RESENHA: O Dia Em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rira do Passa Quatro
25 out

RESENHA: O Dia Em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rira do Passa Quatro

Resenhas

Victor Tadeu

Título: O Dia Em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu em Santa Rita do Passa Quatro
Autora: Keka Reis
Editora: Seguinte
Gênero: Infantojuvenil
Número de páginas: 204
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: O que aconteceu com Mia depois do dia em que a vida dela mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas Maldivas? Tudo e mais um pouco. Porque quando se está no sexto ano é assim mesmo. Os dias nunca mais são normais. Longe da mãe pela primeira vez na vida e dentro de um ônibus de excursão cheio de crianças enlouquecidas, Mia tem mais um dia maluco pela frente. Para começar, o Bereba, que agora é seu Namorado com N maiúsculo, apareceu no ônibus com o cabelo espetado. Seus amigos resolveram brincar de chão de lava e cantar músicas rimadas um tanto maldosas.

Lá fora, sua mãe está muito esquisita desde que começou a namorar um moço carecacabeludo que rouba a faca do pão com manteiga na hora do jantar. E, de repente, todo mundo parece se importar com o fato de Mia e Bereba não terem se beijado ainda… E agora? Como sobreviver a mais esse dia sem perder a cabeça?

Após ganhar um chocolate comprado nas ilhas Maldivas por Bereba, Mia estava prestes a enfrentar outra nova experiência da sua vida, dessa vez ela irá realiza uma excussão junto com sua turma da escola. Essa ação escolar chama estudo do meio, uma atividade que muitos alunos estavam ansiosos para participar, principalmente ela.

Desde o início as coisas estavam andando diferente, o seu namorado, Bereba, atrasou alguns minutos para chegar ao ônibus que daria partida para a viagem, além disso, o mesmo chegou com um estilo totalmente diferente, deixando Mia bastante surpresa com seu novo corte de cabelo e as roupas aderidas para usar naquele dia.

Provavelmente Mia estava muito desatenta com todas as situações que poderia passar dentro daquele ônibus, seus colegas de classe eram impiedosos com brincadeiras e estavam dispostos a deixar o estudo do meio o mais divertido de todos.

Porém, mesmo passando por diversas experiências durante a ida dessa viagem, a pequena menina guardava um segredo para si mesmo, na qual nunca pretendia revelar para as pessoas. Somente sua mãe e alguns educadores estavam cientes de suas condições, e diante de novas experiências, essa viagem revelaria mais sobre a garota, que ela mesma podia imaginar.

“Uma raiva que não cabia dentro de mim. Pior do que sentir raiva é ter de disfarçar. Fazer cara de paisagem e brisar. Fingir que não é com você. (página 35)”

O Dia Em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro, é o segundo livro de Keka Reis, na qual ambos estão publicados pela Seguinte, um selo editorial do Grupo Companhia das Letras. Essa é a continuação das experiências vividas por Mia durante o sexto ano do Ensino Fundamental, e, além disso, carrega as ilustrações de Vin Vogel.

O desenvolvimento desse livro é bastante admirado desde o início da leitura, a escritora procurou utilizar um vocabulário de fácil compreensão, onde aprofunda em diversos assuntos que são questionados por adolescentes. Durante a leitura acompanhamos Mia lidando com a ausência da mãe, a pressão dos amigos, os hormônios começando aparecer e outras questões que os pequenos muitas das vezes escondem consigo mesmos.

Os personagens desenvolvidos por Keka Reis são fantásticos, eles contém personalidades condizentes com suas idades, além disso, cada protagonista presente nesse título carrega uma mensagem para os leitores.

Ainda adotando o mesmo ritmo do primeiro livro da série, a escritora remediou os capítulos com passagens do passado e presente, assim a protagonista nos apresenta um pouco mais da sua vida antes de chegar ao 6° ano do Ensino Médio. Por outro lado, Mia também levanta questões de empoderamento, principalmente tendo sua série favorita de uma heroína gorda e negra.

Apesar dessa ser o segundo livro da série O Dia Em Que Minha Vida Mudou, não é tão necessário realizar a leitura do primeiro título para entender esse, pois no início é nos apresentado suavemente o que houve antes e a leitura é bastante compreensível. Mas, quem quiser acompanhar a nuances e mudanças de Mia é válido ler o primeiro livro.

“Como eu, ele acha que essa ideia de ter coisas de menino e menina já ficou no passado. Junto com os vampiros e lobisomens. É por isso que eu gosto do Bereba. (página 13)”

A escrita de Keka Reis é um fator bastante chamativo em toda obra, não por ser a escritora, mas sim por escrever um livro com bastante simplicidade, porém com bastante conteúdo interessante. A autora foi responsável o suficiente para apresentar ao leitor o cenário contemporâneo dos jovens, onde é rodeado por vídeos do Youtube, brincadeiras muitas das vezes sem graça, namoro de pré-adolescentes e outros assuntos.

Todos os assuntos pensados e introduzidos na história, aparenta ter sido bastante estudado pela escritora, pois a mesma conseguiu desenvolver um humor e as vezes um singelo sermão, ao abordar os temas bastante aclamados por pessoas de 11 a 14 anos. Esse é um fator bastante relevante dentro de toda a obra, pois acaba tornando uma história que não foge da realidade de muitos adolescentes.

Vin Vogel é o responsável por apresentar aos leitores a imagem dos personagens e/ou cenas através de suas ilustrações impecáveis, assim, desenvolvendo um interesse maior ao publico-alvo dessa obra. Durante a leitura do livro deparamos com ilustrações simples e encantadoras nos cantos das páginas, consequentemente deixando toda a experiência com a história ainda mais engajada.

O trabalho editorial da Seguinte está impecável, todo o material utilizado para idealizar o formato físico dessa obra são de boa qualidade, a diagramação do livro está ótima, a fonte é grande e os capítulos foram divididos de forma excelente. Além disso, foi utilizado um método de prender a atenção do leitor na história, terminando os capítulos em momentos decisivos e/ou curiosos, um mecanismo muito bem gesticulado nesse título.

O Dia Em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado Em Santa Rita do Passa Quatro é um livro excelente para crianças e/ou adolescentes que estão começando a ter contato com o meio literário, talvez a série em si pode ser uma ótima opção para apresentar a literatura aos pequenos. A Keka tem um trabalho incrível em introduzir temas importantes de modo leve com a capacidade de instigar a curiosidade do leitor.

Leia também:

• RESENHA: Mais Que Amigos
• RESENHA: Aos Dezessete Anos
RESENHA: Só Escute
• RESENHA: Portas Erradas, Amores Certos

Comentários