RESENHA: Movimentos Perigosos
01 ago

RESENHA: Movimentos Perigosos

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Movimentos Perigosos
Autor: Vincento Hughes
Editora: Independente
Gênero: Romance Policial
Número de páginas: 250
SKOOB

Adquira aqui:Amazon

Sinopse: Lorenzo Rodanelli, um escritor e enxadrista italiano, está em Roma buscando inspiração para seu novo livro, quando a morte de um jovem é cercada por um fato inusitado: uma peça de xadrez é achada no bolso da vítima. É quando, por uma casualidade, Lorenzo se envolve na investigação e decide desvendar um mistério que se torna cada vez mais intrigante.

 

Lorenzo Rodanelli, tem 52 anos e é um jornalista aposentado residente na Roma, onde há mais de 20 anos faz parte da Federação Italiana de Xadrez. O homem é casado com Doralice, uma guia turista que costuma não fica muito tempo em casa devido ao trabalho, porém, ambos transmitem um amor magnífico um pelo outro. Agora aposente, Lorenzo retorna às criações de história, na qual, adora escrever romances policial e no momento estava desenvolvendo uma obra que envolvesse xadrez, um esporte que entende de olhos fechados.

Vivendo sozinho dentro de seu apartamento, o escritor e ex-jornalista acaba se assustando ao saber que um acidente horrível aconteceu em um dos pontos turísticos de Roma. Fora encontrado um corpo às margens do Rio Tibre, esse corpo era de um homem, na qual, ele já tinha visto em um estabelecimento de comidas. Aquela notícia deixa-o assustado, porém toda a situação fica ainda mais complexa quando uma peça de xadrez é encontrada no bolso do rapaz.

Inconformado com a situação, Lorenzo decide ir à delegacia testemunhar a cena que viu no estabelecimento, na qual, o homem enquanto vivo discutia com sua esposa. O delegado sabendo que a testemunha carregava evidências decisivas no caso, coloca ele para participar da investigação, o que, consequentemente ajudará o escritor a desenvolver melhor o seu novo romance policial. Indo atrás de vítimas e procurando motivos para o possível suicídio ou assassinato do homem, a equipe de investigação é acionada novamente.

Dessa vez outro homem é encontrado morto em outro ponto turístico de Roma, porém novamente uma vez outra peça de xadrez é encontrada junto com o falecido. De imediato todos ficam extremamente assustado, uma série de pessoas estavam morrendo de forma letal e enquanto isso, alguém estava desenvolvendo um enigma para os investigadores. Entrando em uma onda de mistério e revelações. Lorenzo Rodanelli encara uma investigação totalmente complexa enquanto desenvolve uma história com características semelhantes.

“No tabuleiro, a torre se move para frente, para trás e para os lados. Cada um deve carregar seu próprio fardo… É preciso cuidado para não tombar. (página 94)”

Movimentos Perigosos, de Vicento Hughes é um livro publicado de forma independente,a na qual, conta a história de um escritor entrando em uma investigação muito fluente na história em que anda desenvolvendo. Recebemos um exemplar devido um compromisso que temos com a ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Suspense, Terror e Romance Policial) e iremos ressaltar pontos interessantes no trabalho do autor.

Investigação é um elemento muito conhecido dentro de histórias da literatura e cinematografia, isso acontece porque o fato dos expectadores acompanharem uma jornada compromissória é bastante instigante, e é o caso de muitos romances policiais e thrillers. Em Movimentos Perigosos iremos acompanhar uma série de crime realizado por alguém que usa peças de xadrez para enigmatizar toda a situação, o que torna uma inovação incrível no cenário de história do gênero. Pois, diante de tantas obras que carregam o mesmo enredo, o mercado acaba ficando um pouco clichê.

Vicento Hughes teve uma ideia excelente ao utilizar um jogo esportivo como indícios de uma investigação, é totalmente monótono e curioso acompanhar toda a história e tentar encontrar motivos para aquelas peças de xadrez encontradas junto com as vítimas. O escritor teve um trabalho muito eficiente ao definir esses fatores como características muito importantes da história, o que colabora muito para um enredo original e muito bem interessante, capaz de sugar a atenção dos leitores.

O cenário da obra também é outro ponto instigante e consequentemente positivo desse título, Roma não é muito explorado pelos escritores nacionais e Hughes já preferiu optar por essa cidade da Itália. Ao se deparar com o ambiente de Movimentos Perigosos, alguns podem ter medo de se decepcionar com o desenvolvimento do cenário, porem podemos afirmar que o autor teve um cuidado incrível ao descrever cenas e características de Roma, além disso, ele também foi bem cuidadoso ao incluir pontos turísticos como cenas do crime. O desenvolvimento dele nesse quesito é incrível e muito encantador.

Por outro lado, o desenvolvimento do livro pode dividir opiniões. Devido aos conhecimentos de Lorenzo Rodanelli com o primeiro acidente, ele é convidado pelo delegado a participar de toda a investigação e esse convite pode acabar com o ar de mistério de muitas pessoas. Durante o desenrolar da história, todas as decisões de Lorenzo acabam sendo mais fluentes que as do delegado, o que, deixa o oficial da segurança pública inferior, assim tornando-o inexperiente no ramo em que trabalha. Como dito, pode dividir opiniões por fugir um pouco da realidade, só que, não atrapalha na trama da história.

“Você compreende a gravidade da situação, não é? Pode haver um louco à solta. (página 25)”

Os personagens desse livros carregam grande responsabilidade, já que o mistério é envolto deles. Todos eles, desde os protagonistas aos secundários têm seus mistérios que aos poucos são revelados, e isso, é um ponto muito divertido de Movimentos Perigosos, porque o autor consegue brincar com nossas teorias de quem é o(a) assassino(a) através deles. Além disso, todos eles foram bem construídos e cada um carrega suas prioridades dentro da história.

Vicento Hughes tem uma escrita cativante, de início a história não pode ser tão engrenada, pois estamos começando a conhecer um mistério da obra, porém o autor tem uma escrita excelente quando o ritmo da história começa acelerar e vários momentos de tesões são desferidos. Balanceado em reflexões diante dos casos e investigações dos casos, a escrita dele é bastante equilibrada e bem prazerosa.

O livro contém uma diagramação incrível, ela foi desenvolvida pela Asé Editoral, o espaçamento e as fontes utilizadas são confortáveis a vista, a separação de capítulo e o índice também estão ótimos. A capa também criada pela Asé traz referências a história e fora muito bem desenvolvida, os mínimos detalhes nelas encontradas são encantadores. Todo o material escolhido para a edição física dessa obra está excelente e tudo colabora para uma leitura marcante.

Movimentos Perigosos, de Vicento Hughes é um thriller muito bem desenvolvido, porém contém pequenas ações que pode incomodar um leitor mais exigente. Ela foi publicada em 2015 e é portada de muito mistério, investigação e uma pitada de enigma. Provavelmente a história é uma opção para àqueles que desejam conhecer Roma de forma leve, porém com uma história impactante. O livro está disponível para venda na Amazon e você pode acessar o link indo até a ficha do livro dessa resenha.

Comentários