RESENHA: Diário de uma Escrava
11 fev

RESENHA: Diário de uma Escrava

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Diário de uma Escrava
Autora: Rosana Mierling
Editora: DarkSide Books
Gênero: Mistério/Suspense
Número de páginas: 240
SKOOB l GOODREADS

Adquira aqui: Submarino l Amazon l Lojas Americanas

Sinopse: Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte.
Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo.
Através de Laura, raptada ainda adolescente por um homem que ela chama de “Ogro”, a autora denuncia os diversos tipos de violência que muitas mulheres são obrigadas a suportar em silêncio e nas sombras da sociedade. O “Ogro”, um homem aparentemente comum, honesto e “acima de qualquer suspeita”, mantém Laura presa em uma casa afastada, onde abusa dela sexual e mentalmente, alegando ser ela o seu verdadeiro amor. Laura, compreensivelmente, só pensa em escapar dali. Mas agora ele parece estar mudando. Será que é o melhor momento mesmo para fugir?… Bem, isso você vai ter que ler para descobrir.

“Estas são minhas lembranças da época, ou parte do que quero e consigo me lembrar. Fui prisoneira daquele homem. Foram tempos horríveis que me marcaram muito e as cicatrizes permanecem abertas. A memória falha, os fatos se misturam, mas vou tentar narrar para vocês… (página 13)”

Diário de uma Escrava escrita por Rosana Mierling, conta a história de Laura uma garota que foi sequestrada aos 14 anos e mantida em tipo de “buraco” durante alguns anos. Como se o sequestro não fosse o bastante, o “Ogro” — maneira que a protagonista chama seu agressor — também abusa sexualmente da pobre Laura. Durante a leitura do livro, você vai acompanhar a forma miserável que a escrava sexual se mantêm viva.

O livro aborda um tema bastante interessante, o desaparecimento de jovens e mulheres. O tema parece comum, mas a forma fria e totalmente realista que Rosana escreveu a história, pode levar a algumas paranoias — ou não. A protagonista Laura é torturada sexualmente várias vezes durante a semana, você pode pensar que a autora teve limites durante a narração dos estupros, mas não, Rosana Mierling não se limitou em descrever a dor e o sofrimento que Laura passava todos dias.

Não poderia deixar de falar dessa magnífica edição de Diário de uma Escrava. Eu posso ser exagerado, mas até o momento essa é uma das melhores edições que a DarkSide Books já publicou, até o momento estou encantado com as cores que foram utilizadas e com as ilustrações internas do livro. É como de se esperar, DarkSide sempre consegue surpreender seus fãs com suas edições fora do comum.

Recentemente estava lendo opiniões alheias sobre o livro e percebi que muitas pessoas tiveram algum problema com a leitura da obra. A Abstração Coletiva sentiu-se um pouco incomodada com o desfecho do livro, e realmente, achei um pouco artificial a forma que a autora finalizou a história, mas, por outro lado, entendi o que ela quis nos passar ao ler as últimas páginas. Não sei definir como um ponto positivo ou negativo, mas creio ser algo relativo.

Para quem não sabe o livro era uma prévia no Wattpad, — grande plataforma social de leitores e escritores — além disso, foi uma das histórias mais lidas do site/app. Sempre tive a curiosidade em fazer a leitura pela Wattpad, mas como eu não tinha celular e não conseguia ler pelo notebook, pude conhecer Laura só agora. Como se o destaque no Wattpad e nas grandes livrarias do Brasil não fosse muito, o livro está sendo avaliado para uma adaptação cinematográfica, ou seja, possivelmente iremos assistir a história nas telonas.

Quero parabenizar a DarkSide Books por acreditar e apostar no trabalho de mais autores nacionais. Pois no mês que Diário de uma Escrava foi publicado, outros livros de autores nacionais também foram — em breve resenha. O blog luta para que esse olhar chegue até as editoras, e fico feliz em saber que a Dark dá atenção para aqueles que estão começando.

Os personagens do livro foram bem-criados, a forma que a família de Laura lidar com o sumiço da garota é bastante realista, nunca pensei em ler algo que me chocaria com tanta realidade como esse livro. O melhor de tudo é que a autora não deixou muitas pontas soltas, todos os personagens têm um foco, uma história e um propósito — até mesmo o “Ogro”.

 

A escrita de Rô Mierling está sendo bastante questionada, algumas pessoas dizem que ela não escreve bem, até o momento não tenho opinião concreta sobre isso. Mas eu não conseguia fazer a leitura de muitas páginas, fui lendo aos poucos, — o livro é curto — além disso, muito chocante e um pouco traumatizante. Durante a leitura fiquei bastante inquieto e totalmente revoltado com a forma que ele sequestrava as meninas — ele sequestra várias. Isso serviu de alerta para que eu não deixe minhas irmãs “soltas” na porta de casa, como sempre deixei.

Não costumo encontrar nenhum erro nos livros da editora, mas só para não passar batido eu encontrei a falta de uma vírgula durante a leitura, mas não me lembro em qual página, foi somente esse erro que encontrei, nada que me atrapalhe fazer a leitura.

Não vou prolongar a resenha, até mesmo porque muitas informações pode levar leitores a desistência, mas simplesmente indico o livro para todos aqueles que gostam de uma história impactante e que procura demonstrar a realidade através de palavras. Por outro lado não indico para qualquer um devido as cenas de estupros, pois são narradas sem censura, ou seja, dependendo da idade do leitor ou da maturidade, pode causar alguns problemas “sociais”.

Durante duas semanas estava rolando sorteio de um exemplar da obra e alguns mimos na página do blog, e quem vai levar esse presentão da autora para os seguidores do blog é a Ana I. J. Mercury. Parabéns, entre em contato conosco pela página do blog no Facebook ou por contato no nosso site em 48 horas, caso contrário iremos fazer o sorteio do livro novamente.

Comentários

  • Livreando

    Tenho bastante curiosidade para conhecer essa obra. As opiniões que ouço é que vale a pena a leitura e merece ser indicado. Gosto de ler esse tipo de história e ter uma opinião completa sobre o assunto, então, com certeza irei ler. Sobre a escrita da autora, eu realmente ainda não posso opinar sobre, mas espero que a leitura flua e compense, se for o caso.
    Bjim!
    Tammy

  • Priscila

    Parabéns Ana I.J. Mercury, aproveite a leitura, pela resenha é um ótimo livro.

  • Priscila

    Assim que eu puder vou ler tbm, parece uma leitura interessante.

  • Aline Belloni

    Eu li o livro enquanto estava no wattpad e sei como algumas pessoas se sentem em relação ao livro. A escrita da Rô é muito boa, porém em alguns momentos achei meio nada a ver algumas coisas. Principalmente o final, que foi irritante demais. Mas mesmo assim, quero adquirir a obra, primeiro por ser nacional e segundo porque é comum não concordarmos com algumas coisas no livro, nem sempre eles agradam. Enfim, ótima resenha! Beijos.

  • Larissa Oliveira

    Oi!
    Toda crítica que vejo em relação a esse livro diz que ele é impactante e chocante e mesmo sem ler imagino que deve mesmo ser por conta do tema que ele aborda. Por si só já é um tema pesado, ainda mais se for tratado de forma tão realista e sem floreios como a autora trata. Isso me deixa muito curiosa pra conhecer a trama e poder formar uma opinião sobre a obra.
    Beijos!

  • Anelise Besson

    Oi!
    Desde que vi o lançamento, estou com muita vontade de conferir, mas ainda não encontrei a vibe certa para ler, porque sei que tem bastante coisa impactante na história, principalmente estupro. Adorei a sua resenha, espero ler em breve. E sim, essa edição tá lindimais!!! hahaha

    beijos :)

  • Olá!! :)

    Já li imensas resenhas deste livro e desde o inicio que estou supercuiroso para fazer a leitura!! :) Ate porque a premissa me agradou…

    E a capa esta maravilhosa!! Sim, gosto de algumas historias impactantes e que mostram a realidade, sem censura, mas este talvez seja demais… Vamos ver se leio!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Naylane Sartor

    Oie! Tudo bem?

    Todas as resenhas que leio desse livro são bastante positivas sobre a história e principalmente o assunto que a autor aborda na obra, todavia não é o tipo de livro que consigo ler, ele tem uma temática pesada, que acaba tornando minha experiência desagradável, mas para quem gosta é uma ótima dica!

    Bjss

  • Crislane Barbosa

    Oi, Victor!
    Esse é um livro que quero ler já faz um tempo, mas por ser um tema bem difícil de se ler, ainda estou com um pouco de receio. Não é qualquer pessoa que consegue ler o livro com certeza.
    Não sabia que o livro era nacional. Fiquei muito feliz também pela DarkSide ter dado essa oportunidade à literatura nacional. ^^
    Beijão!

  • Fábrica dos Convites

    É incrível como o wattpad tem revelado bons autores. Eu não tenho o costume de ler, mas minha irmã sim e adora.
    Em relação ao enredo, imagino que também sentirei este sentimento de inquietação ao longo das leitura e de revolta também.
    Espero que a editora continue acreditando em nossos autores.
    Bjs

  • Gabriela Cerqueira

    Queria ler esse livro no wattpad também mas eu sempre esqueço de ler os livros de lá, vou começar a anotar em algum lugar haha, mas agora que ele já foi lançado e numa editora tão caprichosa quanto a darkside irei ter a oportunidade ler , gosto muito de livros assim, mas não sei como irei me sentir nas cenas de estupro.

  • Catharina Mattavelli

    Oie
    eu adorei o enredo desse livro, é exatamente o que curto ler então estou ansiosa para leitura, já tinha ouvido falar da autora e espero que seja só sucesso, a edição está um arraso como sempre, que eu consiga ler em breve, amem haha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/