Vazio. Transbordar. Se perder. Pode parecer, mas você não está sozinho…
Em Sempre faço tudo errado quando estou feliz, Raquel Segal, criadora do Aquele Eita, fala de emoções reais, destas que a gente só conta para o travesseiro. É impossível não se impactar com seu traço revelador e, ao mesmo tempo, transformador.

Aquele Eita é um perfil nas grandes redes sociais do mundo virtual que vem atuando fielmente com tirinhas motivacionais, os perfis são administrados pela Raquel Segal, a mesma que cria todas as frases e ilustrações. Provavelmente você já deve ter visto ou compartilhado algum dos conteúdos criados por esses perfis, na maioria das vezes a repercussão de uma tirinha é tão grande que chega ser incrivelmente surpreendente.

O perfil acaba tendo um grande público no Twitter (203 mil seguidores) e no Facebook (998 mil curtidas), o público dessas redes sociais muitas das vezes gostam de frases e ilustrações segmentadas com o assunto-foco de Raquel Segal, no caso, algumas decepções da vida. Com isso, as pessoas que se identificam com as frases, tirinhas e ilustrações da criadora estão sempre compartilhando.

Tristeza, sofrimento, decepção e todos outros sentimentos adjacentes que carregam determinada quantidade de negatividade são abordados nas tirinhas que estão sempre acompanhadas de uma cor amarela e traços pretos. Recebendo uma grande quantidade de admiradores a administradora resolveu publicar um livro com coletâneas do seu trabalho.

Eis que mais um exemplar de não-ficção está nas maiores livrarias do Brasil pronto para ajudar inúmeras pessoas, e como essa resenha trata de um livro sobre frases a estrutura dela será um pouco diferente das outras que vocês estão acostumados a lerem aqui no Desencaixados. Ficou curioso pela ideia da obra? Então continue fazendo a leitura, pois a vontade de ler só irá aumentar.

Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz, de Raquel Segal é um livro de coletâneas de tirinhas que carrega o seguinte subtitulo: Tirinhas Sentimentais Para Todo Tipo de Bad. O livro está sendo publicado pela Editora Planeta do Brasil, mas pelo selo Outro Planeta.

Sentimentos e emoções são estados de corpo que os seres humanos felizmente ou infelizmente não são imunes. Seja do sentimento mais agradável ao mais indesejável, todos nós somos aptos para se aventurar em qualquer emoção, seja ela ruim ou boa. Por isso, frases de impacto e/ou motivacionais estão cada vez mais satisfazendo os consumidores de redes sociais.

Há alguns anos a palavra “bad” acabou sendo o lema de muitos brasileiros, até uma década atrás ninguém tinha muito conhecimento sobre a palavra inglesa que em português significa ruim, um sentimento triste ou até mesmo uma situação desconfortável. E com base nessa ideia acabou surgindo o perfil Aquele Eita.

Raquel Segal já deixou expostamente explicado em seu site como foi a criação do seu perfil, tudo começou com o seu amor por comunicação e desenhos, ela já até criou um canal na plataforma Youtube, mas preferiu focar no seu projeto chamado Aquele Eita. Inicialmente o projeto era criar tirinhas sobre amores, mas após uma decepção amorosa e ter passado em um momento de “bad”, decidiu mudar o foco das tirinhas.

Agora Raquel Segal compartilhar nos perfis tirinhas que fazem referências ao sentimento, humor, situação e emoção referente à “bad”. Após ter tanto conteúdo de qualidade e uma grande quantidade de seguidores, ela resolveu publicar uma coletânea em formato de livro de todas as suas tirinhas, para assim, o seu público ter acesso com elas sempre que precisarem.

“Quando reclamo de alguma atitude minha já chegam com o discurso de que só depende de mim para mudar. Como se fosse fácil me transformar em outra pessoa da noite para o dia. (página 19)”

Confesso que a ideia desse livro foi uma das mais surpreendentes que encontrei até o momento em 2018, nunca imaginei que faria a leitura de um livro de frases e tirinhas motivacionais, até porque recentemente os leitores mais assíduos estão cada vez mais reclamando e ao mesmo tempo admirando a coragem das editoras darem a oportunidade para livros com novas temáticas, pois assim incentiva outras pessoas a terem contato e gosto pela literatura.

Ao fazer a leitura dessa obra, o leitor irá encontrar inúmeras tirinhas e algumas frases ideias para qualquer tipo de bad, e eu gostaria de deixar bem claro que o livro não simula ou incetiva o estado de tristeza, pois antes de fazer a leitura eu achei que ele iria promover esse sentimento. Muito pelo contrário, em nenhum momento a Raquel Segal fez isso, ela só criou tirinhas e escreveu frases para ajudar as pessoas a dar um “up” em suas vidas.

O legal de todas as tirinhas criadas pela autora, é que ela não aborda somente as decepções amorosas. Eu fiquei extremamente grato por isso, pois, muitas das vezes nós pensando que na vida só as pessoas que temos interesse em ter um relacionamento sério são capazes de nos decepcionar. Em Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz, você encontrará tirinhas e frases sobre decepções na amizade, no relacionamento, na sociedade e todas as outras formas possíveis.

Quero deixar bem claro que eu fiquei muito surpreso pelo trabalho de Raquel Segal, as ideias que ela utilizou em suas ilustrações foram muito bacanas, sem falar que contém uma linguagem muito utilizada pelos jovens e consumidores de internet. O trabalho editorial dessa obra também está impecável, a editora foi muito atenta ao definir como seria o exemplar físico, pois tenho algumas ressaltas para falar.

Todas as cores utilizadas nessa obra são referências do perfil Aquele Eita, pois a criadora decidiu ser ousada na hora de escolher a cor amarela, porque muitos comerciantes dizem que amarelo é uma cor errada para ser escolhida devido ao fato dela ser gritante. Só que, o amarelo, o preto e o branco utilizados nessa obra foram de total importância para a originalidade e aperfeiçoamento dessa coletânea.

“Sabe, meu humor sempre funcionou um pouco como as estações do ano. Às vezes, lindo como a primavera, outras, acolhedor como o verão ou confuso como o outono e, algumas vezes, tão insensível quanto o inverno. Agradeço imensamente a todas as pessoas que aguentaram todas essas mudanças no meu clima. (página 54)”

A fonte utilizada nos textos estão muito agradáveis aos olhos, o espaçamento e a divisão de tirinhas estão impecáveis e tudo está colaborando para uma leitura prazerosa e motivadora. Eu fiz a leitura dessa obra em cerca de 30 minutos, fiz várias stories nas minhas redes sociais e muitas pessoas ficaram interessados no livro, por isso, tenho uma proposta para vocês.

Antes de concluir a resenha, quero estabelecer um combinado com vocês. Como muitas pessoas ficaram interessadas no livro e suas tirinhas, nós iremos fazer o sorteio de um exemplar caso essa resenha tenha muito envolvimento — comentários, compartilhamentos e visualizações. — Daremos uma semana para avaliarmos o interesse de vocês, caso seja positivo, iremos abrir o sorteio e comunicamos aqueles que comentaram.

Enfim, Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz – Tirinhas Sentimentais Para Todo Tipo de Bad é uma coletânea muito motivacional para você que têm muitos momentos tristes na vida. Por isso, recomendamos a leitura dessa obra para todos, pois todo mundo têm seus momentos de decepções.

Comentários

  • Wellida Danielle

    Olá, tudo bom?

    Ah, nem sabia que se tornou um livro! Como assim? rs
    Eu gosto bastante dessas tirinhas e sempre vejo amigos compartilhando nas redes sociais. É ótimo que tenha se tornado um livro, pois, dessa maneira, ela divulga ainda mais o seu trabalho. Eu acho ótimo, principalmente quando estamos na bad (olha a palavra aí de novo), pois nos motivam e nos mostram que não estamos sozinhos. As vezes só precisamos de alguém que nos entenda, não é? Como você disse, as decepções vem em diversas formas: amizade, relacionamentos, sociedade, etc. e, as vezes, não sabemos como lidar com elas. Com certeza eu quero adquirir essa obra e, assim, sempre ler quando precisar! <3
    E eu quero sorteio, hein? xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

  • cabinedeleitura

    Amei a premissa deste livro, essa ideia das tirinhas motivacionais, falando das bads da vida é uma graça. Hoje bastante perfil de rede social no estilo tem virado livro e agradado a muitos e isso é bom. Tenho pra mim que mesmo que seja despretensiosamente, gêneros assim pode ser a porta de entrada a muitos na literatura. Livro lindo, quero.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/