RESENHA: Obsidiana – Saga Lux
17 jan

RESENHA: Obsidiana – Saga Lux

Resenhas

Myrna Ariel

Título: Obsidiana
Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
Gênero: Fantasia / Ficção Científica / Romance
Número de páginas: 320
SKOOB 

Adquira aqui: Amazon / Submarino

Sinopse: Começar de novo é um saco.
Quando a gente se mudou para o interior, bem no início do último ano do colégio, eu já vinha me preparando para o sotaque caipira, o tédio, a internet lenta e um monte de chatices…Até dar de cara com o meu vizinho lindo, alto de dar tontura e com intimidantes olhos verdes. Hummm…os prognósticos estavam melhorando.
Até que…ele abriu a boca.
Daemon é irritante. Arrogante. Dá vontade de matar. A gente não se dá bem. Não mesmo. Mas, quando um caminhão quase me transforma em panqueca, o garoto literalmente congela o tempo com um aceno de mão e aí, bom, algo inesperado acontece.
O alien gato (meu vizinho) tem poderes!!!
Você me ouviu bem. ALIEN! A verdade é que ele e a irmã têm uma galáxia de inimigos que querem roubar seus poderes. O rastro que deixou em mim brilha como árvore de natal e isso não é nada bom. O único jeito de sair viva dessa é ficar colada em Daemon até a magia alienígena desaparecer.
Quer dizer, isso se eu não matar o cara primeiro.

Esqueça vampiros, lobisomens, bruxos… Agora chegou a vez dos seres de outros planetas invadirem a literatura.

Katy está cansada do tédio da nova cidade, após a mãe dela decidir que o melhor seria elas recomeçarem em um novo lugar, a garota tem que conviver com as chatices e a internet lenta do seu novo lar. Tudo estava indo bem até Katy conhecer os seus dois misteriosos vizinhos, os irmãos Damon e Dee.

Dee logo de cara recebe Katy como se elas fossem amigas a séculos e faz de tudo para manter a garota por perto para não se sentir sozinha, já que seu irmão espanta todos os seus amigos. Damon de receptivo não tem nada, diferente da sua irmã ele parece odiar Katy e tenta mantê-la o mais longe possível de Dee, mas não adianta muito.

As coisas saem do controle quando a nova garota da cidade percebe que tem algo de errado com os irmãos e em uma situação complicada Damon acaba se expondo para salvar a vida de Katy. Como será que a agarota irá reagir ao descobrir que seus vizinhos não são desse planeta?

Obsidiana é o primeiro livro da Saga Lux, escrito pela Jennifer L. Armentrout, que traz uma proposta bem interessante de enredo. Depois que li Obsidiana entendi porque os leitores falam tanto sobre essa história, ela realmente é viciante.

Logo no início não tem como não se identificar com a Katy, ninguém aguenta internet lenta e ela está em uma cidade pequena onde nada de interessante acontece. O melhor foi saber que ela tem um blog, o Katys’s Krazy Obsession, onde ela resenha livros que gosta e conversa com outros leitores, me surpreendi um pouco ao encontrar uma personagem que é blogueira literária.

Apesar da proposta criativa da escritora existem momentos que podemos achar a história um pouco parecida com a Saga Crepúsculo, principalmente nas cenas que se passam na escola que eles frequentam, onde Katy vê que existe um grupinho que todos chamam de esquisitos, mas lindos, e que não se misturam com os outros. Mas com o decorrer do enredo dá para perceber a Saga Lux tomando sua própria forma e indo por um caminho completamente novo e fantástico.

Damon é um personagem impossível de não se apaixonar, mas assim como Katy o leitor irá se irritar com o seu jeito diversas vezes. Ele faz de tudo para manter sua irmã longe dos humanos por achar que eles a deixam em perigo. Existem pessoas que estão caçando os alienígenas que quando usam o seus poderes perto de um humano acaba deixando um rastro, como uma luz, que pode ser vista pelos caçadores, o que acaba os levando ao lugar mais perto da sua presa.

Quando Damon salva Katy ele acaba deixando um rastro nela e para a segurança dos dois ela não pode sair do lado dele até que o rastro se apague. Damon e Katy não se suportam, mas por Dee eles tentam não se matar a todo momento, ele sempre implica com a menina, mas em nenhum momento a menospreza, são mais pra comentários irritantes e como Katy não é de levar desaforo para casa ela sempre o responde no mesmo tom. Sabe aquele ditado que sempre que os personagens se odeiam é porque se amam? É exatamente isso que acontece, mas não pense que é algo superficial. A relação dos dois vai sendo construída capítulo por capítulo, Damon tem um certo receio de se aproximar dos humanos e aos poucos vamos percebendo as coisas mudando.

Diferente de outros livros a parte romântica é construída com calma dando foco para os caçadores e a situação dos alienígenas na terra. Jennifer conseguiu nos explicar de uma forma tranquila esse universo, nós entendemos como eles chegaram aqui, porque estão aqui e o que esses caçadores querem.

O livro em si é incrível, o maior problema foi a tradução. Em certos momentos algumas gírias brasileiras aparecem como “boy magia” ou “Estou parecendo um pinto molhado”, e elas acabaram me incomodando um pouco porque não parece algo que Katy diria, e em alguns momentos a leitura e a história estavam caminhando em um ritmo bom quando do nada aparece alguma gíria que quebra esse ritmo.

As capas dos livros da Saga Lux não são as mais bonitas do mundo, mas estão em um patamar mediano. Apesar de gostar de capas com pessoas de verdade eu não me conectei muito com a de Obsidiana. Sempre que colocam os personagens como foco principal eu gosto de me basear nas características proposta para imaginar como ele seria, mas em nenhum momento eu consegui imaginar Damon como o garoto da capa, em minha mente ele tomou um perfil diferente – talvez um pouco parecido com Damon Salvatore.

Obsidiana é um livro fantástico, o li depois de uma baita ressaca literária e me surpreendi quando passei dois dias sem tirar a cara das páginas e ao acordar às cinco da manhã depois de três horas de sono só para saber o que ia acontecer no próximo capítulo. Pretendo ler logo o próximo volume, até porque o final do primeiro livro te deixa com aquela curiosidade misturada com ansiedade. Espero não me decepcionar com a Saga e vamos lá ler o próximo livro, Ônix.

Comentários

  • Aninha Goulart

    Oiiiii,

    Eu já li muitas resenhas sobre esta saga, mas as sequências não foram tão bem recomendadas quanto os primeiros livros, então decidi q não ia dar uma chance, por que me irrita muito uma saga que começa bem e depois desanda.

    Beijinhos…
    http://www.paraisoliterario.com

  • Karine Fernandes

    Olá, eu já vi várias resenhas sobre esse livro mas confesso que não me atraio pelo tipo de leitura então deixarei a dica passar dessa vez, obrigada e suas fotos estão lindas, parabéns.

    Beijos

  • Yvens Castro

    Olá, tudo bem?

    Eu já conferi algumas resenhas sobre a Saga Lux e achei interessante, contudo não pretendo ler no momento, principalmente por se tratar de uma série. Achei a capa bem legal e a Editora Valentina está de parabéns. Os livros da Valentina lá na Saga ficam tudo com a Grazy! Rssss
    Abraço!

  • Olá! Sempre vejo muitos comentários positivos sobre essa série e tenho muita curiosidade de ler. Adoro séries de criaturas sobrenaturais e nunca li nada de romance com aliens. rs Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler. Acho que também me irritaria com essas gírias, elas parecem meio fora do contexto, já que o livro não é nacional. rsrs
    Beijos!

  • Luma Lage

    Oi, tudo bem?
    Sempre vejo esse livro por ai, mas nunca parei para ler nada a respeito dele! Não é um livro que eu pretenda ler, até pq estou fugindo de séries, mas eu gostei bastante da sua resenha a respeito dele!

  • Bianca (Paixões Literárias)

    Oie
    Tô louca pra ler essa série, imagino que deva ser fantástica mesmo, espero gostar tanto quanto você. Ameii a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

  • Catharina Mattavelli

    Oie
    poxa, uma pena que eu não seja fã de livros mais fantasiosos, então realmente não me chamou atenção. Que legal que gostou tanto, se surpreendeu e já está ansioso para o próximo, espero que seja tão bom quanto esse para você, bela dica para quem curte

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

  • noconfortodoslivros@gmail.com

    Olá!! :)

    Eu confesso que não sou grande fa deste género literário, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Fiquei algo curioso.

    Que ótimo que te apaixonaste pelo personagem! Espero que gostes mais do seguinte!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Felipe Cunha Germano

    Oi, tudo bom?
    Já tinha ouvido falar sobre a Saga Lux, mas não sabia muita coisa sobre. Eu fiquei com um pé atrás enquanto lia sua resenha, pensando que poderia focar muito mais no romance, mas pelo visto isso não ocorre tanto. Sobre ser um alien, é chamativo, foge um pouco do que é mais comum. E esse blog da personagem, será que ele existe? Seria muito legal hahaha.
    Até mais o/

  • Oie!!
    Realmente este é um livro que muitas pessoas falam muito bem, mas eu ainda não li. Pretendo muito ler, principalmente porque tem algumas cenas que lembram crepúsculo, que eu amo.
    Beijos