RESENHA: Coeur de Femme
25 jul

RESENHA: Coeur de Femme

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Coeur de Femme
Autora: Camilla Gonçalves Alcântara
Editora: Independente
Gênero: Poesias
Número de páginas: 90

Adquira aqui: Mercado Livre

Sinopse: Todo o coração feminino é um jardim a ser explorado. E quem melhor para investigar a alma feminina do que a própria mulher? Em seu livro de estreia, Camilla Gonçalves Alcântara discorre pelas dores e amores do universo das mulheres com vivacidade única em uma coletânea de poesias.

Está é uma obra coletiva que reúne, no decorrer de mais um ano, o resultado de conversas e trocas com todas as colaboradoras que ajudaram a compor este livro. Além disso, a autora mergulha em suas próprias nuances, mostrando também, seu coração de mulher.

É muito notório que as mulheres sempre passaram por muitos momentos constrangedores desde o início do mundo, mesmo que muitas estão lutando em busca de melhoria e revolução, existem milhares de pessoas que permanecem com o pensamento machista capaz de magoar e despedaçar o coração já partido de muitas mulheres. Apesar de não ser um livro histórico, a autora valadarense Camilla Gonçalves Alcântara uniu as suas 44 poesias em Coeur de Femme, que traduzido do Francês fica Coração de Mulher.

Coeur de Femme, de Camilla Gonçalves Alcântara é uma coletânea de poesia que a autora escreveu durante os seus 20 anos, todas elas foram inspiradas em situações que suas amigas ou mulheres na qual ela teve uma breve comunicação já passaram. O livro foi publicado de forma independente, porém teve o apoio do projeto MaisLeitura e da Nova Impressa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, recebemos um exemplar dessa obra magnífica e continue fazendo a leitura dessa resenha para saber mais.

“CONSELHO DE VÓ

 

Devia mesmo era ter me lembrado
Das recomendações de minha avó
Ao longo do meu crescer

 

Ela sabe das coisas, “um cado”
Dizia que era melhor estar só
Que acompanha de mal querer

 

“Filha, por mais que você não aceite,
Oque te faz mal é bom você saber”
Era andar descalça, manga com leite
E homens como você.”

Fazendo a leitura da coletânea o leitor irá encontrar diversas poesias com assuntos totalmente divergentes e inclusivos. A autora fez um trabalho incrível ao longo dos seus 20 anos, pois ela procura abordar a vida de mulheres totalmente diferentes, assim, demonstrando que as particularidades do meio que cada uma delas vive são fluentes de variadas formas. Algumas sofrem com assédio nas ruas, outras de amores, algumas são conselheiras devido às frustrações da vida e outras estão totalmente apaixonadas.

As poesias da escritora na maioria das vezes são curtas com a capacidade de ocupar apenas uma página, porém os mesmos acabam sendo complexos para àqueles que não tem o conhecimento de palavras que Camilla utilizam neles. O vocabulário aplicado em algumas poesias pode torná-las confusas diante do meio em que você está acostumado a conviver, mas, esse fator acaba não sendo um problema quando o leitor sabe que ao longo da leitura estará adquirindo um vocabulário novo e incrivelmente formal — na maioria das vezes.

Todo o momento a autora está falando sobre mulher, o que, consequentemente torna o público-alvo dessa obra, porém é de mera coincidência que a leitura de Coeur de Femme é uma opção maravilhosa também para os homens, já que Camilla demonstra em seus versos o machismo tão grande e presente em nossa sociedade. Além disso, poesias com conotações machistas é um ótimo ensinamento para mulheres que têm pensamentos e/ou não consegue enxergar esse problema em seu ciclo social.

“NO ARMSTRONG

 

Sim, chegou primeiro
Mas não hasteou bandeira
Sim, chegou primeiro
Mas amor, deu bobeira
Sim, chegou primeiro
Mas não foi de primeira

 

Alguém como você existia
E quis plantar flor no meu jardim
Achou mesmo que eu não saberia
Quem seria melhor pra mim?

 

Pra que isso se solucione
Siga o meu conselho
Ao invés de olha pro clone,
Olhe pro espelho!

 

Não quis isso me fizesse sua…
Seríamos apenas passa tempo
Eu nunca fui dele, nem do sol ou da lua
Eu já era minha há muito tempo.”

O trabalho editorial que foi feito de forma independente está muito caprichado, a capa feita por Claudia Sobral é simples, porém carrega traços encantador e instigante, pois não revela muito da coletânea. A diagramação e todo o projeto gráfico realizados respectivamente por Maraysa Silva e também por Claudia Sobral está incrível, principalmente a divisão dos pemas e as fotografias encontrados dentro do livro. Tudo colabora para uma leitura prazerosa e muito engrenada.

Coeur de Femme é uma coletânea de poesias muito necessária para muitas pessoas, independente da identidade de gênero. Ela é uma obra capaz de encantar alguns e ajudar outros, assim, afastando qualquer possibilidade de decepção. Mesmo aparentando ser um conteúdo forte para os mais jovens, os poemas são tranquilos para eles fazerem a leitura, como citado na resenha a dificuldade pode ser encontrada no vocabulário, porém tem o lado positivo. A recomendação é explicitamente feita por nós.

Comentários