RESENHA: Do Átomo ao Buraco Negro
22 ago

RESENHA: Do Átomo ao Buraco Negro

Resenhas

Myrna Ariel

Título: Do Átomo ao Buraco Negro
Autor: Schwarza
Editora: Planeta
Gênero: Almanaques
Número de páginas: 272
SKOOB

Adquira aqui:Amazon

Sinopse: Depois de inventar a roda, aprender a manipular o fogo, desbravar os sete mares e espalhar sua presença pelo globo terrestre, o ser humano passou a mirar o céu: era o novo oceano a ser explorado.

De lá pra cá muita coisa aconteceu e a curiosidade sobre o Universo só aumentou. Para nos ajudar nesta expedição, o
autor e divulgador científico Schwarza embarca numa jornada que tem início no caótico universo quântico, passando por
objetos que vão de planetas a buracos negros de tamanhos que desafiam a nossa imaginação.

Em Do átomo ao buraco negro – para descomplicar a astronomia, entenda como funcionam as estrelas, galáxias,
quasares, planetas e mais de 60 objetos astronômicos, em um livro que vai além do que os seus olhos podem ver.

A história do universo é algo que fascina os amantes da astronomia. São aquelas três perguntas – De onde viemos? Onde estamos? E para onde vamos? – que fazem a mente dos curiosos divagarem entre a imaginação e as teorias. 

Do Átomo ao Buraco Negro não traz uma história narrativa como a dos outros livros que resenhamos aqui no Desencaixados. Schwarza não nos apresenta um romance ou suspense, não nos conta a trama do casal protagonista fazendo de tudo para superar os desafios e no final ficarem juntos, mas então o que encontramos nesse livro afinal? Eu posso dizer que encontramos tudo, ou mais especificamente, o inicio de tudo e a nossa evolução.

O livro Do Átomo ao Buraco Negro nos explica as principais curiosidades do universo, falando sobre temas diversos como estrelas, cometas, asteroides, planetas e muito mais. A partir de uma narrativa cativante nós somos apresentados à algumas das principais descobertas da evolução humana e conhecemos um pouco mais do mistério que é o universo, então prepare-se para um livro repleto de informações.

“Enxergando nosso lugar na escala do universo, temos a percepção do quanto é efêmera e grandiosa a nossa existência. (página 12)”

Logo nas primeiras páginas percebemos que Do Átomo ao Buraco Negro não é como qualquer outro tipo de livro voltado para a astronomia. O que o diferencia de outros é o fato do escritor ter uma voz no meio de todas as informações que são passadas para o leitor, é possível perceber o humor e até mesmo o carisma de Schwarza em cada página.

Se formos colocar a história narrada pelo autor como um livro de literatura podemos dizer que o Universo seria o personagem principal e o mistério do seu surgimento e evolução seria o enredo – e não é que o livro tem mistério! Logo no primeiro capítulo da viagem pelo cosmos, Schwarza fala sobre os átomos, uma das menores partes da matéria, mas não pense que a narração é chata ou monótona pois é possível dar algumas gargalhadas e até risinhos de preocupação devido ao nosso futuro e do nosso planeta.

Do Átomo ao Buraco Negro me surpreendeu por ser um livro que consegue prender o leitor, tanto por sua diagramação muito bem elaborada como também por abordar temas e descobertas científicas atuais. Sempre que vou ler algum livro de astronomia eu me preparo para passar os primeiros cinco capítulos lendo apenas teorias básicas, algumas que até mesmo não foram comprovadas ou foram descartadas, sei que elas são importantes para entender melhor a história da astronomia, mas o que eu quero dizer com isso é que Schwarza a não fazer isso tornou o livro mais interativo e menos cansativo.

Algumas teorias são citadas ao longo das páginas, mas são apresentadas com uma linguagem fácil de ser entendida. Entre os capítulos encontramos imagens referentes ao tema que será abordado, e outro aspecto que gostei muito foram as frases destacadas, sempre no final da leitura algumas frases importante sobre o que foi lido é relembrada.

O autor ainda aborda temas atuais como a Sonda Parker Solar, que foi lançada pela Nasa dia 12 desse mês (Agosto) e tem como objetivo orbitar o sol e estuda-lo, a sonda é a primeira a chegar tão perto da estrela. E para a felicidade dos fanáticos por mistérios e teorias o livro tem todo um capítulo dedicado ao Oumuamua, um objeto interestelar que foi encontrado vagando pelo nosso sistema solar em 2017.

Ao todo o livro aborda 65 temas relacionados a astronomia e é comum encontrar comparações feitas pelo autor com a cultura pop como por exemplo a relação dos raios gama e Bruce Banner ou até mesmos discussões sobre qual seria o melhor planeta para hospedar Krypton, o planeta natal do Superman.

A capa é chamativa e instigante, o azul acaba transmitindo um pouco de harmonia para o leitor preparando-o para o assunto abordado. Uma das características que amo nos livros da Editora Planeta é como são bons de serem manuseados e como sempre capricham na edição. Tenho poucas coisas para reclamar sobre esse livro, achei apenas um erro ortográfico que provavelmente passou despercebido pela revisão, fora isso ele é um livro completo. Como eu falei um pouco a cima, Do Átomo ao Buraco Negro tem tudo, fala sobre assuntos de uma maneira fácil e cativa o leitor através da forma como foi construído e de como foi distribuído.

Como divulgador científico Schwarza tem um canal no YouTube chamado Poligonautas, onde fala sobre astronomia, ciência e filosofia. A área científica é pouco apoiada aqui no Brasil e a forma como Schwarza se comunica com outros jovens acaba os incentivando e mostrando tudo o que essas pessoas conseguem fazer. Do Átomo ao Buraco Negro é mais uma forma de incentivar os jovens a serem curiosos, a soltarem a imaginação, a fazerem descobertas e mostrarem que também existem mentes brilhantes aqui no nosso país.

Leia também:

• RESENHA: Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz
• RESENHA: Preciso Saber
RESENHA: Suberso
RESENHA: Antes de Tudo Acabar

Comentários