RESENHA: As Aventuras de Pedro Coelho
28 ago

RESENHA: As Aventuras de Pedro Coelho

Resenhas

Victor Tadeu

Título: As Aventuras de Pedro Coelho
Autora: Beatrix Potter
Editora: Companhia das Letrinhas
Gênero: Infantil
Número de páginas: 94
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Tem coelho neste mato!

Quem nunca ouviu falar de Pedro Coelho — o dentuço mais famoso, e levado!, do mundo — e de Beatrix Potter, que escreveu e ilustrou as suas aventuras há mais de cem anos? Com milhares de fãs nos mais diversos países, esses dois já viraram desenho animado, filme, e continuam encantando crianças e adultos.
Em As aventuras de Pedro Coelho os leitores vão conhecer as quatro principais histórias da série — “A história de Pedro Coelho” (o primeiro texto infantil de Beatrix Potter), “A história do coelho Benjamin”, “A história dos coelhinhos Flocos” e “A história do sr. Raposão”. Acompanhadas dos desenhos originais, elas falam sobre as malandragens e apuros do coelhinho, em um texto divertido e charmoso.

Pedro é um coelho muito travesso que está sempre enfrentando aventuras muito perigosas, muito diferente de Flocos, Flux e Rabo, seus irmãos que estão sempre obedecendo a Sra. Coelho enquanto a mesma tem que sair da toca. Chegando à beira da morte ao adentrar locais altamente perigosos para coelho, Pedro começa a receber algumas lições de vida quando decide invadir a horta de Sr. Severino, um humano que aparenta não suporta os coelhos em seu território.

As Aventuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter é um livro infantil publicado pela Companhia das Letrinhas, um selo editorial do Grupo Companhia das Letras. A obra reúne 4 histórias, na qual, narra as aventuras já passadas por esse coelho totalmente incontrolável. Durante a páscoa de 2018 o título ganhou uma adaptação cinematográfica, chamada Pedro Coelho, e você pode adquirir o DVD nas maiores lojas do Brasil.

“Mas, passando o canteiro de pepinos, quem ele encontrou? O Sr. Severino em pessoa! (página 16)”

Infelizmente o Brasil é um país que o número de leitores é muito assustador, isso acontece porque o incentivo a leitura está cada vez mais escassa e desreguladas, onde educadores tentam ensinar crianças e adolescentes fazerem a leitura de clássicos, sendo que os títulos não contém histórias interessantes para os mesmos. Por isso, precisamos avaliar muito bem essa questão ao selecionar obras para estimular a leitura e As Aventuras de Pedro Coelho pode ser uma opção incrível para os pequenos.

O livro contém histórias bem desenvolvidas abordando assuntos interessantes e agradáveis para crianças, aprofundando na vida de um coelho bem inquieto, onde os mais novos terão a capacidade de se aventurar junto com Pedro, além disso, também irão aprender bastantes lições educacionais com o coelho travesso, o que acaba sendo um título excelente para ser trabalhado com crianças.

As histórias escritas por Beatrix Potter são bem desenvolvidas, a autora utiliza um vocabulário de fácil compreensão, na qual, os leitores irão mergulhar nessa coletânea com mais precisão. É válido lembrar que As Aventuras de Pedro Coelho não é um livro somente sobre as travessuras do protagonista, muito pelo contrário, durante a leitura o leitor vai aprender várias lições com todos os personagens, inclusive uma lição de moral, que é toda a moral da história.

Um elemento muito chamativo na edição desse título são as ilustrações desenvolvida pela própria escritora, em todas as páginas o leitor vai poder acompanhar a cena com uma ilustração muito fofa e bem elaborada. No início do livro também somo recepcionados com um mapa enorme e extremamente bem estruturado, o que pode ser um incentivo maior para as crianças, já que elas gostam de vê ilustrações em livros.

“Pedro não parou de correr um só minuto, nem olhou para trás uma única vez, até chegar em casa, na grande figueira. (página 23)”

A edição de As Aventuras de Pedro Coelho é muito receptiva e chamativa para as crianças, com ilustrações incríveis em muito bem desenvolvida, os pequenos vão conseguir se aventurar em todas as histórias presentes na obra. Além disso, o livro é remediado com textos pequenos e uma fonte elegível, na qual, as crianças farão a leitura sem muita preguiça, assim, não se assustando com o tanto de palavras para serem lidas, o que é o problema de muitas na atualidade.

A Aventuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter é um livro com coletânea de histórias muito agradáveis para o público-alvo, assim sendo uma opção incrível para os mais novos, chegando ser a sua primeira leitura, já que os contos são instigantes e curtos. Apesar de infantil, o título também pode ser uma leitura agradável e divertida para os mais velhos, sendo que os mesmos também podem tirar aproveito moral das histórias.

Leia também:

RESENHA: A Parte Que Falta
RESENHA: A Parte Que Falta Encontra o Grande O
• 5 Motivos para ler A Parte Que Falta
RESENHA: A Batalha do Acampamonstro

Comentários