RESENHA: Despertar – O Encontro da Força
21 maio

RESENHA: Despertar – O Encontro da Força

Resenhas

Myrna Ariel

Título: Despertar – O encontro da Força
Autora: Li Couto
Editora: Coerência
Gênero: Fantasia/Romance
Número de páginas: 192
SKOOB

Adquira Aqui: Loja Coerência

Sinopse: Paola, uma jovem de uma pequena cidade do interior, sofre de uma maldição que altera sua aparência, transformando os seus olhos nos de um tigre. Esta maldição aumenta ainda mais sua insegurança aflorada pela adolescência, tornando-a uma jovem reclusa e solitária. Durante uma crise ela conhece Arthur, um jovem que a ajudará a encontrar uma maneira de acabar com esta maldição, e nesta jornada acabam se apaixonando. Sem saber o que está por vir a seguir, Paola entra em um dilema de aceitar esta condição ou partir para acabar com isto de vez, mesmo colocando Arthur em grande perigo. Despertar é uma história de poder, amor, aventura e descobertas.

Uma história de amor que sofre com as consequências de uma maldição de família. Paola é uma garota sensível de 14 anos que foi afastada de uma vida normal pelos seus próprios pais. A menina tem algo peculiar, geralmente as pessoas dizem que os olhos são as portas da alma, mas com Paola as coisas são diferentes, os seus olhos são o motivo para que ela viva afastado de todos.

Vivendo em uma casa afastada dos seus pais e do seu irmão gêmeo, Paola não entende o motivo da sua família a querer longe. Ela vive sobre os cuidados de duas senhoras que acreditam que a garota tem alguma doença crônica, então não questionavam tanto o “problema” de Paola. Mas o que a menina tem afinal? Seus pais sempre diziam que o motivo dela ficar afastada de todos era por um ritual da família para proteger as mulheres, e que quando ela completasse 15 anos poderia ir embora com eles.

Paola não via a hora de poder sair dali, poder ter uma vida, conhecer novas pessoas, e até mesmo ir para a escola já que os estudos dela eram feitos a distância. Mas tudo mudou quando um dia os pais da garota foram visita-la e ela acabou escutando uma conversa dos dois onde planejavam manda-la para mais longe. Desesperada ela foge da casa e começa a correr pela floresta, mas tinha algo diferente com ela, algo estranho.

A menina acaba desmaiando no meio da correria e quando ela acorda percebe que está em uma cabana e começa a ouvir passos se aproximando, logo ela percebe que é uma das cuidadoras que está a sua procura junto com outro senhor. Paola tenta fugir até que um garoto a ajuda escapar da cabana, e é assim que ela conhece Arthur, um personagem muito fofo e que será de extrema importância no desenrolar da história. O jovem fica encantado com a garota, e diferente dos outros, ele não acha os seus olhos assustadores e sim fascinantes.

Arthur ajuda a garota a voltar para casa e se oferece para ajudá-la no que precisar, Paola sabia que precisaria do garoto em algum momento e que tinha que mudar a decisão dos seus pais, ela só não entendia o porquê. Também querendo mudar o destino da menina o irmão gêmeo da garota decide que está na hora de contar a verdade para ela, então ele vai escondido dos pais visita-la e leva um espelho, já que todos os espelhos da casa foram retirados a muito tempo para que Paola não visse os seus olhos, e esse foi um fato que me deixou um pouco confusa já que podemos ver nosso reflexo em diversos objetos, como talheres e até mesmo água e em nenhum momento foi citado outros cuidados que os pais tiveram para que ela não visse os seus olhos. Enfim, ao se olhar no espelho a menina tem um grande choque ao perceber que os seus olhos são diferentes, suas pupilas não são redondas e sim ovais, lembrando muito aos de um gato, e de acordo com que o seu humor muda, a cor também sofre modificações.

Disposta a quebrar essa maldição que acompanha a sua família Paola, com a ajuda de Arthur, entra em uma aventura perigosa e que pode ser fatal, mas vale a pena arriscar tudo pelos sentimentos mais puros do mundo, a maldição não apenas modificou os olhos de Paola fazendo com que ela fosse afasta de uma vida normal, mas também tem um grande impacto e consequência no amor.

Despertar é um livro muito fofo que envolve fantasia e romance de uma forma surpreendente. Li Couto nos apresenta a personagens incríveis em um enredo para aqueles que apreciam um bom romance. É uma história que tem como base os sentimentos e como temos que ser fortes para controla-los e ter coragem para enfrentar todas as maldições que se opõem as emoções que nos fazem bem.

No início a narração dos fatos transcorre um pouco rápido, mas logo vai desacelerando e se aprofundando, no início até me assustei um pouco pois pensei que a história seria toda naquele ritmo, mas não, a escritora apenas deu uma introdução rápida para depois se aprofundar no foco principal da história, e acabou que ficou muito bom.

Como personagem principal Paola acabou trazendo para o enredo a sua personalidade que deu um toque a mais, ela não conhece muito do mundo então tem a sua insegurança, a sua sensibilidade e o fato de que ela desconhece até os seus próprios sentimentos. O fato de tirar ela do meio da sociedade já deixou uma impressão bastante ruim dos pais da garota, ela perdeu praticamente 14 anos de sua vida ficando trancada em uma casa por seus pais acharem que seria o melhor, mas ai fica a pergunta, seria o melhor para Paola ou o melhor para eles? Eles teriam coragem de enfrentar as críticas da sociedade pela diferença da garota? Depois que decidiram que levariam a garota para mais longe ainda da família deixaram a entender que não se importavam muito com a filha.

Além de Paola e Arthur antigas gerações que foram afetados pela maldição também entraram no meio da aventura trazendo novos sentimentos e novas histórias que tiveram um final não muito agradável, mas que farão de tudo para mudar esse rumo.

Despertar é um livro que fala muito sobre os sentimentos e de como eles podem ser a solução para muitos problemas e são muitas vezes a única coisa que nos sustentam, Li Couto trouxe para o mundo da literatura uma história fantástica com uma escrita bem gostosa e fácil. No decorrer das páginas encontrei alguns erros ortográficos, espero que concertem isso na próxima edição, mas mesmo assim continua sendo uma história fantástica e os erros não atrapalharam no ritmo da leitura.

A capa do livro é fantástica trazendo a imagem de como seria a personagem de Paola e os seus olhos que tanto chamam atenção. O esquema de cores utilizados deixam tudo bem mais clean e aconchegante, junto com a diagramação que traz detalhes na entrada de cada capítulo o que ajuda o leitor a se sentir mais dentro da história.

Um livro que transmite um clima bem gostoso para os leitores e que no final deixa aquele gostinho de quero mais, você fica se perguntando o que aconteceu com os personagens a partir dali e como será o futuro deles. Aqueles que gostam de um bom romance e de leituras calmas vai amar se aventurar com Paola e Arthur em Despertar – O Encontro da Força.

Comentários

  • Mila Sugata

    Conheci a autora hoje e me interessei pela obra dela. Depois dessa resenha, vou comprar o livro